Jornal do Brasil

Sexta-feira, 20 de Abril de 2018 Fundado em 1891
Sol Maior

Colunistas - Sol Maior

Agenda da semana de 7 a 13 de abril

Jornal do Brasil Maria Luiza Nobre

Semana pouco a pouco agitando com ópera em palco consagrado da cidade, concerto em bairro muito aconchegante, a tradicional série de concertos diários e alguns recitais de piano.

Ainda são poucos os enigmas, mas sempre acreditamos que serão muitos em futuro muito próximo. Para alegrar a semana dos leitores, basta clicar na foto aqui abaixo e como sempre escutar o melhor da música clássica. Boa semana!

DOM QUIXOTE – Aópera Dom Quixote de Jules Massenet será a nova atração do Theatro Municipal do Rio de Janeiro,com a participação do Coro e da Orquestra Sinfônica da instituição. A montagem é uma coprodução do TMRJ com o Theatro São Pedro, de São Paulo, a concepção e direção cênica são de Jorge Takla,a cenografia de Nicolas Boni, o figurino de Fábio Namatame, o desenho de luz de Ney Bonfante e a cenografia de Nuria Castejón. A direção musical e a regência são do Maestro Luiz Fernando Malheiro, os solistas convidados são o baixo Gregory Reinhart como Dom Quixote, a mezzo-soprano Luiza Francesconi como Dulcineia, o barítono Eduardo Amir como Sancho Pança, a soprano Roseane Soares no papel de Pedro, a soprano Marianna Lima como Garcias, o tenor Anibal Mancini como Rodriguez e o barítono André Rabello como Juan.

As récitas serão dias 13, 15, 19 e 22 de abril às 20h, com regência de Luiz Fernando Malheiros e dia 17 de abril às 17h com regência de Pedro Messias.

Ingressos e informações: 2332-9191

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Praça Floriano s/n° - Centro

SALA I –  O vencedor do XV Concurso Internacional Tchaikovsky de 2015, pianista Dmitry Masleev, faz recital no dia 10 de abril,às 17h na Sala Cecília Meireles. O artista nascido e criado em Ulan-Ude, cidade siberiana localizada entre o Lago Baikal e a fronteira com a Mongólia, estudou no Conservatório de Moscou e na Academia Internacional de Piano Lago de Como. No programa a Partita nº 1 de J.S.Bach, a Sonata nº2 de R. Schumann a Barcarolle de Schubert-Liszt, o Estudo Transcendental Wilde Jagd de F.Liszt, Chant Elegiaque, Quintuple Waltz, Un poco di Chopin e Scene Dansante de P.I.Tchaikovsky, a Sonata-Reminiszensa de Medtner e a Danse Macabre de Saint-Saens-Liszt-Horowitz.

Ingressos e informações:  2332-9223 e 2332-9224

Sala Cecília Meireles

Largo da Lapa 47

SALA II  - A pianista brasileira Juliana Steinbach faz recital dia 13,às 20h,na Sala Cecília Meireles. Estudou no Conservatório de Paris e para a apresentação na cidade a artista executará a Sonata opus 1 de Alban Berg, a Sonata n.3 opus 58 de Frédéric Chopin, Saudades do Brasil de Darius Milhaud e Ciclo Brasileiro de Heitor Villa-Lobos.

Ingressos e informações:  2332-9223 e 2332-9224

Sala Cecília Meireles

Largo da Lapa 47

NOVA VIDA – A Série Instrumental Nova Vida é um Talk Show apresentada pelo produtor, diretor e músico Teo Lima, um dos maiores sucessos desde sua criação. No primeiro concerto do ano, que será realizado no dia 12, às 19h30,o convidado especial é PAULINHO TROMPETE e também a Banda da Casa, formada por Teo Lima, André Neiva, Humberto Mirabelle, Victor Dutra e Sergio Vieira. O evento é gratuito, o local é de muita paz e para total segurança tem estacionamento no local.

Agendem desde já.

Informações: 2541-0922

Igreja Cristã Nova Vida

Rua General Polidoro 165

JOCY – A coluna aplaude a compositora Jocy de Oliveira pelo título de Doutor Honoris Causa recebido da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DUO – O Duo Santoro, conjunto de violoncelistas formado pelos irmãos gêmeos Paulo e Ricardo Santoro, fará recital no circuito Saideira Musical,da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, no dia 10, às 16h, no Centro Cultura Municipal Laurinda Santos Lobo.

Rua Monte Alegre, 306 - Santa Teresa 

MÚSICA NO MUSEU – Após o grande sucesso do recital do pianista João Carlos Assis Brasil, dono de uma técnica limpa e uma musicalidade extraordinária, um talento e um músico altamente positivo de se ouvir, e uma felicidade de se ver, continua a Série Música no Museu com seus concertos diários, todos com entrada franca.

Hoje, às 12h30, concerto do Coral Strattner, com repertório de Clássicos Brasileiros.

Palácio Pedro Ernesto - Câmara dos Vereadores

Praça Floriano s/no - Centro

Dia 8, às 15h, recital do pianista Ismael Patriota executando obras de Clássicos Brasileiros

Centro Cultural Justiça Federal

Av. Rio Branco no 241 - Centro

Dia 9, às 11h30, concerto do conjunto Flor do Canto e regência de Cacala Carvalho e programa de Musica Vocal Brasileira

Parque das Ruínas

Rua Murtinho Nobre, 169- Santa Teresa

Dia 10, às 11h30, concerto do Coral Cantata e regência de Bianca Malafaia e programa de Clássicos Brasileiros

Museu de Arte Moderna

Av. Infante D. Henrique 85 - Flamengo

Dia 12, às 12h30, apresentação de Patricia Hora, voz e Zé Carlos Santos, violões, guitarra e cavaquinho. Participação especial Rildo Hora Voz, violão de 6 cordas e harmônica (realejo). Teatro SESI

Av. Graça Aranha no. 1 - Centro

Dia 13, às 12h30, recital da pianista Alda Leonor com obras de Carlos Gomes, A. Nepomuceno, A.Napoleão, E. Nazareth Villa-Lobos e Diva

Centro Cultural Banco do Brasil

Rua 1º de Março 66 - Centro - 4º Andar-sala 26

Dica da semana - Sol Maior



Tags: Arte, JB, Luiza, coluna, cultura, maior, música, nobre, sol

Compartilhe: