ASSINE
search button

Evento debate desafios do país

Compartilhar

O Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas sobre a Democracia (Cebrad) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em parceria com o JORNAL DO BRASIL, realiza amanhã, das 9h às 13h, no auditório Sergio Sahione Fadel, Centro do Rio, o primeiro Simpósio de Perspectivas e Desafios do Brasil 2018.


A intenção é buscar soluções para os grandes desafios do País a partir da visão dos estudiosos e especialistas nos assuntos. Entre eles, o professor e organizador do evento Geraldo Tadeu Monteiro (Cebrad/Uerj); o professor Humberto Mota Filho (Cebrad e ACRJ); a professora Margarida Lacombe (UFRJ); Marcelo Machado Nascimento (BNDES); Ricardo Ismael (PUC-Rio e Cebrad) e Luiz Alfredo Salomão (Diretor da EPPGG).


Segundo Monteiro, ao invés de ouvir os candidatos à Presidência da República – que disputarão o cargo em outubro –, o simpósio pretende discutir, em um debate qualificado, aqueles que parecem ser alguns dos grandes desafios que o Brasil tem pela frente. “A ideia é oferecer um leque de assuntos variados, e que não estão sendo contemplados pelos debates eleitorais. Uma discussão qualificada, a partir de uma pauta um pouco diversa daquela que o debate está provocando”, acrescentou Monteiro.


Na primeira mesa, serão discutidos temas como a Reforma Política, transparência, governança e combate à corrupção, judicialização da política e a politização da Justiça. Na segunda, os desafios econômicos do Brasil, o desafio da desigualdade social no Brasil do séc. XXI, e os desafios estratégicos do Brasil. “Claro que nós temos problemas graves como a violência e o desemprego, mas têm outros temas que estão conectados a estas pautas, mas não estão na agenda eleitoral emergencial, e estarão no dia a dia dos próximos governantes”, explicou Monteiro.


Na próxima quarta-feira, 5, o 2º simpósio vai focar nos desafios e perspectivas do estado do Rio, que, segundo Monteiro, enfrenta problemas mais graves que o País.

Tags:

evento