Jornal do Brasil

Cultura

Corais se apresentam nas ruas do Centro

Grupos vocais participam do Projeto Música na rua até quinta-feira

Jornal do Brasil

O projeto “Música na rua” vai ocupar pontos estratégicos do Centro do Rio de hoje a quinta-feira, às 12h40, com música de qualidade e gratuita. Serão apresentações de aproximadamente 40 minutos sem palcos e grandes estruturas, apenas valorizando a proximidade da música com o público.

O Coralitoá, que reúne integrantes dos grupos Coralito e Coroá, se apresenta hoje na Praça do Centro Empresarial Rio Cidade Nova. O Coralito foi criado em 2001 por pais do grupo de Flautistas da ProArte para acompanhar os filhos. Para reger o coro, a escolha recaiu sobre Ignez Perdigão, musicista de múltiplos instrumentos, arranjadora e regente. Ela também está à frente do Coroá, que é formado por cantores amadores que têm em comum o amor às canções brasileiras.

Amanhã, na Praça Floriano Peixoto, Cinelândia, é a vez do Coro Infanto-Juvenil da Escola de Música da Rocinha, que existe desde 1995. No ano de sua criação, a instituição já passou a oferecer a atividade de Canto Coral para crianças, adolescentes e jovens. Esta ação, assim como os cursos de instrumentos oferecidos na escola, cumpre o papel de contribuir para a formação geral dos alunos, possibilitando o acesso ao estudo da Música e aumentando suas chances de obterem bom rendimento na escola regular. O Coro trabalha com repertório variado que engloba tanto a música popular quanto a erudita e a de tradição oral, e, ao longo de sua história, o já grupo participou de várias gravações, como dos CDs da Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro e dos músicos João Bosco e Luiz Melodia. O grupo tem, em média, 35 integrantes sob regência de Valéria Correia.

O grupo vocal Subversos, escalado para quinta-feira, na Praça XV, mostra sua proposta inovadora que une música brasileira, artes cênicas, dança, percussão corporal, improvisação e interação com o público. Formado por 14 vozes femininas e masculinas, acompanhados por violão e percussão, o grupo é dirigido por Nayana Torres, que é cantora do Grupo Equale, que ganhou recentemente o Prêmio da Música Brasileira como melhor grupo de MPB.

Macaque in the trees
O grupo Subversos se apresenta na Praça XV na quinta-feira dentro do projeto de música gratuita



Tags: corais

Recomendadas para você