ASSINE
search button

A agenda da semana e as perguntas que não querem calar

Compartilhar

Semana bem morta, com pouquíssimos concertos. Definitivamente tem alguma coisa bem errada com a programação de concertos na cidade, que só se salva com séries produzidas por empresas de produções artísticas, naturalmente privadas. Sinto muito, mas onde estão as produções nacionais, melhor dizendo onde estão as estaduais? Onde está a ópera produzida na cidade? 

A cultura tem de ser tratada em alto nível, já não podemos mais pensar a não ser em alto nível. Pergunta que não quer calar, onde estão os músicos de extrema qualidade, que não se apresentam porque não tem espaço, enquanto locais de concertos permanecem fechados. Onde estão os grandes ciclos Bach, Beethoven, Brahms, por exemplo? Como se pode crescer sem produzir? Por que não dividem melhor as verbas de patrocínio, são sempre os mesmos contemplados? Isso contribui para um grande hiato, que a cada dia que passa míngua a cultura na cidade, ao invés de ter o desenvolvimento tão desejado. 

A Orquestra Sinfônica Brasileira teve seus concertos cancelados até nova informação, onde está a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro que poderia fazer concertos, oratórios, séries com solistas, mesmo que pequenas? Afinal a Orquestra não é só para executar as óperas e balés. Onde estão os concertos a luz de velas no foyer do Theatro Municipal que tanto deram glamour e estavam sempre lotados? E o Coro, um dos melhores do país? Opções são inúmeras, não há dúvidas, mas precisam ter realizações, pensamentos, gestões com rotatividade de gestores, isso é definitivo. A cidade tem que crescer, culturalmente, sobretudo na música clássica, enquanto ainda há tempo.

Para aliviar,como sempre, basta clicar na foto abaixo e o melhor da música clássica,com certeza poderá ser apreciado. Boa Semana!

MÚSICA NO MUSEU continua a homenagear, no mês de julho, os corais, com a realização de seus concertos diários e sempre com entrada franca.

Hoje às 18 h

Madrigal do Leme e regência de Anton Steuxner 

Programa: Obras de C.Monteverde, G.F.Haendel, J.Brahms, C.Saint-Saëns, F.Schubert, J. Dunstable e A. Gabrieli e J.Mouton

Centro Cultural Justiça  Federal

Av. Rio Branco 219 –Sala de Sessões Centro

Dia 22 às 15h

Luiz Bomfim, canto e Regina Lacerda, piano

Programa: Obras de Camille Saint-Säenz, Reynaldo Hahn, Jules Massenet, Gabriel Fauré e Alberto Nepomuceno

Centro Cultural Justiça Federal

Av. Rio Branco 241

Dia 24 às 11h30

Grupo Sangeet Ananda

Programa:  Música indiana para reflexão

Museu de Arte Moderna

Rua Infante Dom Henrique –Centro

Dia 26 às 18h

Madrigal do Leme e regência de Anton Steuxner 

Programa: Obras de Camille Saint-Säenz, Reynaldo Hahn, Jules Massenet, Gabriel Fauré e Alberto Nepomuceno

Museu do Exercito – Forte de Copacabana

Praça Coronel Eugenio Franco 1 posto 6 – Copacabana

Dia 27 às 12h30

José Carlos Vasconcellos, piano

Programa:  Clássicos internacionais.

Centro cultural Banco do Brasil - Sala 26 - Centro

Rua 1º. de Março 66- 4º andar

NITERÓI  brilha com o  Festival  UFF de Música Antiga, que acontece de

24 a 31 de julho na cidade, homenageando,o talentoso e competente,além de carismático cravista Roberto de Regina. Abaixo a programação.

Dia 24, às 10h30

Conjunto de Música Antiga da UFF, formado por Leandro Mendes, Lenora Pinto Mendes, Marcio Paes Selles, Mario Orlando e Virginia Van der Linden

Programa: Obras de J. Adson,J. Dowland,A. Holborne,W. Cornish W.Byrd, T. Morley, R. Jones e A. Holborne

Cine Arte UFF

Dia 25, às  12h30

Madrigal Contemporâneo formado por Aline Talon e Evie Saide, sopranos, Paula Moraes e Francielle Idala, contraltos, Rafael Bezerra e Fábio de Sá, tenores, Lúcio Zandonadi e Antônio Cerdeira,baixos, Danielly Souza, regência e participação especial do ator Eber Inácio Ferreira

Programa: Madrigais Ingleses no Tempo de Shakespeare: John Dowland, Thomas Morley, Thomas Ford, William Byrd, Thomas Tallis, Thomas Weelkes e John Wilbye

Salão Nobre do Teatro Municipal de Niterói

Dia 25, às 19h30

Roberto de Regina, cravo

Programa: Johan Sebastian Bach,François Couperin, Jean-Philippe Rameau e Domenico Scarlatti

Teatro da UFF

Dia 26, às 19h30

Orquestra Barroca da UniRio ,conjunto formado pelas sopranos Caroline Brito, Flavia Almeida, Júlia Requião, Laila Oazem e Marcia Neves, contralto Nabila Trindade,contratenor Rafael Meliande,tenores Diogo Oliveira e Fabiano Muniz,barítonos Phelippe Cardoso e João Marcos Charpinel, oboísta Alexandre Bittencourt, fagotes Carlos Bertão e Elione Medeiros, transversos Gabriel Ferrante, Renato Felix e direção de Laura Rónai. E ainda Patricia Michelini, e Phillip Keller, Adailson de Barros, Maurício Pedrosa, Nichola Viggiano, Renato de Oliveira, Oswaldo Vellasco e Thiago Debossan e Roger Lagr, Nichola Viggiano, Leonardo Cerante e Lucas Figueiredo, Lucas Bracher, Waldo Temporal, Ricardo Bessa e Ronaldo Jr., Alberto Brandão, Paulo Freitas, , Átila de Paula e Jaime Ninice, Claudio Yabrudi, Dharana Marum e Victor Freitas, Kleber Vogel, Giba Campello, Vanessa Goes. Direção artística de  Laura Rónai,

Programa: Jean-Philipe Rameau, Dietrich Buxtehude, e Georg Philipp Telemann

Teatro da UFF

Dia 27, às  19h30

Conjunto Sacra Vox  formado por Amanda Rizzotto, Maria Gerk, Michele Ramos e Miriã Valeriano, contraltos Beatriz Rodrigues, Bianca Malafaia, Carol Fressle e Zelma Zaniboni, Bruno dos Anjos, Guilherme Moreira, Ramon Theobald e Robson Lemos, Eduardo Gutterres, Edvan Moraes, Helio Norat e João Azeredo, Rafael Lima, e como convidados convidados Lenora Mendes e Mário Orlando, Patrícia Michelini e Pedro Novaes, Eduardo Antonello e| Valéria Matos.

Programa Música Coral Sacra de Renascença e Barroco: Giovanni Pierluigi da Palestrina, Tomás Luis de Victoria, Orlando di Lassus, Giovanni Gabrielli, Dietrich Buxtehude e Johann Sebastian Bach Capela Nossa Senhora das Graças

Ingressos e Informações:

Cine Arte UFF e Teatro da UFF - 21 3674-7515

Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense

R. Miguel de Frias, 9, Icaraí – Niterói

Teatro Municipal de Niterói  - 21 2620-1624

R. Quinze de Novembro, 35, Centro – Niterói

Capela Nossa Senhora das Graças

Colégio São Vicente de Paula

R. Miguel de Frias, 123, Icaraí – Niterói 

SALA CECÍLIA MEIRELES programou a soprano brasileira Angélica de la Riva e o pianista e regente cubano Orlando Alonso, para estarem juntos no palco, no próximo sábado,dia 23,às 20h.

O programa homenageia o compositor Enrique Granados e o brasileiro Carlos Gomes,nae na segunda parte serão executadas famosas árias de Ópera e Canções Napolitanas, pérolas do repertório lírico.

Ingressos e informações: 2232-9223

Largo da Lapa,47- Centro

Dica da semana - Brahms pelas mãos mágicas de Yuja Wang e Gaultier Capuçon