Leitor de e-books tem duas telas e funciona com Android

Portal Terra

SÃO PAULO - O leitor de e-books Alex combina duas telas - uma de papel eletrônico e um LCD convencional - em um equipamento que, além de mostrar o conteúdo de livros digitais, consegue navegar na internet por conta do sistema operacional Android, do Google.

O equipamento, ainda um protótipo, foi desenvolvido pelo escritório de desenho industrial Spring Design e pode ser lançado oficialmente até o final do ano. O dispositivo poderá contar com conexões Wi-Fi, 3G, EVDO ou GSM, de acordo com a criadora.

O Alex vem com uma tela monocromática de e-ink de 6 polegadas e um LCD de 3,5 polegadas colorido, entrada para fones de ouvido, alto-falantes embutidos e um leitor de cartões de memória padrão SD. Enquanto a parte de cima mostra o conteúdo dos livros eletrônicos, a tela inferior permite navegação na internet e a visualização do conteúdo no visor maior.

O uso do Android, de acordo com a Spring Design, serve para a navegação na internet, gerenciar a troca de conteúdo entre telas e otimizar o uso da bateria do aparelho. A Spring Design diz que negocia com "parceiros estratégicos de conteúdo" o lançamento do Alex até o final do ano.