Jornal do Brasil

Quinta-feira, 11 de Abril de 2013

Trânsito

SENSO DE RESPONSABILIDADE E ESPÍRITO PÚBLICO

Jornal do BrasilCelso Franco

Há cerca de quatro semanas, denunciei aqui, nesta coluna, graves irregularidades, constatadas no serviço de auto-escolas. Pois bem, a par da amizade que nos une, prevaleceu o senso de responsabilidade e espírito público do eficiente presidente do DETRAN, que, logo na semana seguinte a da publicação me enviou o E-mail, cujo texto merece ser divulgado, na íntegra,como exemplo de respeito ao contribuinte e á imprensa.

Ei-lo:

Meu caro amigo Celso Franco,

Tomo a liberdade de tratá-lo assim porque o Sr, com a sabedoria que só a prática e a experiência são capazes de dar, tem sido um amigo, ou mais do que isso, um conselheiro para atual gestão do DETRAN. Suas oportunas observações, como as publicadas na edição de 3 de abril do JB On-line, integram-se, perfeitamente, ás nossas preocupações no sentido de aprimorar a atuação das auto-escolas.

Elas, atualmente, são supervisionadas sob três óticas: a fiscalização do Setor de Aprendizagem; a fiscalização da Correição e Inspeção da Corregedoria do DETRAN, e, a Auditoria Externa do Bureau Véritas, empresa certificadora de renome mundial, que venceu a licitação pública para fazer esse trabalho.

Como o Sr pode observar, o grande passo por nós dado, foi o de aprimorar a fiscalização com a utilização de uma empresa independente, sem vínculos com o DETRAN ou com as auto escolas, para certificar cada uma dessas empresas responsáveis pelo aprendizado dos futuros motoristas.

Os resultados dessa certificação, iniciada em dezembro de 2010, estão sendo colhidos agora. Uma das verificações, entre dezenas de itens, foi sobre carros de Centros de Formação de Condutores (CFCs) com documentos não regularizados, como cita o Sr no artigo do JB On-line.

Enfrentamos tal distorção da maneira mais direta, determinando que os carros das auto-escolas, só podem ser usados nos exames práticos de direção portando no pára-brisa o cartão que indica que estão regulares.

Prezado amigo Celso Franco, o aperfeiçoamento que buscamos exige a correção de cada detalhe, além de muita criatividade. Foi agindo assim que a nossa gestão abriu o mercado das auto-escolas no início de 2011, permitindo a livre competição num setor tradicionalmente estagnado.

O arejamento pode ser verificado nos seguintes números: de janeiro de 2011 até hoje, foram apresentados ao DETRAN 121 processos de credenciamento de auto-escolas, com o deferimento de 32 solicitações. Ou seja: fruto do novo regime, já temos em funcionamento 32 novos CFCs.

Para finalizar, menciono que, durante a minha gestão, foram afastadas por irregularidade 96 das 641 auto-escolas, o que bem demonstra o nosso esforço por uma melhoria contínua que visa a transformar o DETRAN numa instituição que funcione como se empresa fosse. Mas, não vamos parar por aí. O próximo passo será a implantação do “Selo qualidade do DETRAN RJ” para as auto–escolas, processo que deverá ser iniciado ainda em 2012.

Um abraço afetuoso

Fernando Avelino.

Como é bonito o respeito mútuo, desinteressado, respaldado na competência profissional. Continuo, meu caro amigo, como escrevi, no artigo que originou esta sua exemplar resposta, a torcer pelo seu sucesso, para o bem do trânsito carioca.

Tags: autoescolas, automóveis, detran, Trânsito, transporte

Compartilhe:

Tweet

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.