ASSINE
search button

Agenda: projeto novo e concerto em bairro charmoso

Compartilhar

Semana com projeto novo no palco, concerto em agradável local em bairro charmoso, série dedica seus concertos ao mais perfeito dos instrumentos. Nessa época o Rio de Janeiro deveria estar borbulhando de concertos, recitais de música de câmara,mas ainda não está. Vamos torcer para a chegada dos tão aguardados concertos. Como isso ainda é esperado, como sempre basta clicar na foto abaixo,e o melhor da música clássica poderá ser apreciado,até de olhos fechados. Boa semana!

MUSICA BRASILIS – O Musica Brasilis foi criado em 2009 por Rosana Lanzelotte e tem como objetivo o resgate e difusão de repertórios brasileiros de todos os tempos e gêneros, em grande parte inacessíveis por falta de edições voltadas à execução. Esse ano serão sete cidades que receberão,entre os meses junho e julho,o VII Circuito BNDES Musica Brasilis - Viagens entre mundos, série de espetáculos cênico-musicais, em que a música clássica é contextualizada por roteiros teatrais.

O projeto ,que foi idealizado e dirigido pela cravista e pesquisadora Rosana Lanzelotte,abre sua sétima edição no Rio de Janeiro,no dia 4, às 20h, na Sala Cecília Meireles, com Cartas Leopoldinas. No palco estarão Rosana Lanzelotte e Jacques Ogg (pianoforte),flautista Ricardo Kanji, violinista Felipe Prazeres e violoncelista Alberto Kanji. Parcipação da atriz Carol Castro,como Princesa Leopoldina. No programa,obras dos austríacos S. Neukomm e L. Kozeluch,cujas partituras a princesa Leopoldina trouxe quando veio ao Brasil, em 1817.

Ingressos e informações: 2332-9223

Sala Cecília Meireles

Largo da Lapa, 47 – Centro - RJ

O VII Circuito BNDES Musica Brasilis - Viagens entre mundos passará por sete cidades,com quatro espetáculos diferentes. No Rio de Janeiro e em Paraty,as homenagens serão à Leopoldina. As cidades de Aracaju e Belém receberão espetáculos em homenagem a Carlos Gomes, que ganhou o mundo com o sucesso de sua ópera “O Guarany”,baseado no romance de José de Alencar.Belo Horizonte vai receber espetáculo dedicado às modinhas,que tiveram seu momento áureo no Brasil no final do século XVIII, início do século XIX. Vitória abrigará espetáculo em homenagem aos 200 anos da Missão Artística Francesa no Brasil,que teve o objetivo de fundar a Academia de Artes e Ciências e contribuir para o projeto civilizatório que transformaria a antiga colônia no mais importante país das Américas. Abaixo calendário com os concertos,datas locais e cidades.

Dia 9 de junho, às 20h30

O Selvagem da Ópera 

Teatro Tobias Barreto – Aracaju

Avenida Tancredo Neves, 2209 - Inácio Barbosa

Tel: (79) 3179-1490

Dia 21 de junho, às 20h

O Selvagem da Ópera 

Theatro da Paz - Belém

Rua da Paz, s/n – Centro

Tel: (91) 4009-8750

Dia 22 de junho, às 19h

De modinhas e Marílias

CCBB - Belo Horizonte

Praça da Liberdade, 450 - Funcionários

Tel: (31) 3431-9400

Dia 30 de junho, às 20h30

Cartas Leopoldinas 

FLIP (Igreja da Matriz) - Paraty - RJ

Praça Monsenhor Hélio Píres, s/n - Centro Histório

Tel: (24) 3371-1467

Dia 5 de julho,às 20h

O Selvagem da Ópera e o Lirismo Experimental

Teatro Iguatemi - Campinas (SP)

Rua Conselheiro Gomide, 62 - Vila Industrial

Tel: (19) 3272-9359

Dia 21 de julho, às 20h

Missão Artística 200 anos

Theatro Carlos Gomes - Vitória (ES)

Praça Costa Pereira, s/n - Centro

Tel: (27) 3132-8398

Nos programas, obras de artistas brasileiros como Carlos Gomes, Joaquim Manoel, José Maurício Nunes Garcia, Cândido Inácio da Silva e Raul do Vale, além dos austríacos S. Neukomm e L. Kozeluch.

Dentre os músicos e orquestras que se apresentam,estarão o cravista, pianista e regente holandês Jacques Ogg, a Orquestra Sinfônica de Sergipe, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz,em Belém, as sopranos Rosana Lamosa e Marília Vargas, a pianista Sonia Rubisnky, o violinista Felipe Prazeres,e a cravista Rosana Lanzelotte.

Os repertórios das apresentações incluem peças recentemente editoradas e são disponibilizadas gratuitamente no portal Musica Brasilis.

www.musicabrasilis.org.br 

INSTRUMENTAL – No próximo dia 7, às 19h30, é dia de apresentação na Série Instrumental Nova Vida, em talk show apresentado por Teo Lima. No palco a presença de Antonio Guerra,compositor, arranjador e pianista.

Será um  um repertório autoral, som instrumental brasileiro e jazz. O local tem uma ótima acústica, e a paz necessária para se apreciar a boa música. O concerto é com entrada franca e tem estacionamento no local.

Informações: 2541-0922

Igreja Cristã Nova Vida

Rua General Polidoro, 165 – Botafogo

MÚSICA NO MUSEU – A Série Música no Museu dedica, como já é tradição,o mês de junho ao mais perfeito instrumento,a voz. Já estão programados, para os concertos do Rio de Janeiro, trechos de óperas, música coral, clássicos brasileiros e europeus e muito mais. Lembramos que todos os concertos são realizados com entrada franca.

Informações: www.musicanomuseu.com.br

Dia 02, às 12h30

Duo Enrico Euron e Anne Gaelle Cuif harpa céltica,Itália

Programa:Clássicos italianos

Palácio Pedro Ernesto

Praça Floriano s/no

Dia 05, às 11h30

Coral Cantada e regência de Bianca Malafaia

Programa: Clássicos brasileiros

Museu de Arte Moderna, MAM

Rua Infante Don Henrique s/no – Centro

Dia 06, às 12h30

Coral Rio em Canto e  regente Marcelo Saldanha

Programa: Clássicos brasileiros

Biblioteca Nacional

Rua México s/n

Dia 8, às 12h30

Coral Strattner

Programa: Clássicos brasileiros

Centro Cultural Banco do Brasil-CCBB

Rua 1º. de Março, 66- 4º. Andar- sala 26

ELIANE COELHO – Belíssimo recital da soprano Eliane Coelho e do pianista Gustavo Carvalho,ontem na Sala Cecília Meireles com um público caloroso e conhecedor do repertório.

A soprano tem total intimidade com o palco, projeta sua bela voz ,aliás com uma extensão invejável, traduzindo o melhor das 9 Lieder de J.Brahms, as 3 Lieder op.22 de E.W.Korngold e do belo Dichterliebe op.48 de R.Schumann, através de sua impecável técnica. Sua concepção e realização foram pontos de altíssimo nível artístico a,além de ser uma figura marcante no palco. Além da expressiva carreira com inúmeras realizações e  sucessos,estava realmente em um dia de glória. Como parceiro de Eliane,na memorável noite o ótimo pianista Gustavo Carvalho,não um acompanhador mas sim,um camerista. Sentimos a falta,porém,em alguns momentos nas execuções das canções de Brahms e nas de Schumann,de uma atenção maior,da parte do pianista, na escuta da respiração da soprano, sobretudo nas entradas,dando a impressão que começava antes da bela voz de Eliane Coelho,pois algumas vezes o que se é ensaiado,acontece diferente no palco.

O BRAVO da coluna pelo recital.

Poesia pura: Quinteto para Piano e Cordas de Robert Schumann