ASSINE
search button

Agenda: muita música clássica no Rio!

Compartilhar

Semana fervendo como a colunista sempre pede a Euterpe, uma das nove musas da mitologia grega, Musa da Música, que o Rio de Janeiro estivesse com uma agenda lotada de concertos,para todos os gostos. Dois festivais, na verdade duas semanas de música, um dos maiores violinistas do planeta visita a cidade, jovens no palco, orquestras se apresentando,várias  orquestra de câmara, muita música de câmara, grande compositor brasileiro.

homenageado, um verdadeiro prestíssimo de concertos e oportunidades únicas para alunos fazerem máster classes. Muitos enigmas para decifrar,e observar que alguns concertos serão realizados no mesmo horário.

Saber o que escolher? Basta clicar na foto abaixo,ouvir o melhor da música clássica e fazer a agenda com muitas, mas muitas excelentes opções. Vivas!  Boa semana! 

DELL’ARTE – Hoje, às 20h,no Theatro Municipal do Rio de Janeiro,a pianista russa Elena Bashkirova & Jerusalem Festival Chamber Ensemble, fazem o concerto da Série Dell’Arte. No palco estarão também a violinista Mihaela Martin, o violoncelista Frans Helmerson e Chen Halevi, clarineta, executando páginas expressivas da música de câmara. Bashkirova fundou em 1998,o Festival Internacional de Música de Câmara de Jerusalém,e como  diretora artística, criou um evento anual de música de câmara com a participação de artistas internacionais. Desde sua fundação, o festival tornou-se uma parte importante da vida cultural de Israel, sendo prestigiado pelos mais importantes intérpretes do gênero.No programa de hoje,o  Trio Nº 4 em Si bemol maior para Clarineta,Violoncelo e Piano Op.11 de L.V.Beethoven, o Quarteto para Clarineta, Violino e Violoncelo e Piano em Fá maior de Paul Hindemith, os Contrastes para Clarineta, Violino e Piano,Sz. 111 de Bela Bartók e Trio Nº 1 em Si bemol maior, op. 99 D. 898de Franz Schubert.

Ingressos e informações: 2332-9191

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Praça Marechal Floriano S/N – Centro

GIDON KREMER – Dia 18, às 16h, Gidon Kremer,um dos mais importantes violinistas do mundo, nascido na Letônia, estará no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro com a Kremerata Báltica,todos  convidados da Série Dell’Arte Internacional. Com apenas 23 anos, Kremer venceu o conceituado Concurso Tchaikovsky, em Moscou, e foi definido por Herbert von Karajan como o maior violinista do mundo,desenvolvendo, desde então, uma carreira excepcional,com um repertório amplo e muito  variado,explorando desde o período barroco ao contemporâneo.

A Kremerata Báltica foi fundada em 1997, durante o Festival de Música de Câmara de Lockenhaus, quando Guidon Kremer, que naquela época dirigia o evento austríaco, apresentou uma nova orquestra, formada por excelentes jovens músicos, oriundos da Letônia, Lituânia e Estônia, que haviam sido selecionados pelo violinista, após um rigoroso processo de audições.

O programa da única noite de apresentação do célebre violinista na cidade, inclui o  Quarteto de cordas Nº 11 em Fá menor Op. 95 de  L.V.Beethoven,

na versão para orquestra de Gustav Mahler,além do  Concerto para Violino, Cordas e Tímpanos Op.129 de Robert Schumann, a versão original é para violoncelo.Completam o programa, “The season’s digest” de  Alexander Raskatov, (baseado em As Estações Op. 37 para Orquestra de Cordas,de Tchaikovsky preparada para Piano e Percussão) e Cuatro Estaciones Porteñas para Violino e Orquestra de Cordas de Astor Piazzolla.

Na sexta-feira, dia 17, às 13 horas, Gidon Kremer participará, no Anexo do Theatro Municipal,na Sala Mário Tavares, de um bate-papo com o público, mediado pelo também violinista e maestro brasileiro Daniel Guedes,com      acesso gratuito ao público mediante a distribuição de senhas a partir das 12h30 na entrada do anexo – Av. Almirante Barroso 14/16 e está sujeito à lotação da sala.

Ingressos e informações: 2332-9191

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Praça Floriano s/n° - Centro

MONIQUE – A talentosa pianista e compositora Monique Aragão se apresenta no Teatro Fashion Mall, nos dias 21 e 28 de junho, às 21h, acompanhada por José Staneck, gaita, e Iura Ranevsky, violoncelo. Monique passeia pelo seu repertório autoral que reúne músicas dos CDs “Monique Aragão”, “Canoas”, “Ventos do Brasil”, “Olhos de Cristal”, “Marcas da Expressão” e “Suite do Rio” além de apresentar músicas inéditas como “Melhor sem palavras”,  "Tap Dance"e "El Toro".

Ingressos e informações: 2422-9800

RAVEL - O jovem pianista Patrick Rodrigues será o solista do concerto da Orquestra Sinfônica da UFRJ, com a regência de Felipe Prazeres,que será realizado hoje, às 20h, na Sala Cecília Meireles. Felipe é um excelente e expressivo violinista, também spalla da Orquestra Petrobrás Sinfônica e Patrick inicia sua carreira sob a orientação de Myrian Dauelsberg. No programa de hoje, o Minueto Antigo de M.Ravel, o Concerto para Piano em Sol maior de M.Ravel e o Capricho Espanhol Op. 34 de N.Rimsky-Korsakov.

Ingressos e informações: 2332-9223

Sala Cecília Meireles

Largo da Lapa 47 – Centro

VIOLINO – A III Semana do Violino acontece no Theatro Municipal entre 20 e 26 de junho,com uma variada programação diária, incluindo, aulas, palestras, concertos e master classes. O evento que é produzido e dirigido por Ayran Nicodemo, esse ano é dedicado à música brasileira de concerto,e tem como objetivo estimular a divulgação, reflexão e prática da literatura musical do violino. Os alunos de violino terão a oportunidade de ter cinco master classes com violinistas, com duração de 45 minutos, seguidas por palestras com a mesma duração, finalizando com os concertos. A coluna informa a programação completa.

Dia 20

19h-  Palestra com o Prof. André Cardoso

20h-  Concerto - Quarteto Radamés Gnatalli

 

Dia 21

18h- Master class – Carla Rincón

19h- Palestra – Andréia Carizzi

20h- Concerto -  Trio Aquarius

 

Dia 22          

18h- Master class - Ricardo Amado

19h- Palestra - Ricardo Amado

20h- Concerto -  Mariana Salles e Lúcia Barrenechea

 

Dia 23

18h- Master class - Mariana Salles

19h- Palestra - Mariana Salles

20h- Concerto -  Quarteto Paulo Bosisio

 

Dia 24

18h- Master class - Paulo Bosisio

19h- Palestra - Paulo Bosísio

20h- Concerto - Adonhiran Reis e Kátia Baloussier

 

Dia 25

18h- Master class - Adonhiran Reis

19h- Palestra - Adonhiran Reis

20h- Concerto - Villa Lobos: Duos com Violino, Ayran Nicodemo e

convidados

 

Dia 26

18h- Concerto -  Violino e Orquestra

        Regência: Maestro Felipe Prazeres 

        Solistas: Paulo Bosisio, Ricardo Amado, Carlos Mendes e Hugo Pilger

        Programa: Concertino para Violino de César Guerra Peixe,

                         Concerto para Violino e Violoncelo de Ernani Aguiar e

                         Desafio para Violino de  Marlos Nobre

 

Ingressos e informações: 2332-9191

Theatro Municipal do Rio de Janeiro - Sala Mario Tavares

Av. Almirante Barroso, 14/16 – Centro

MIGNONE -Um dos maiores compositores brasileiros,Francisco Mignone sempre lembrado por seu talento e pela saudade de suas boas histórias, será homenageado com o lançamento do Livro de Partituras “A Música para Flauta e Piano de Francisco Mignone”, dia 17, às 18h, no Centro Cultural Francisco Mignone e com o recital pelo Duo Barrenechea, formado por Sergio Barrenechea e pianista Lúcia Barrenechea,e o violonista Clayton Vetromilla,executando,no programa,páginas do autor. As obras para flauta e piano,apresentam-se pela primeira vez editadas,traduzem uma enorme variedade de estilos,formas, gêneros e intenções musicais. A sua predileção pela flauta certamente demonstra a influência de seu pai, Alfério Mignone, mas também aponta para a proximidade do compositor com a música popular brasileira. Inclui versões para flauta e o violão. Esta coletânea de obras para Flauta e Piano do compositor brasileiro Francisco Mignone contem 3 volumes, e foi elaborada como uma edição prática, para que a música seja objeto de estudo e execução.

Informações: 2257-3104

Centro Cultural Francisco Mignone

Rua Barata Ribeiro 774/ 1013 – Copacabana

SONS OLÍMPICOS – O programa “Sons Olímpicos” é o escolhido para o concerto da Orquestra de Sopros Banda Filarmônica do Rio de Janeiro, domingo, dia 26, às 11h,na Sala Cecília Meireles com regência de Antonio Seixas e participação especial da soprano Mariana Gomes Geraldo. No programa obras de D.Shostakovich, Vangelis, John Williams, Andrew Lloyd Weber, Howard Cable e Ary Barroso.

Ingressos e informações: 2332-9223

Sala Cecília Meireles

Largo da Lapa 47 – Centro

OPES – A Orquestra Petrobrás Sinfônica estará no palco da Sala Cecília Meireles, nesse final de semana, dias 24 e 25, às 20h, sob a batuta do maestro Isaac Karabtchevsky, diretor artístico e regente titular do conjunto. No programa duas obras de Franz Schubert, a Sinfonia nº 8 em Si Menor D. 759,“Inacabada” e a Sinfonia nº 9 em Dó Maior D. 944,“A grande”.

Ingressos e informações: 2332-9223

Sala Cecília Meireles

Largo da Lapa 47 – Centro

MÚSICA DE CÂMARA– Dia 21 é o concerto de abertura da V Semana Internacional de Música de Câmara,evento criado pela pianista Simone Leitão com o objetivo de alargar os domínios da prática da música de câmara. Estão programados, de 21 a 26 de junho,vários concertos na Cidade das Artes, e dia 28 de junho,será a noite de encerramento na Sala Cecília Meireles. No projeto também é realizada a já tradicional etapa educativa,que inclui concertos didáticos no Teatro Raul Cortez, em Duque de Caxias, masterclasses e workshops com renomados artistas nacionais e internacionais. O festival desse ano,celebra Anacleto de Medeiros e o compositor argentino Alberto Ginastera, que completariam 150 e 100 anos, respectivamente. Na Sala Multiuso da Cidade das Artes acontecem os workshops e master classes, que são gratuitos para jovens estudantes de música. A coluna informa a programação completa,incluindo as master classes.

Workshops e Master Classes

Dias 21 e 24 de junho - Aulas com o Quarteto de Cordas Enso

Dia 22 -Aulas com o clarinetista Nino Pinto

Dia 27 -Aulas com o  Quarteto de Cordas Enso, piano com Orlando Alonso

           e canto com Angelica de la Riva.

Programação dos Concertos

Dia 21às 21h

Mercedes Arcuri, soprano - Argentina                                       

Daniel Guedes, violino - Simone Leitão, piano - Art Metal Quinteto - Jessé Sadoc e Wellington Moura, trompetes - Antonio Augusto, trompa - João Luiz Areias, trombone e Eliezer Rodrigues, tuba –Brasil

Programa: C.Guarnieri, H.Alves de Mesquita, Anacleto de Medeiros, V.Lobos, E.Lecuona ,Leonard Bernstein e Alberto Ginastera.

 ia 22, às 21h

Mercedes Arcuri, soprano - Argentina

Josiane Kervokian, piano - Brasil

Quarteto Enso - Estados Unidos

Programa: J.Haydn, E.Chausson, Alberto Ginastera

 

Dia 23, às 21h 

Nuno Pinto, clarineta - Portugal

Vladimir Babeshko, viola - Rússia/Alemanha

Quarteto Enso – Estados Unidos

Programa: W.A.Mozart, Giacomo Puccini, Johannes Brahms

 

Dia 24,às 21h

Bridget Dolkas, violino - Estados Unidos

Vladimir Babeshko, viola - Rússia/Alemanha

Lars Hoefs, violoncelo - Estados Unidos

Rodrigo Favaro, contrabaixo - Brasil

Orlando Alonso, piano - Cuba/EUA

Simone Leitão, piano - Brasil

Programa: V.Lobos, R.Vaughan Williams

 

Dia 25 às 16h

Angelica de la Riva, soprano - Cuba/Brasil

Orlando Alonso, piano - Cuba/EUA

Artistas participantes da Semana de Música de Câmera

Programa: G.Fauré,A.Costa, C.Gomes, C.Debussy,E.Lecuona, E.Granados,

X.Montsalvatge, J.Turina,

Dia 25,às 20h

 

Nuno Pinto, clarineta - Portugal

Simone Leitão, piano - Brasil

Quarteto Enso – Estados  Unidos

Programa: M.Ivo Cruz, T.Marques, E.V.Cortes, M.Ravel, D.Schostakovich

  

Dia 26, às 18h

José Staneck, harmônica - Brasil

Simone Leitão, piano - Brasil

Daniel Guedes, regente - Brasil

Academia Jovem Concertante

Programa: E.Gismonti, J.S.Bach, P.I.Tchaikovsky

 

Dia 28, às 20h na Sala Cecília Meireles

Daniel Gudes, violino - Brasil

Vladimir Babeshko, viola - Russia/Alemanha

Kayami Satomi, violoncelo - Brasil

Simone Leitão, piano - Brasil

Duo Sá de Percussão, Pedro Sá e Janaína Sá - Brasil

Duo Bretas-Kervokian, pianos - Brasil 

Programa: B.Bartók, J.Brahms

 

Para conferir horários na programação e mais informações, acessar o link:  www.riomusicweek.com

 

LIVRO -  O Maestro Carlos E.Moreno lança no dia 21, às 19h, na Livraria Cultura, com noite de autógrafos,o livro “Do Arteiro ao Artista”.

Livraria Cultura

Rua Senador Dantas 45 - Centro

LEHNINGER -  O maestro brasileiro Marcelo Lehninger é o novo Diretor Musical da Grand Rapids Symphony,em Michigan nos Estados Unidos.

CD – O flautista e saxofonista carioca David Ganc,lançou seu quinto o CD “Noturno”,com a música de câmara de Nivaldo Ornelas, prestando uma homenagem aos 75 anos de vida do compositor. O lançamento digital em todas as plataformas aconteceu no final de maio,mas quem não foi, poderá adquirir faixas individuais ou o CD na íntegra e ter as informações no site:

https://distribo.lojaintegrada.com.br/  e nas lojas e livrarias.

 

MÚSICA NO MUSEU - A série dedica os concertos de julho ao canto

Dia 16, às 18h

Marcelo Saldanha, violão

Centro Cultural Justiça Federal  - Sala de Sessões

Av. Rio Branco, 241 – Centro

Dia 17, às 15h  

Abstrassom e regente Marcelo Saldanha 

Centro Cultural Justiça Federal - Teatro

Av. Rio Branco, 241 - Centro

Dia 19, às 11h30

Coral Seresta e regente Bianca Malafaia

Museu de Arte Moderna - MAM

Av. Infante D. Henrique 85- Flamengo

Dia 22, às 12h30

Diamond Aliance, Luigi Montesanto,piano e Adriano Adiala,harmônico.Centro Cultural Banco do Brasil – Sala 26

Rua 1º. de Março,66- 4º andar - Centro

Todos os concertos são realizados com entrada franca.

Dica da semana - O maravilhoso Concerto para 4 pianos de Bach/Vivaldi