Jornal do Brasil

Cultura

Miguel Paiva expõe papéis pintados no Bar Lagoa

Jornal do Brasil

Assim como o amigo Ziraldo, Miguel Paiva gosta de se definir como alguém que “joga nas 11”. Ao lado da atividade principal de cartunista, que exerce três vezes por semana na capa do JORNAL DO BRASIL, escreve crônicas (que publica aos domingos na página 2 deste Caderno B) e roteiriza filmes e peças.

Há quatro anos, também pinta. Primeiro, em telas, com tinta acrílica. Logo experimentou com “uns papéis italianos”, com a mesma tinta. “Achei o resultado completamente diferente e comecei a experimentar com isso, a fazer brincadeiras. Acabei com uma pequena coleção com 15 papéis”, ele diz.

Quem quiser conhecer como são as ilustrações, pode ir, a partir de hoje, às 19h, ao Bar Lagoa, na abertura da exposição “Papéis pintados”. Dez dos desenhos de Paiva estarão expostos e à venda.

Macaque in the trees
imagens representam detalhes femininos: como uma perna com um sapato

Em sua maioria, as imagens representam “detalhes femininos: uma perna com um sapato, um corpo com. De acordo com Paiva, “não há nada de erótico, mas um detalhamento das formas pop e superfeminino”.

As dez ilustrações devem-se ao tamanho do restaurante. Paiva observa que espaços como o Bar Lagoa são uma boa oportunidade para quem deseja expor o próprio trabalho e não tem entrada nas galerias de arte. “Isso é uma conquista. O mercado das galerias está muito voltada para a arte conceitual. Brigamos para ter espaço para a arte figurativa e que vem do cartum”, conta.

A duração da exposição ainda é incerta, mas espera-se que dure até dois meses. Esta é outra vantagem de não expor em uma galeria, segundo o cartunista.

Em relação à volta a um jornal diário, ocorrida em julho, ele até agora é só elogios. “Estou achando uma maravilha voltar a publicar com tanta frequência. Passo o dia inteiro tomando notas, tendo ideias. Me sinto como se tivesse rejuvenescido 20 anos”.

__________

Serviço

Abertura de “Papéis pintados”, de Miguel Paiva. Bar Lagoa

(Av. Epitácio Pessoa, 1674, Lagoa; Tel.: 2523-1135). Hoje, às 19h.



Recomendadas para você