Jornal do Brasil

Cultura

Hoje é o Dia de Santo Reis

Jornal do Brasil

No calendário, ainda falta um bocado – só em 2019, pois a data se comemora em 6 de janeiro –, mas, em Santa Teresa, a comemoração da saga dos Três Reis Magos já é lembrada hoje mesmo, na comemoração dos 20 anos do Céu na Terra, que não se resume ao concorrido bloco de Carnaval.

Na tarde de hoje, o pessoal do Céu na Terra organiza o Encontro de Folias de Reis do Município do Rio de Janeiro, em uma festa que vai das 12h às 18h, da Lapa ao pátio do Parque das Ruínas.

A rigor, a festa começa no Largo da Lapa, de onde os quatro grupos de Folia de Reis sobem ao meio-dia para Santa Teresa, com as convidadas cruzando suas bandeiras com os anfitriões no caminho, antes de começarem a louvação que terminarão com as chulas dos palhaços

De 12h30 a 14h, a Folia de Reis do Morro da Formiga, na Tijuca, é a primeira a se apresentar no Parque das Ruínas, sendo sucedida imediatamente pela Folia do Santa Marta, de Botafogo, que vai até as 15h30. Deste horário até as 17h, quem faz a festa é a Folia da Mangueira.

A Cantoria do Céu na Terra fecha as apresentações em separado de 17h às 17h30, antes da confraternização geral.

Os Reisados ou Folia de Reis vêm da tradição cristã que remete à visita dos três reis magos (Gaspar, Melchior - ou Belchior- e Baltazar) ao Menino Jesus. Esses folguedos foram trazidos ao Brasil pelos portugueses por volta do século XIX. A manifestação folclórica ocorre a partir do dia 24 de dezembro e se estende por 12 dias, indo até 6 de janeiro – data em que os monarcas teriam chegado a Belém e que, na nossa tradição, aponta o dia em que as árvores de Natal devem ser desmontadas. “É um evento significativo para Santa Teresa, mas também para esses grupos. Queremos que seja o princípio de um movimento que possa reunir todo ano as Folias de Reis do Rio”, ressalta o músico Péricles Monteiro, um dos fundadores do Céu na Terra.

__________

Serviço

ENCONTRO DE FOLIAS DE REIS. PARQUE DAS RUÍNAS. Rua Murtinho Nobre, 169 - Santa Teresa; Telefone: 2215-0621. Hoje, de 12h30 às 18h. Grátis. Abertura às 12h, com o Céu na Terra, no Largo da Lapa e na subida de Santa Teresa. Apresentações no Parque das Ruínas com as folias do Morro da Formiga (12h30/14h). Santa Marta (14h/15h30), Mangueira (15h30/17h) e Cantoria do Céu na Terra (17h/17h30). Confraternização e encerramento das 17h30 às 18h.



Recomendadas para você