ASSINE
search button

Agenda: compositor americano, música de câmara e festivais de inverno

Compartilhar

Semana tranquila, guardando as forças para os concertos que serão realizados em agosto, agitando a cidade. Compositor americano estreia obra, série de música de câmara com uma estrela no futuro, concertos diários de uma série diária e resistente e os festivais de inverno acontecendo pelo país. Pouco enigmas, esperamos ventos melhores, mas enquanto isso não vem, como sempre clica na foto abaixo e a promessa de ouvir música de excelência, escolhida especialmente para os leitores. Boa semana!

OPES – A Orquestra Petrobrás Sinfônica faz dois concertos nessa semana e uma estréia mundial, todos com apresentações gratuitas. O conjunto terá a regência de Sammy Fuks e estará presente o compositor norte-americano Keane Southard, para vivenciar os primeiros sons de  “Um Ano no Brasil”, obra para flauta que homenageia cidades brasileiras como o Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes, Salvador, João Pessoa e Rio de Janeiro. A Série Mestre Athayde realiza os concertos gratuitos em igrejas cariocas  durante sua temporada anual. No programa ainda a “Abertura da ópera Orfeu e Eurídice” de Christoph Willibald Gluck,“Andante Festivo” de Jean Sibelius e a “Sinfonia Concertante em si bemol maior Hob.I:105” de  Franz Joseph Haydn. Solistas talentosos e alto astral estarão no palco como o flautista  Marcelo Bomfim, a violinista Andrea Moniz, fagotista Ariane Petri, oboísta

Francisco Gonçalves e violoncelista Mateus Ceccato.

Dia 16, às 16h

Paróquia da Ressurreição

Rua Francisco Otaviano 99 – Ipanema

Informações: 2522-7698

 

Dia 17, às 16h

Igreja Nossa Senhora Aparecida

Rua Doutor Francisco Portela 762 – Paraíso – São Gonçalo

Informações: 2712-2702

 

SÉRIE DELL’ARTE SALA – Uma parceria de sucesso é a nova Série Dell’Arte Sala apresentando três concertos até outubro, com programas diversos e como grande estrela o festejado violoncelista Antonio Menezes. Como sempre a coluna informa,logo abaixo,as datas até outubro para os leitores não ficarem sem seus ingressos.

 

Dia 16 de julho às 20h

Duo Halász formado pela pianista brasileira Débora Halász e pelo violonista alemão Franz Halász. No programa obras de Radamés Gnatalli, Albéniz, Carulli, Turina, Manuel de Falla e Castelnuovo-Tedesco.

 

Dia 26 de agosto, às 20h

O grande violoncelista brasileiro Antonio Meneses e pianista Cristian Budu farão esse recital que com certeza será muito aguardado, pois Meneses é um dos maiores nomes do violoncelo na atualidade, e conheceu o sucesso pelas mãos de Herbert von Karajan,abrindo sua trajetória de extremo sucesso internacional. O pianista brasileiro Cristian Budu, é considerado como um dos nomes da nova geração do teclado. No programa obras de José Guerra Vicente, Samuel Barber, Ginastera, Shostakovich e Piazzolla. Será sem dúvida um recital lotado dos admiradores de Antonio Meneses.

 

Dia 29 de outubro, às 20h

Pianistas Jean-François Heisser e Jean-Frédéric Neuburger

O pianista Jean-Frédéric Neuburger é um nome proeminente como intérprete e compositor. O também pianista Jean-François Heisse circula com mestria e excelencia por muitos estilos alem de ter vasta discografia. Com Neuburger tem em comum a paixão pela música contemporânea. No programa Mantra de Karlheinz Stockhausen. 

Informações: 2332-9223 e 2332-9224

Sala Cecília Meireles

Largo da Lapa, 47 - centro

MÚSICA NO MUSEU – A série que faz concertos quase diários e dá chance aos músicos que começam seus primeiros passos nos palcos, realiza todos seus eventos com entrada franca.

Dia 15, às 15h

Gessé Souza,trompete  e Maria Luisa Lundberg,piano

Programa: Clássicos internacionais 

Centro Cultural Justiça Federal

Av. Rio Branco, 241 - Centro

Dia 17, às 11h30

Coro Danneman

Programa: Clássicos brasileiros

Museu de Arte Moderna

Rua Infante Dom Henrique - Centro

 

Dia 19às 20h

Grupo Vocal Molho Inglês

Programa: Música Vocal Internacional

Iate Clube do Rio de Janeiro

Av. Pasteur, s/no

 

Dia 20, às 12h30

Jurema Fontoura,mezzo-soprano  e Maria Luisa Lundberg,piano

Programa:  " As mais belas Arias de Opera" 

Centro Cultural Banco do Brasil

Rua 1º de Março, 66- 4º. andar - sala 26 - Centro

 

Dia 21, às 18h

Madrigal do Leme

Programa: " As mais belas Arias de Opera" 

Centro Cultural Justiça  Federal

Sala de Sessões Centro

Av. Rio Branco 219 - Centro

Dica da semana - Estrelas executam o Quarteto de Robert Schumann