Jornal do Brasil

Internacional

Rússia bloqueia na ONU relatório crítico à Coreia do Norte

Jornal do Brasil

A Rússia bloqueou nesta quinta-feira, nas Nações Unidas, a publicação de um relatório de especialistas encarregados de controlar a aplicação de sanções internacionais à Coreia do Norte, alegando não concordar com alguns elementos.

Segundo o embaixador russo na ONU, Vassily Nebenzia, "a discussão foi intensa" entre os 15 membros do Conselho de Segurança.

"O relatório está suspenso porque estamos em desacordo com certos elementos e com a maneira como se conduziu o processo", disse Nebenzia.

De acordo com uma fonte diplomática que pediu para não ser identificada, a Rússia reprova os especialistas que mencionaram que a Coreia do Norte superou em 2018 sua cota de importação de petróleo, estabelecida na resolução de sanções adotada em 2017.

"Muitas de nossas preocupações expressadas durante uma reunião do Comitê de Sanções não foram levadas em conta. É por isto que o relatório está em suspenso no momento", explicou Nebenzia.

Em julho, os Estados Unidos pediram em vão a suspensão de toda a exportação de petróleo para a Coreia do Norte, ao exibir imagens de satélites e uma estimativa da tonelagem de navios que fizeram transferências ilegais de petróleo em alto mar, permitindo a Pyongyang importar mais do que o autorizado pela ONU.

 

prh/lr



Recomendadas para você