ASSINE
search button

Prokofiev e as Sonatas para Piano

Compartilhar

Semana agitada, bem como a coluna gosta, pois o Rio de Janeiro tem que ter uma agenda musical de acordo com o título de Cidade Maravilhosa. Recitais de obras importantes de compositor russo, centro de música oferece master class celebrando um período rico,uma estréia em local lindo e uma estréia de ópera. Voltaram os enigmas e para dar uma relaxada, como de hábito, basta clicar na foto e sempre o melhor da música clássica estará na coluna.

Boa semana!

PROKOFIEV

São “Nove” as Sonatas de Prokofiev, e dificilmente são executadas juntas, então, surgiu a possibilidade do público carioca de apreciar a Integral das Sonatas para Piano de Sergei Prokofiev,um dos mais celebrados  compositores russos. Jean Louis Steuerman, atual diretor da Sala Cecília Meireles, e grande pianista, teve a idéia de apresentar pela 1ª vez no Brasil um ciclo com a integral das Sonatas tendo em vista que poucos são os pianistas que se aventuram a incluir o ciclo de obras em seu repertório. Como Myrian Dauelsberg sempre foi a professora das estrelas jovens do piano, e tem entre seus alunos e ex-alunos a possibilidade de encontrar vários perfis para a sonhada integral, escolheu os pianistas que aceitaram, então, o desafio de estudar em tão pouco tempo as páginas muito expressivas e difíceis do célebre compositor e também pianista.

Assim nasceu o Ciclo Prokofiev, que será apresentado no Espaço Guiomar Novaes, de 19 a 23 de setembro.

A coluna informa, abaixo, todos os recitais do evento, com os pianistas e programas escolhidos para cada concerto e deseja sucesso e coragem aos pianistas.

CICLO PROKOFIEV

Dia 19,  às 12h30 e 18h30

Pianistas André Signorelli, Daniel Burlet e Patrick Rodrigues

Sonata nº 1 em Fá menor Op.1

Sonata nº 2 em Ré menor Op.14

Sonata nº 3 em Lá menor Op. 28

O Amor das Três Laranjas, Suíte Sinfônica da Ópera Op.33b

Dia 20, às 12h30 e 18h30

Pianistas Patrícia Glatz e André Carrara

Sonata nº 4 em Dó menor Op. 29

Sonata nº 6 em Lá Maior Op. 82

Dia 21, às 12h30 e 18h30

Pianista Luís Rabello

Sonata nº 8 em Si Bemol Maior Op. 84

Dez peças para piano do Ballet “Romeu e Julieta” Op.75

Dia 22, às 12h30 e 18h30

Pianistas Silas Barbosa, Felipe Naim e Ligia Moreno

Sonata nº 5 em Dó Maior Op. 38

Quatro Peças para Piano Op.4

Sonata nº 7,em Si Bemol Maior Op. 83

Dia 23, às 12h30 e 18h30

Pianista Sergio Monteiro

Sonata nº 9 em Dó Maior Op. 103

Visões Fugitivas Op.22

Toccata op. 11

Ingressos e informações: 2332-9223 e 2332-9224

Sala Cecília Meireles – Espaço Guiomar Novaes

Largo da Lapa, 47 -  Centro

GRANDES ADÁGIOS 

A pianista Carol Murta Ribeiro é a idealizadora e coordenadora do Projeto “Os Grandes Adágios” com produção e realização do Centro Cultural da Fundação Cesgranrio. O concerto será dia 18, às 16h, na belíssima Igreja da Candelária, no altar e palco a Orquestra Sinfônica Cesgranrio e como solistas a cravista Rosana Lanzelotte, harpista Cristina Braga, flautista Paula Martins e a pianista Carol Murta Ribeiro que fará a primeira audição mundial do Poema XXI Op.94 nº21 para Piano e Orquestra de Cordas de Marlos Nobre. Ainda no programa o Adágio para cordas em Sol Menor de Tomaso Albinoni, o Concerto em Fá Menor BWV 1056 de Johann Sebastian Bach, a Ária in Classic Style para Harpa e Orquestra de Marcel Grandjany, o Andantino do Concerto K-299 para Harpa e Flauta de W.A.Mozart  e o Adágio do Concerto nº 23 K-488 para Piano e Orquestra de W.A.Mozart, todas regidas pelo maestro Eder Palolozzi.

Igreja da Candelária

Entrada Franca

VERSALHES 

O Centro de Música Barroca de Versalhes apresenta,em parceria com a UNIRIO e com a Sala Cecília Meireles, oferece aulas de Master Class de Canto, Violino, Piano e Música de Câmara a cargo dos professores do CMBV. As aulas acontecerão no Espaço Guiomar Novaes, na Sala Cecília Meireles, dias 27 e 28 de setembro,das 10h às 13h, com Benoît Dratwicki, música de câmara e canto; dia 30 de setembro, no mesmo horário, com Stéphanie-Marie Dégand, violino barroco e dia 5 de outubro de 15h às 18h com Natalie Valentin, cravo e piano.

As inscrições estão abertas a estudantes avançados  e/ou músicos profissionais, e hoje se encerra o prazo das inscrições.

vez realizada a seleção, os aspirantes a uma vaga para executante que não forem selecionados, serão automaticamente inscritos como ouvintes.

Maiores informações:  [email protected]

UNIRIO

A Série Vitrine Musical UNIRIO acontece quizenalmente às quintas-feiras, no Auditório Radamés Gnattali da Casa do Choro, é uma parceria entre o Instituto Villa-Lobos e a Casa do Choro e tem o caráter didático que visa complementar a formação dos alunos seja como músicos, artistas ou ouvintes críticos. Para o  primeiro concerto desta série, que se realiza hoje, às 12h30 foi convidado o grupo Belle Époque formado a partir de um grupo de pesquisa criado para o estudo da música carioca do início do século XX.

Casa do Choro

Rua da Carioca, 38

MEDEIA

Hoje é a estréia da ópera Medeia, com composição, libreto e direção artística de Mário Ferraro, às 19h30, no Salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música da UFRJ. Outras duas récitas estão agendadas para dias 16 e 17,no mesmo horário e local. A direção musical é do maestro Carlos Prazeres e no elenco a participação de Lício Bruno, Adalgisa Rosa, Gustavo Quaresma,Lorena Espina e Doriana Mendes. A orquestra residente Abstrai Ensemble, grupo carioca de música de câmara contemporânea, estará no palco com os artistas.

Salão Leopoldo Miguez

Escola de Música da UFRJ

Rua do Passeio, 98, Centro

Entrada Franca

A perfeição de uma grande pianista. A Toccata Op.11 de Prokofiec por Yuja Wang