ASSINE
search button

Beethoven no fim de semana

Compartilhar

BEETHOVEN I - Beethoven foi o compositor escolhido para dois importantes concertos no Rio de Janeiro essa semana. O primeiro será hoje, às 20h, na Sala Cecília Meireles, com a Orquestra Sinfônica Brasileira,sob a regência de Roberto Tibiriçá e como solista convidado o violinista Daniel Guedes,na atualidade um dos mais importantes violinistas do Brasil. No programa, todo dedicado ao compositor alemão Ludwig van Beethoven, três de suas obras serão executadas, As Criaturas de Prometeus Op. 43, o belíssimo Concerto para Violino e Orquestra em Ré maior Op. 61 e a Sinfonia nº 6 em Fá maior Op. 68,“Pastoral”.   

Ingressos e informações: 2332-9223

Sala Cecília Meireles

Largo da Lapa,47 - Centro

BEETHOVEN II – O segundo concerto será no dia 12, às 17h, também na Sala Cecília Meireles,com a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, dessa vez sob a regência do violinista brasileiro Daniel Guedes e como solista o pianista israelense Daniel Gortler.

A orquestra é formada por alunos, professores e monitores,e originária  do Projeto Música nas Escolas. No programa que é todo dedicado ao mestre alemão,Ludwig van Beethoven,apresentará a Abertura Coriolano Op.62, o Concerto nº 2 para Piano em Si Bemol Maior Op. 19 e a Sinfonia nº 2 em Ré Maior op. 36.

Ingressos e informações: 2332-9223

Sala Cecília Meireles       

Largo da Lapa,47 - Centro

ENSEMBLE – A série de concertos de câmara “Música no Palácio”, realizada no Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro(CCPJ-Rio),apresentará no dia 14,às 19h,o Coral Brasil Ensemble, criado em 1999,pela talentosa maestrina e professora Maria José Chevitarese,que tem como proposta a divulgação da música brasileira contemporânea.Em 2000 o grupo recebeu o “Diploma de Prata” na categoria de coros de câmara, vozes mistas, na Choir Olympics 2000,em Linz,Áustria. O grupo gravou o CD “Imagens do Brasil – séculos XX e XXI”,com obras dos compositores brasileiros, algumas delas em primeira gravação mundial e o CD “Alberto Nepomuceno – 150 anos”.

Informações:  3133-3366 e 3133-3368

Antigo Palácio da Justiça

Rua Dom Manuel, 29 – Térreo - Centro

 

BOLLING –  Dia 11, às 16h no Teatro de Câmara da  Cidade das Artes,

o violoncelista Paulo Santoro,a pianista Tâmara Ujakova,o contrabaixista  Alexandre Brasil  e o baterista André Frias,executam a Suíte para Violoncelo e Trio de Jazz, do compositor francês Claude Bolling. 

Ingressos e informações: 3325-0102

Cidade das Artes – Teatro da Câmara 

Av. das Américas 5.300, Barra da Tijuca

 

CARTAS LEOPOLDINAS – Um concerto/espetáculo muito agradável e bem produzido, foi a apresentação das Cartas Leopoldinas, no último dia 4, na Sala Cecília Meireles, uma concepção da cravista Rosana Lanzelotte,também diretora do projeto. Linda a cobertura clara,com a altura do pé direito do local, trazendo maior intimidade para a Princesa Leopoldina,encarnada pela atriz Carol Castro, em perfeito entrosamento com os músicos no palco, Rosana Lanzelotte e Jacques Ogg,no pianoforte, o flautista Ricardo Kanji, violinista Felipe Prazeres e o violoncelista Alberto Kanji. Páginas de S.Neukomm e L.Kozeluch e D.Pedro I, foram as escolhidas para o fundo musical das cartas de Leopoldina para seu amado D.Pedro I. A concepção e a realização foram,sem dúvida, muito trabalhadas e primorosas, terminando com o Hino Imperial e Constitucional para a Independência do Brasil,uma surpresa para muitos da platéia lotada e sobretudo bem expressivo para o atual momento do país.

O BRAVO da coluna para o espetáculo.