ASSINE
search button

Após tragédia das chuvas, Petrópolis celebra 168 anos com festa

Compartilhar

Para resgatar a atividade turística de Petrópolis, município do Rio de Janeiro fortemente prejudicado pelas chuvas em janeiro, o governo do Estado e a prefeitura promoverão uma grande festa para comemorar os 168 anos da cidade.

Na quarta-feira, o corpo artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro fará apresentações de orquestra, balé e ópera no Parque de Exposições de Itaipava. Em um palco montado com as mesmas condições técnicas do teatro carioca, o público vai assistir a trechos das óperas Carmen, de Bizet, e La Traviatta, de Verdi, e o espetáculo de balé Nascimento Novo, com músicas de Milton Nascimento e coreografia de David Parsons. Um show da cantora Maria Rita encerrará as comemorações do aniversário de Petrópolis.

De acordo com a secretária de cultura do Estado, Adriana Rattes, outras ações estão sendo planejadas na área cultural, dentro dos projetos de reconstrução das cidades serranas. "Estamos discutindo a implantação de grandes equipamentos de cultura, como uma biblioteca, além de programas culturais voltados para a inclusão das pessoas desabrigadas, principalmente as crianças que perderam tudo", disse.

O vice-governador, Luiz Fernando Pezão, afirmou que, além das obras de recuperação das áreas destruídas pela catástrofe, o governo fluminense vai apoiar todo tipo de ação que contribua para o desenvolvimento econômico dos municípios da região serrana. Haverá programação cultural especial nos aniversários de cada uma das cidades atingidas pelas chuvas e iniciativas para explorar o potencial turístico da região.

"Temos certeza de que esses municípios vão se reerguer o mais rápido possível. A expectativa é que, em três ou quatro meses, consigamos recuperar plenamente o turismo na região", disse.

Chuvas na região serrana

As fortes chuvas que atingiram os municípios da região serrana do Rio nos dias 11 e 12 de janeiro provocaram enchentes e inúmeros deslizamentos de terra. As cidades mais atingidas são Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu cerca de 300 mm em 24 horas na região.