Jornal do Brasil

Sábado, 20 de Janeiro de 2018 Fundado em 1891

Sol Maior

Enquanto Yuja Wang não chega...

Maria Luiza Nobre

Semana com algumas boas surpresas, no último mês do ano, pianista que adora a música brasileira, uma orquestra de período dourado na história da música, um quinteto, e outra orquestra que vem de cidade de muita cultura, poucos enigmas, mas sem ler a coluna é difícil decifrar. E a “Dica da Semana” será a deslumbrante pianista Yuja Wang tocando M.Ravel, para todos poderem conhecer o verdadeiro estilo do grande compositor francês, dono de uma escrita clara, muito objetivo e que colocava tudo que desejava na partitura. E como Yuja respeita os compositores que executa, e por isso é digna de todo respeito e admiração de seu público que a adora, em todo o planeta, lotando todos os seus concertos, claro, incluindo a colunista.

É para ela os nossos verdadeiros aplausos da semana, por sua dedicação, seu perfeccionismo, seu respeito aos compositores e aos seus estilos que soube honrar desde muito pequena, além de sua postura e elegância no palco. Bravo Yuja, o Rio de Janeiro desde já a espera. Enquanto ela não chega na cidade, basta clicar na foto abaixo e apreciar a maravilhosa pianista. Boa semana!

BOLLANI

O pianista e compositor italiano Stefano Bollani volta a celebrar a música brasileira, pela qual é muito influenciado, com o lançamento e a turnê “Que bom” com três apresentações no Rio de Janeiro, a coluna informa todas as datas abaixo.

Dia 4, às 19h

Concerto Didático

Istituto Italiano di Cultura – Sala Itália

Rua Presidente Antônio Carlos, 40 - 4º andar - Centro

Entrada franca

Dia 6, às 12h30

Centro Cultural Banco do Brasil

Rua Primeiro de Março, 66 - Centro

Entrada franca

SALA I

O Centre de Musique Baroque de Versailles foi criado em 1987, e pelo terceiro ano consecutivo, continua com sua ação de sensibilização e de formação no Brasil com estudantes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,UNIRIO, e sua orquestra barroca.

A Orquestra Barroca da UNIRIO, que  se dedica à interpretação do lindo repertório dos séculos XVII e XVIII com instrumentos históricos, surgiu em 2002 e tem a direção artística da flautista Laura Ronai. Dia 2, às 20h, na Sala Cecília Meireles será a oportunidade de ouvir o conjunto na temporada carioca, que executará páginas de Jean-Philippe Rameau, Jean-Marie Leclair, Antonio Vivaldi e Antoine Dauvergne.

Ingressos e informações: 2332-9223 e 2332-9224

Sala Cecília Meireles

Rua da Lapa, 47 – Centro

SALA II

O Quinteto de Sopros da Orquestra Sinfônica Brasileira, formado pelo flautista Thiago Meira, oboísta Maria Fernanda Gonçalves, clarinetista Marcio Costa, fagotista  Felipe Destéfano e trompista Eliezer Conrado, faz recital dia 3, às 18h, na Sala Cecília Meireles. Obras de O.Lorenzo Fernandez, R.Miranda, R.Gnattali, H.Villa-Lobos estão no programa.

Ingressos e informações: 2332-9223 e 2332-9224

Sala Cecília Meireles

Rua da Lapa, 47 - Centro

JUIZ DE FORA

A Orquestra Cristã de Juiz de Fora é a convidada da Série Instrumental Nova Vida, que faz seu último concerto da temporada, no dia 5, às 19h30. O evento é realizado sempre com muito sucesso, com todo charme em Botafogo e conta com o já consagrado e esperado Talk Show conduzido por Teo Lima, que através de sua experiência de músico e produtor, tira as todas as dúvidas dos ouvintes. A abertura do concerto será de Raquel Ferreira (Louvor ICNV Botafogo), e o melhor, além da paz verdadeira que o local sugere, tem estacionamento no local.

Informações: 2541-0922

Igreja Cristã Nova Vida

Rua General Polidoro, 165 - Botafogo

Entrada franca

ORQUESTRA  DA MARÉ DO AMANHÃ

O Concerto de Natal da Orquestra da Maré do Amanhã será realizado no próximo dia 3, às 11h, no Teatro XP Investimentos e tem a participação especial de Valentina Francisco, estrela do The Voice Kids. Um trabalho do conjunto que merece ser aplaudido.

Teatro XP Investimentos

Jockey Club Gávea

Av.Bartolomeu Mitre 1314 – Leblon

OPES

A Orquestra Petrobras Sinfônica anuncia CD e DVD do projeto Ventura Sinfônico, que homenageia o repertório do Los Hermanos. Depois de esgotar em poucos minutos os ingressos para as apresentações do projeto Ventura Sinfônico e levar mais de 10 mil pessoas para teatros do Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre em fevereiro deste ano, a Orquestra Petrobras Sinfônica se prepara para lançar “Ventura Sinfônico - Além do que se vê”. O CD estará disponível nas plataformas digitais a partir de hoje e chega às lojas em 4 de dezembro junto ao DVD. O documentário traz entrevistas inéditas de Marcelo Camelo e Bruno Medina, ex-integrantes da banda, e depoimentos dos músicos da orquestra sobre o projeto. O filme contou com direção de Fernando Neumayer e Luis Martino, da produtora Tocavideos, e foi gravado em Portugal, no  Rio de Janeiro e em Porto Alegre. O “Ventura Sinfônico” é uma das diversas iniciativas que reforçam o trabalho da Orquestra Petrobras Sinfônica para popularizar a música clássica e renovar o público do gênero.

Informações em www.petrobrasinfonica.com.br

Dica da semana - Scarbo de Ravel, por Yuja Wang

Tags: luiza, maior, maria, nobre, sol

Compartilhe: