ASSINE
search button

As herdeiras do colunismo social brasileiro

Roberto Marcelo -
Esta linda, de vermelho, agora odontóloga, é Luiza
Compartilhar

Na Paraíba é assim: nas festas de formatura, ao ser anunciada, a formanda aparece no topo de uma escada e desfila por 15 segundos, ao som da música preferida. Esta linda, de vermelho, agora odontóloga, é Luiza, que ficou famosa nacionalmente por causa de um anúncio que dizia “Menos Luiza, que está no Canadá”. Sua música foi Feeling good, de Nina Simone. Bem, isso foi em João Pessoa, onde a formatura é também um “debut” social, como os de antigamente, quando as jovens eram apresentadas à sociedade com baile e fortes emoções. E como a roda dos modismos também gira pra trás, o costume logo deverá chegar aqui. Luiza viveu seu momento “miss”, o que está no DNA. Sua mãe é a ex-miss Paraíba, Patricia Rabello, e seu pai, o colunista social top do estado, Gerardo Rabello.

Macaque in the trees
Regina Zocolotti Dorea, neta do maior colunista social do Espírito Santo, Helio Dorea, recebeu premiação no concurso de redação de sua escola

Acima, a linda também, Regina Zocolotti Dorea, neta do maior colunista social do Espírito Santo, Helio Dorea, não está aqui só pelos 15 anos, mas sobretudo pela premiação no concurso de redação de sua escola, entre quase três centenas. Foi a segunda, valendo por 1º lugar aqui da coluna pela inspiração: Zuzu Angel. Regina redigiu uma carta de Zuzu relatando sua vida, das alegrias de recém-casada à tragédia. De modo tão verdadeiro e tocante, que, sim, mamãe poderia ter escrito aquela carta. Virou notícia, quando lembrei que uma das frases preferidas de minha mãe era “essa história (de meu filho) ainda vai ser contada nos livros escolares de meu país”. Não imaginaria que são os próprios jovens que a contam, mais de 40 anos depois.

Tarde de Moda free

O Rio de Janeiro vai viver tarde de moda especialíssima no sábado, no Copacabana Praia Hotel. É a palestra aberta ao público do consagrado professor de História da Moda, acadêmico João Braga, vindo especialmente de São Paulo. O imortal da moda também vai lançar livro com os discursos de posse, na Academia Brasileira da Moda, que reúne o top do setor. Das paulistas Constança Pascolato e Glória Kalil às cariocas Iesa Rodrigues e Glorinha Paranaguá, passando pelo mineiro Ronaldo Fraga e o gaúcho Rui Spohr.

Stone de peso

O diretor de cinema americano Oliver Stone, do filme “Snowden, herói ou traidor”, enviou ontem um vídeo de apoio à campanha do candidato a deputado federal David Miranda, casado com Glenn Greenwald, o jornalista americano que denunciou a espionagem do governo dos EUA. Foi David quem descobriu, através de Snowden, o número do celular da ex-presidenta Dilma Rousseff na listagem da CIA. Na ocasião, David foi detido por 8 horas no aeroporto de Londres.

Escândalo!

É um escândalo! Quase 10 mil mulheres foram vítimas de feminicídio ou tentativas de homicídio por gênero nos últimos nove anos. O levantamento é da Central de Atendimento à Mulher, o Ligue 180, que, desde 2009, registrou denúncias de morte de pelo menos 3,1 mil mulheres e outras 6,4 mil de tentativas de assassinato. Mesmo assim, o número de denúncias não corresponde à real ocorrência de feminicídios. Segundo o Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, 4.635 mulheres foram mortas por agressões em 2016. Média de 12,6 por dia.

Parque de diversões 1

A Alerj é um parque de diversões. O deputado Paulo Ramos apresentou projeto de lei para que a “caipirinha” se torne patrimônio cultural, histórico e imaterial do Estado do Rio de Janeiro. No texto do projeto, ela é apresentada como a “bebida-símbolo do Brasil”. Segundo o deputado, a caipirinha completa seu centenário este ano, e é o único coquetel brasileiro registrado internacionalmente. Portanto, daí a importância da homenagem.

Parque de diversões 2

Outros que pretendem tombar são os dois quiosques Palaphita, na Lagoa. Lei proposta pelos vereadores Felipe Michel e Carlo Caiado. No projeto, como justificativa, descrevem os dois bares, o Palaphita Lagoa e o Palaphita Kitch, como a 8ª maravilha do mundo. Maravilha é um comerciante ganhar um espaço nobre daquele de mão beijada, e para todo o sempre, que é a tradução real dessa lei. O dono dos quiosques, Mário de Andrade Netto, o “Mário Maluco”, segundo está na justificativa, instalou-se lá em 2004, quando Cesar Maia era prefeito. O comerciante sabe enxergar boas oportunidades. Foi ele quem teve a concessão, em 1994, no primeiro mandato de Maia, do restaurante da Exposição de moda Jacqueline Kennedy Onassis, que bombou no Palácio da Cidade.

Maré Brava

ontem e hoje

Em face das operações realizadas pelas forças de segurança nos complexos do Alemão, da Penha e da Maré, que, até agora, resultaram em 70 prisões e pelo menos cinco mortes de civis, a Defensoria Pública do Estado reiterou seu compromisso com os direitos humanos, enquanto defensores públicos foram até lá acompanhar de perto a megaoperação. Tudo isso ontem, quando também esta coluna alertou sobre os inúmeros e preocupantes relatos de violações de direitos.

CASA GRANDE

O Cristo Redentor, hoje, 19 horas, vai mudar de fisionomia. Sobre ele será projetada uma sucessão de máscaras teatrais, para celebrar os 52 anos do Teatro Casa Grande, espaço carioca que é um marco da resistência política, onde aconteciam as assembleias com a classe artística nos Anos de Chumbo. Portas sempre abertas para causas importantes, os primeiros atos pela Anistia, os movimentos pelas eleições diretas e contra a censura. Palco de espetáculos épicos, como Brasileiro, Profissão Esperança.

__________

BORBULHANDO NA MÍDIA INTERNACIONAL

O SITE GGN SE deu ao trabalho de relacionar os veículos de imprensa do mundo, que, até agora, deram relevo à decisão do Comitê da ONU para que Lula participe das eleições até o julgamento final de seus recursos. Enquanto os estrangeiros conferem crédito e importância a essa resolução, a grande imprensa brasileira minimiza e desqualifica, desservindo ao leitor, que imagina estar sendo bem informado. Vejam vocês... THE NEW YORK TIMES: “Lula do Brasil deve ter direitos políticos - Comitê de Direitos Humanos da ONU”... AL JAZEERA: “Comitê de direitos humanos da ONU pede ao Brasil que deixe Lula concorrer nas eleições”... CHANNEL NEWSASIA: “Lula do Brasil deve ter direitos políticos - Comitê de Direitos Humanos da ONU”... THIS IS MONEY - UK: “Lula do Brasil deve ter direitos políticos - Comitê de Direitos Humanos da ONU”... NEWS 24: “Brasil deve deixar Lula concorrer em outubro: painel da ONU”... SPUTINIKNEWS: “Regras da ONU Ex-presidente do Brasil, Lula, pode ficar nas eleições apesar da sentença”... DEMOCRATIC UNDERGROUND: “Comitê de Direitos Humanos da ONU pede ao Brasil que deixe Lula concorrer nas eleições”... THE GUARDIAN: “ONU: o ex-presidente do Brasil, Lula, não pode ser desqualificado da eleição”... REUTERS: “Lula do Brasil deve ter direitos políticos: U.N. Comitê de Direitos Humanos”... TELESUR: “Grupo Internacional de Direitos Humanos: Lula é um prisioneiro político”... THE DAILY STAR - LIBANO: “Lula do Brasil deve ter direitos políticos: Comitê de Direitos Humanos da ONU”... LE MONDE: “Brasil: Lula deve poder estar na eleição presidencial, diz comitê da ONU”... LE FIGARO: “Brasil: ONU a favor de Lula”... SWISSINFO: “Comitê da ONU pede que Brasil permita a Lula fazer campanha da prisão”... RFI: “ONU pede que Brasil permita candidatura de Lula”... ANSA: “Brasil: ONU pede candidatura de Lula”... RAI-NEWS: “Eleições Brasil, ONU: Lula participa”... EL MUNDO: “Comitê de Direitos Humanos da ONU pede ao Brasil que Lula possa participar da campanha eleitoral”... EL DIARIO: “O Comitê de Direitos Humanos da ONU pede ao Brasil que permita que Lula seja candidato”... Sapo: “Comité da ONU pede ao Brasil que garanta direito de Lula da Silva se candidatar”... DEUTSCHLANDFUNK: “ONU: Lula não pode ser excluído se eleito”... DER STANDARD: “ONU: Brasil tem que deixar preso Lula participar da eleição”...

__________

OS MAIS IMPORTANTES curadores franceses virão para a ArtRio: Alfred Pacquement, conservador de patrimônio do Centre Pompidou; Jean de Loisy, presidente do Palais de Tokyo; Thierry Raspail, diretor do Museu de Arte Contemporânea de Lyon. Na Marina da Glória, de 26 e 30 de setembro.

__________

Com João Francisco Werneck

Roberto Marcelo - Regina Zocolotti Dorea
Roberto Marcelo - Luiza viveu seu momento "miss", o que está no DNA
Tags:

sociedade