ASSINE
search button

Lares de vítimas das chuvas devem ser entregues em 2012

Compartilhar

O presidente do Comitê de Ações Emergenciais, Luis Eduardo Peixoto, disse nesta terça-feira que os novos lares dos desabrigados das chuvas de janeiro em Petrópolis (44 km do Rio de Janeiro, na região serrana) devem ser entregues em março de 2012. Segundo Peixoto, a reconstrução de casas será feita por meio de uma parceria municipal e estadual. Cerca de 34 mil caminhões de entulho foram retirados para a limpeza. Trabalhos de contenção de pontes estão finalizados.

O grupo fez hoje a primeira reunião geral para discutir como será o atendimento às vítimas e a reconstrução de Petrópolis, na região serrana. Também foram analisadas medidas preventivas para as próximas chuvas.

Tragédia na região serrana
As fortes chuvas que atingiram a região serrana do Rio de Janeiro nos dias 11 e 12 de janeiro provocaram enchentes, deslizamentos de terra e mataram oficialmente 905 pessoas. Mais de 300 foram consideradas desaparecidas. As cidades mais atingidas pelos temporais foram Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), chuvas com tal intensidade - algumas estações registraram quase 300 mm de precipitação em 24 horas - têm probabilidade de acontecer apenas a cada 350 anos.