ASSINE
search button

Agenda: prata da casa brilhando e concerto beneficente

Compartilhar

Semana bem agitada com a prata da casa brilhando, orquestra acadêmica, concerto beneficente, música de câmara, série diária e um comunicado. Enigmas?  Sempre estarão na coluna para os leitores poderem decifrar e fazerem suas agendas musicais. Como sempre o melhor da música clássica está aqui, basta clicar na foto abaixo e apreciar. Boa semana!  

ACADEMIA

A Academia Jovem Concertante é um projeto da pianista Simone Leitão, e teve sua estréia em 2012 com uma turnê que percorreu sete estados brasileiros. O projeto é itinerante e visa levar a música sinfônica para lugares onde a grande música ainda não é conhecida, da mesma forma que é realizada e programada muita música de câmara, onde os músicos têm a oportunidade de se apresentar em concertos didáticos. A intenção também é a formação de platéias e por esse motivo, vários concertos são realizados em praças públicas e até mesmo em espaços como um canteiro de obra.

Para essa nova etapa foram selecionados 45 jovens de todo o país, que participam de um intenso período de ensaios, regidos pelo violinista e maestro Daniel Guedes, aliás um dos mais importantes violinistas do país, na atualidade. Um dos objetivos do projeto é preparar o jovem músico para se tornar integrante em orquestras do país. No programa das apresentações, que serão regidas pelo maestro e violinista Daniel Guedes, estarão nas estantes, a Abertura Concertante de Camargo Guarnieri, a Sinfonia no. 8 em Sol Maior op. 88 de A.Dvorak e o Concerto n.2 para Piano e Orquestra em Dó Menor Op. 18 de S.Rachmaninoff, como solista a pianista Simone Leitão. 

Três serão os concertos e a coluna informa todos abaixo. 

Hoje, às 21h

Informações e ingressos: 3325-0102

Grande Sala da Cidade das Artes

Av. das Américas, 5300, Barra da Tijuca

 

Dia 10, às 19h

Praça Santos Dumont -  S/N, Centro, Búzios|

Entrada Franca

 

Dia 11, às 20h

Informações: (24) 2247-3721

Palácio de Cristal

Rua Alfredo Pachá, S/N, Centro, Petrópolis

Entrada Franca

 

SALA I

O pianista suíço Reto Reichenbach faz recital hoje, às 20h, na Sala Cecília Meireles, como convidado da Série Piano na Sala. No programa as Variações sobre a canção “Der Schweizerbub“ de Frédéric Chopin, Sept pièces brèves de Arthur Honegger, De “Oito Prelúdios” 7 e 8, de Frank Martin, Années de Pèlerinage, première Année de Franz Liszt, Duas Peças para Piano Op.29 de Othmar Schoeck e a Fantasia Wanderer D 760 de Franz Schubert.

Ingressos e informações: 2332-9223 e 2332-9224

Sala Cecília Meireles

Largo da Lapa, 47 -  Centro

 

SALA II

Dia 9, às 12h30 e 18h30, no Espaço Guiomar Novaes, dois músicos suíços no palco, a soprano Corinne Page e o pianista Reto Reichenbach. Será uma oportunidade para ouvir as canções de Arthur Honneger, Frank Martin, Othmar Schoek e Richard Strauss.

Ingressos e informações: 2332-9223 e 2332-9224

Sala Cecília Meireles

Largo da Lapa, 47 -  Centro

 

SALA III

Dia 10, às 20h, a Orquestra Rio Camerata faz um concerto especial, com regência de Israel Menezes, solista o baixo Lício Bruno e o Coral da PUC Rio. O conjunto que foi fundado em 1986 pelo Maestro Israel Menezes, faz um programa dedicado ao grande compositor Georg Friedrich Handel com a Abertura “The arrival of the Queen of Sheba”, Water music em Fá Maior e Dettingen Te Deum.

Ingressos e informações: 2332-9223 e 2332-9224

Sala Cecília Meireles

Largo da Lapa, 47 -  Centro

 

CAMERATA UERÊ

O projeto Uerê é uma criação de Yvonne Bezerra de Mello e tem a

 Camerata Uerê, com meninos muito dedicados e fazem muitos concertos.

A oportunidade  de ouvir o conjunto será dia 9, às 17h, no Palácio Pedro Ernesto, na Câmara dos Vereadores, com entrada franca.

Praça Floriano s/no - Centro

 

DESAFIOS

A Série Novos Desafios Musicais, de videoconcertos, é uma produção de Saulo Chermont, e apresenta no próximo dia 10, às 15h, os momentos mais importantes da clássica produção de Otto Schenk para o Metropolitan Opera House de New York, regida por James Levine e interpretada por Siegfried Jerusalem, Waltraud Meier e Kurt Moll. O primeiro videoconcerto de 2017, será realizado dia 14 de janeiro.

Ingressos e informações: 3261-2550

Centro Cultural Justiça Federal

Av.Rio Branco 241 - Centro

 

COMUNICADO

A coluna recebeu mais uma comunicado da assessoria de comunicação do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que transmitimos abaixo.

  

“A Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro – vinculada à Secretaria de Estado de Cultura – informa que, em virtude da reorganização da agenda de eventos do Theatro Municipal, foi cancelada a ópera O Boi e o Burro no Caminho de Belém, de Tim Rescala, que seria realizada entre os dias 5 e 8 de janeiro. O espetáculo com Solistas da Academia de Ópera Bidu Sayão será reprogramado na Temporada 2017.

Os espectadores que adquiriram ingressos deverão comparecer à bilheteria do Theatro Municipal levando os ingressos originais, documento original de identidade e CPF. Será solicitado ao portador o preenchimento de formulário com seus dados bancários para depósito do valor a ser restituído num prazo de 5 a 10 dias.  Informamos que não será possível a devolução em espécie ou o depósito em conta poupança.

A Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro lamenta os transtornos decorrentes das mudanças em sua programação.”

 

 

PRO CRIANÇA CARDÍACA

Será realizada no dia 21 de dezembro, às 20h, no Theatro Municipal do Riuo de Janeiro, uma noite de solidariedade em benefício do Pro Criança Cardíaca, com a única récita do “O Quebra-Nozes Beneficente – Pro Criança”. Os ingressos já podem ser adquiridos e será de grande importância a ajuda de todos nesse belo evento.

Para mais informações:

www.procrianca.org.br

[email protected]

Tel.: 21 3239.4511

MÚSICA NO MUSEU 

A série que dá oportunidade aos músicos que começam suas carreiras, apresenta Concertos de Natal, nesse dezembro, todos com entrada franca.

 

Dia 9, às 15h

Coro de Câmara Carioca

Regência de Anderson Alves e  pianista Leônidas Barbosa

Programa: Saint Saens, Mozart, Schubert 

Centro Cultural Justiça Federal

Av. Rio Branco, 241 - Centro

 

Dia 9, às 17h

Camerata do Uerê

Programa: Clássicos do Natal

Palácio Pedro Ernesto -  Câmara dos Vereadores

Praça Floriano s/no

 

Dia 10, às 17h

Coral da Tv Globo e  regência Bianca Malafaia

Programa: Clássicos do Natal 

Club Hebraica

Rua das Laranjeiras 346

 

Dia 11, às 11h30

Abstrassom e  direção Marcelo Saldanha

Programa: Clássicos de Natal

Museu de Arte Moderna - MAM

Rua Infante D. Henrique, s/no

 

Dia 13, às 20h

Coro de Cor - Ana Azevedo, piano

Programa: Clássicos de Natal

Iate Clube do Rio de Janeiro

Av. Pasteur

 

Dia 14, às 12h30

Luiz Bomfim, barítono e Regina Lacerda, piano

Programa: É Tempo de Natal...

Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB

Rua 1º. de Março 66- 4º. Andar- sala 26

 

Dia 14, às 16h30

Abstrassom e Rio em Canto e regência Marcelo Saldanha

Programa: Clássicos do Natal

Palácio Pedro Ernesto  - Câmara dos Vereadores

Praça Floriano s/no.

Dica da semana - Yuja Wang toca Rachmaninov