ASSINE
search button

Várias opções de concertos no Rio

Compartilhar

Semana com várias opções de concertos na cidade, orquestras no palco, festival internacional de instrumentos de sopro, óperas projetadas que são grande sucesso em tenda de cristal, um talk show em lugar aconchegante, enfim, tudo isso e muito mais que o Rio de Janeiro precisa para ser novamente um centro de grande agitação e multiplicação cultural. Muitos fatos que estão acontecendo são, infelizmente, causados por gestões sem visão no mais alto grau de cultura, sobretudo o que é cultura e o melhor servir verdadeiramente ao espírito da cultura. A coluna é positiva e jamais perde o hábito de apresentar aos leitores o melhor da música clássica, no mais alto nível de realização no planeta, com intérpretes perfeccionistas, e , como sempre, após desvendar os enigmas, basta clicar na foto abaixo e apreciar o belo. Boa semana!

OPES I 

A Orquestra Petrobras Sinfônica celebra os 130 anos do nascimento de Heitor Villa-Lobos em concerto dedicado ao compositor, no próximo dia 4, às 16h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com regência de Isaac Karabtchevsky, Diretor Artístico e Regente Titular do conjunto.

No programa a  Sinfonia n° 2, também conhecida como “Ascenção” e antes do concerto, de 14h30 às 15h30, acontece um bate-papo sobre a obra a ser executada com o violoncelista Hugo Pilger.

Ingressos e informações: 2332-9191 e 2332-9238 

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Praça Floriano, S/N - Centro

 

OPES II

Depois de regravar sucessos do Pop, Rock e Samba, a Orquestra Petrobras Sinfônica prepara uma homenagem ao reggae, apresentando um concerto gratuito no Bondinho do Pão de Açúcar, batizado de “O Clássico é Reggae”. Os arranjos são assinados pelo músico Ricardo Candido e pelo compositor Rafael Smith e chegarão em breve às plataformas digitais em parceria com a DeckDisc. O programa inclui ainda canções de outros EPs gravados pela orquestra e tudo acontece no dia 5, às 17h. Para lembrar, é entrada franca.

Informações: 2546-8433

Bondinho do Pão de Açúcar

Av. Pasteur, 520 - Urca

 

TALK SHOW

Dia 7, às 19h30, tem o agradável e instrutivo talk show conduzido pelo músico, produtor e compositor Teo Lima em nova edição do Instrumental Nova Vida. Para essa edição o convidado  é o guitarrista Leandro Esteves que estará no palco com o seu quinteto formado por Williams Mello na  bateria, Marcos Natto no baixo, Marco Santos em seu teclado e Felipe Moura no trompete. Na abertura a presença de Raquel Ferreira (Louvor ICNVB). O local é de muita paz, a Igreja Cristã Nova Vida, no aconchegante bairro de Botafogo e o melhor, além do evento ser gratuito, tem estacionamento no local.

Informações: 2541-0922

Rua General Polidoro, 165 - Botafogo

 

CONCERTO A  R$1 

A Academia de Ópera Bidu Sayão é especialmente voltada para a qualificação profissional de cantores, e funciona em sistema de residência artística de até dois anos de estudos vocais, cênicos e musicais.

As várias atividades desenvolvidas incluem aulas, masterclasses, estudo de repertório, ensaios e concertos, com trabalho focado na expressão musical e dramática. Os alunos participam das produções da temporada do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, assim como de espetáculos especialmente produzidos com finalidades artísticas e pedagógicas, realizados com piano ou orquestra. O resultado desse trabalho poderá ser apreciado em concerto a ser realizado no próximo dia 5, domingo, às 11h30, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro com ingressos a apenas R$1. No programa obras de H.Villa-Lobos com a participação de diversos artistas como Felipe Naim, Lara Cavalcanti, Mariana Gomes, Paola Soneghetti, Marcelo Coelho, Luiza Lima, Flavio Mello, Ramon Theobald,  Bruno dos Anjos, Cintia Graton, Tatiana Nogueira e Michele Menezes. O concerto faz parte da série Villa-Lobos. Sempre é bom fazer um contato para saber o traje que pode ser usado no local, para evitar de pessoas que estejam de bermuda não possam assistir ao evento.

Ingressos e informações: 2332-9191e 2332-9238 

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Praça Floriano, S/N - Centro

 

SALA I

Hoje às 18h, na Sala Cecília Meireles, recital do Quarteto Carlos Gomes, formado pelos violinistas Cláudio Cruz e Adonhiran Reis, pelo violista Gabriel Marin e violoncelista Alceu Reis. No programa a Sonata para Cordas de Antonio Carlos Gomes, o Quarteto de Glauco Velásquez, e o  Quarteto N. 17 de Heitor Villa-Lobos.

Ingressos e informações: 2332-9223 e 2332-9224

Sala Cecília Meireles

Largo da Lapa,47 - Centro

 

SALA II 

O recital de lançamento do CD “Presença de Villa-Lobos na Música Brasileira para Violoncelo e Piano Vol. II” com o violoncelista Hugo Pilger e a pianista Lúcia Barrenechea aconte dia 3, às 17h30, no Espaço Guiomar Novaes, da Sala Cecília Meireles. No programa obras de Francisco Mignone, Heitor Villa-Lobos, Camargo Guarnieri e Alceo Bocchino.

Ingressos e informações: 2332-9223 e 2332-9224

Espaço Guiomar Novaes

Sala Cecília Meireles

Largo da Lapa,47 - Centro

 

SALA III

O Abstrai Ensemble é um grupo de música de câmara contemporânea formado por instrumentistas e compositores e todos moram no Rio de Janeiro. O trabalho do conjunto tem como foco a colaboração com compositores brasileiros e estrangeiros vivos, visando também o repertório do século XX, além de se dedicar a atividades pedagógicas como oficinas, master classes e encontros de composição com a realização de concertos comentados para contribuir pela formação de público. Todo o trabalho poderá ser apreciado no concerto a ser realizado no dia 4, às 17h30, no Espaço Guiomar Novaes, da Sala Cecília Meireles. No programa os Choros nºs 1, 2, 3, 4, 5 e 7 de Heitor Villa-Lobos.

Ingressos e informações: 2332-9223 e 2332-9224

Espaço Guiomar Novaes

Sala Cecília Meireles

Largo da Lapa,47 - Centro

 

OSB

A Orquestra Sinfônica Brasileira faz concerto dia 5, às 18h, na Sala Cecília Meireles, com regência de Lee Mills e como solista a pianista Linda Bustani, como solista do Concerto para Piano e Orquestra No.1 Op. 23 em Si Bemol Menor de P. I. Tchaikovsky.

Ingressos e informações: 2332-9223 e 2332-9224

Sala Cecília Meireles

Largo da Lapa,47 - Centro

 

ÓPERA NA TELA

O belíssimo projeto òpera na Tela é realizado no Parque Lage, em uma tenda de cristal, muito bem idealizada onde se torna muito agradável a apreciação de vários títulos de óperas. As apresentações vão até o dia 8m e abaixo toda a programação do evento.

Hoje, às 19h30

O ANEL DO NIBELUNGO/ O OURO DO RENO

PALÁCIO DAS ARTES DE VALÊNCIA

Direção  La Fura Dels Baus – Carlus Padrissa

Direção Musical  Zubin Mehta

Orquestra da Comunitat Valenciana

Coro da Generalitat Valenciana

Maestro de Coro Francesc Perales

Elenco

Jukka Rasilainen, Hans-Joachim Ketelsen, José Ferrero, Robert Brubaker, Attila Jun, Stephen Bronk, Gordon Hawkins, Wolfgang Schmidt

Dia 3 de novembro, às 19h30

O ANEL DO NIBELUNGO/ A VALQUÍRIA

PALÁCIO DAS ARTES DE VALÊNCIA

Direção La Fura Dels Baus – Carlus Padrissa

Direção Musical  Zubin Mehta

Orquestra da Comunitat Valenciana

Coro da Generalitat Valenciana

Maestro de Coro Francesc Perales

Elenco

Jennifer Wilson, Torsten Kerl, Eva-Maria Westbroek, Juha Uusitalo, Matti Salminen, Anna Larsson., Bernadette Flaitz.

Dia 4 de novembro, às 19h30

A FLAUTA MÁGICA

Teatro Alla Scala de Milão – 2016

Ópera em dois atos de Wolfgang Amadeus Mozart

Libreto Emmanuel Schikaneder

Cantada em alemão

Duração 2h53

Maestro Ádám Fischer

Figurino Anna Maria Heinreich

Diretor Peter Stein

Diretor DE coro Johannes Stecher

Coro, solistas e orquestra da Academia do Teatro Alla Scala

Elenco

Till Von Orlowsky, Martin Piskorski, Fatma Said, Yasmin Özkan, Martin Summer, Sascha Emanuel Kramer, Theresa Zisser 

Dia 5 de novembro, às 19h30

A DONZELA DA NEVE

Ópera Nacional de Paris – 2016

Ópera em um prólogo e quatro atos de Nikolaï Rimski-Korsakov

Libreto Nikolaï Rimski-Korsakov

Cantada em russo

Duração : 3h25 com 1 intervalo

Maestro Mikhail Tatarnikov

Direção Dmitri Tcherniakov

Orquestra e coro da Ópera Nacional de Paris

Elenco

Aida Garifullina , Yuriy Mynenko, Martina Serafin, Ramón Vargas, Thomas Johannes Mayer, Ekaterina Semenchuk, Vladimir Ognovenko 

 

Dia 6 de novembro, às 19h30

O ANEL DO NIBELUNGO/ SIEGFRIED

PALÁCIO DAS ARTES DE VALÊNCIA

Direção La Fura Dels Baus – Carlus Padrissa

Direção Musical  Zubin Mehta

Orquestra da Comunitat Valenciana

Coro da Generalitat Valenciana

Maestro de Coro Francesc Perales

Elenco

Lance Ryan, Jennifer Wilson, Juha Uusitalo, Ulrich Ress, Franz-Josef Kapellmann, Catherine Wyn-Rogers, Stephen Milling, Chen Reiss

 

Dia 7 de novembro, às 19h30

O ANEL DO NIBELUNGO/ O CREPÚSCULO DOS DEUSES PALÁCIO DAS ARTES DE VALÊNCIA

Direção La Fura Dels Baus – Carlus Padrissa

Direção Musical  Zubin Mehta

Orquestra da Comunitat Valenciana

Coro da Generalitat Valenciana

Maestro de Coro Francesc Perales

Elenco

Lance Ryan, Ralf Lukas, Franz-Josef Kapellmann, Mattil Saminen, Jennifer Wilson, Elisabete Matos, Catherine Wyn-Rogers

 

Dia 8 de novembro, às 19h30 

DON CARLOS

Ópera Nacional de Paris -2017

Grand-opéra em cinco atos de Giuseppe Verdi

Libreto Joseph Méry e Camille Du Locle

Cantada em francês

Duração 4h50 com dois intervalos

Maestro Philippe Jordan

Diretor Krzysztof Warlikowski

Diretor coro José Luis Basso

Orquestra e coro da Ópera Nacional de Paris

Elenco

Jonas Kaufmann, Ildar Abdrazakov, Sonya Yoncheva, El?na Garan?a, Ludovic Tézier

 

MÚSICA NO MUSEU 

O X Festival Internacional de Sopros - X RioWindsFestival, produção da Série Música no Museu, comemora os 20 anos de realizações, com vários eventos. Abaixo o programa do festival para essa semana.

Dia 3, às 12h30

Matheus da Silva Bento, Juan Varela e Gesse Souza, trompetes

Programa- obras de  Bohme,Enesco e Tomasi

Museu Nacional de Belas Artes

Av. Rio Branco 199 - Centro

Dia 5, às 11h30

Harold Emert, oboé e Eduardo Camenietzki, violão

Programa- obras Selfie com obras de  Emert e Camenietzki

Museu de Arte Moderna - MAM

Rua Dom Infante s/n – Centro

Dia 6, às 12h30

Nicholas Ciraldo, violão

Programa- Clássicos Internacionais

Biblioteca Nacional

Rua México s/n – Centro

Dia 7, às 12h30

Ian Davidson, oboé e Claudio Vettori, piano

Programa- obras de Schrecht e Davidson

Museu da República

Rua do Catete 153 – Catete

Dia 8, às 12h30

Duo Fronteira

Leandro Turano, piano e Gabriela Koatz, flauta

Programa- Clássicos Internacionais

Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB

Rua 1º de Março, 66 - 4º andar - sala 26 – Centro

Dica da semana - Concerto de Bach para 4 pianos com as maiores estrelas da música clássica atual