ASSINE
search button

Terremoto no Japão: superávit cai 79% em março

Compartilhar

O superávit do Japão caiu 79% ao ano em março, a 196,5 bilhões de ienes (2,37 bilhões de dólares), sobrecarregado pelas consequências do terremoto e do tsunami de 11 de março, anunciou nesta quarta-feira o ministério das Finanças.

Em março, as exportações diminuíram 2,2% em relação ao mesmo mês do ano passado, o primeiro retrocesso em 16 meses, para 5,866 trilhões de ienes (70,9 bilhões de dólares).

As importações aumentaram 11,9%, para 5,6695 trilhões de ienes, devido à alta dos preços do petróleo provocada pelas rebeliões populares em países árabes produtores.

"As importações cresceram mais que o esperado, as empresas compraram aparentemente mais produtos para a indústria e sofreram com a alta dos preços do petróleo, enquanto as exportações diminuíram por causa da suspensão da produção", explicou Akiyoshi Takumori, da empresa de gestão de ativos Sumitomo Mitsui, citado pela Dow Jones Newswires.

O especialista advertiu que o Japão poderia sofrer, excepcionalmente, um déficit comercial em abril e maio, o que causaria "uma queda do Produto Interno Bruto no segundo trimestre" em uma economia fortemente dependente das exportações.

Em março, as vendas de automóveis ao exterior caíram mais de 25%, as de motos 12% e as de barcos 10%, em comparação com o mesmo mês de 2010.