Jornal do Brasil

Internacional

Presidente sul-coreano enviará emissário a Coreia do Norte

Jornal do Brasil

O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, enviará na próxima semana um emissário especial a Pyongyang para falar sobre um projeto de reunião de cúpula com o dirigente norte-coreano Kim Jong Un e o desarmamento nuclear, informou a agência Yonhap.

O emissário viajará à capital norte-coreana em 5 de setembro, de acordo com a agência sul-coreana, que cita o porta-voz da presidência, Kim Eui-kyeom.

Seul fez a proposta nesta sexta-feira e Pyongyang a aceitou poucas horas mais tarde, afirmou o porta-voz. O representante sul-coreano ainda não foi definido.

O emissário abordará "o programa detalhado da reunião intercoreana, o desenvolvimento as relações bilaterais (...) e o desarmamento nuclear da península coreana", explicou o porta-voz.

Moon e Kim se reuniram em duas oportunidades: no fim de abril na localidade de fronteira de Panmunjom, onde foi assinada a trégua da guerra da Coreia (1950-53); e pela segunda vez no mesmo local para tentar salvar o encontro de cúpula entre Kim e o presidente americano Donald Trump, que aconteceu em junho em Singapura.

Os governantes das duas Coreias concordaram em se reunir uma terceira vez na capital norte-coreana no mês de setembro.

jhw/ev/jhd/erl/me/fp



Recomendadas para você