Jornal do Brasil

Esportes

Pista seca ajuda Vettel na Bélgica

Jornal do Brasil

SPA-FRANCORCHAMPS - O alemão Sebastian Vettel aproveitou a potência do motor Ferrari e a característica do circuito de Spa-Francorchamps para ultrapassar Lewis Hamilton, da Mercedes, e vencer o GP da Bélgica de Fórmula 1. O alemão assumiu a ponta logo na primeira volta e a manteve até o fim, sem ser incomodado, enquanto o britânico terminou em segundo e Max Verstappen, da Rede Bull, completou o pódio.

Líder do Mundial de Pilotos, Hamilton largou na pole position, beneficiado no treino de classificação por causa da chuva, mas não foi páreo para Vettel na pista seca. Com a vitória, a quinta na temporada, o alemão chegou a 52 na carreira, uma mais do que Alain Prost.

Depois de Vettel passar Hamilton, Ocon tentou passar ambos e assumir a ponta, mas caiu para quarto, ultrapassado pelo colega dele de equipe. Com carros mais competitivos, Verstappen e Valtteri Bottas - que largou em 17º por causa de troca do motor - alcançaram a dupla da Force India e ganharam as posições. Por outro lado, Ricciardo e Raikkonen não se recuperaram do início ruim e acabaram abandonando o GP da Bélgica.

Entre Vettel e Hamilton, nenhuma possibilidade de alternância de posições. O alemão da Ferrari foi a 214 pontos na classificação do campeonato, enquanto o piloto britânico agora soma 231. Raikkonen segue em terceiro, com 146.

Como já aconteceu em anos anteriores, o GP da Bélgica teve um acidente logo na primeira curva, bem fechada à direita: o carro de Fernando Alonso (McLaren) voou após ser tocado por trás. A confusão foi causada pelo alemão Nico Hulkenberg. A Mclaren voou por cima da Sauber do francês Charles Leclerc em imagem incrível logo na primeira curva. “Ele jogou boliche com os outros pilotos. Só vi depois nas imagens e graças a Deus tinha o halo que protegeu”, disse o piloto espanhol. Os três pilotos envolvidos deixaram a corrida.

Após o término da corrida, os comissários da prova anunciaram punição para Hulkenberg, que perderá 10 posições no grid de largada do GP da Itália, a próxima etapa da temporada, no circuito de Monza, no próximo domingo.



Tags: corrida F1

Recomendadas para você