ASSINE
search button

Governo do Japão aprova US$ 48 bi para reconstrução do país após tsunami

Compartilhar

TÓQUIO - O governo japonês aprovou nesta sexta-feira um orçamento suplementar de quatro trilhões de ienes (48 bilhões de dólares) para financiar as primeiras necessidades da reconstrução do nordeste do país, devastado por um tsunami no dia 11 de março.

Esta verba suplementar, que completa o Orçamento para o atual ano fiscal, precisa do aval do Parlamento para ser adotada definitivamente. O exame da proposta deve ocorrer no dia 28 de abril.

O governo prevê 14,6 bilhões de dólares para o reparo de infraestruturas públicas e 4,375 bi para a construção de residências provisórias, além de verbas para o tratamento de escombros, restauração de escolas e estruturas de proteção contra terremotos e tsunamis.

"O valor global é muito importante se comparado ao orçamento inicial para a reconstrução após o terremoto de Kobe (oeste), em 1995, que foi de 1,223 trilhão de ienes", destacou a TV estatal NHK.

O terremoto de 9 graus de magnitude seguido por tsunami deixou cerca de 28 mil mortos e desaparecidos no nordeste do Japão, além de um prejuízo direto avaliado em 306,2 bilhões de dólares, sem contar o lucro cessante das empresas afetadas.