ASSINE
search button

Agenda: Yamandu na Sala Cecília Meireles

Compartilhar

Semana começa com ótimo violonista em apresentação na cidade, série de concertos quase diários e a grande espera da aberturas das temporadas oficiais das orquestras cariocas e do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A salvação é a Sala Cecília Meireles, grande palco de tradição,há décadas, onde foram realizados os mais importantes concertos e recitais da grande música de câmara,isto porque em seu palco estiveram Karl Richter, Aurèle Nicolet, Jean-Pierre Rampal, Rostropovich, o Trio Beaux Arts, o Quarteto Parrenin,sem falar do inesquecível recital das vozes celestiais do Deller Consort,entre outras maravilhas que os frequentadores do local puderam em seus dias de glória, assistir e compartilhar. A Sala Cecília Meireles é o templo da música de câmara na cidade,isso é definitivo,e estamos aguardando uma expressiva temporada para 2016,sobretudo porque o diretor do local,Jean Louis Steuerman, é um grande pianista e seu bom gosto será,com certeza,seu grande trunfo.

Como sempre clica na foto abaixo e música clássica de alta qualidade para os leitores apreciarem. Boa semana!

YAMANDU COSTA- O festejado violonista Yamandu Costa faz recital na “Série Petrobras Sala Jazz”,hoje, às 20h, na Sala Cecília Meireles, com um programa de obras de vários compositores,entre elas suas obras autorais como Mexidão, Luciana, Choro de Natal, Bem Vindo, Sarará, Samba Pro Rafa, Mangore, El Negro del Blanco. Também no programa Porro de Gentil Montana,Mafuá de Armando Costa,Carinhoso de Pixinguinha e uma Polka Russa que estranhamos não ter o nome do compositor.

Uma informação bem útil, o compositor em domínio público tem nome, tanto é exatamente por essa razão que é sabido quando começa esse período. Para quem não sabe o domínio público é a totalidade ou o conjunto das obras culturais,como obras musicais, livros, artigos e qualquer tipo de situação autoral,que pode ser usado com o livre uso comercial,uma vez que já deixaram de ser direitos patrimoniais tanto dos autores quanto das editoras que representavam seus autores. No entanto são objetos de direitos morais. Cada país tem sua Lei de Direito Autoral,e por essa razão é bem variável o período de início do domínio público de cada autor.

O Direito da Propriedade Intelectual é muito importante conhecer,aliás se uma quantidade maior de pessoas tivessem interesse sobre o assunto muitos problemas já estariam previamente contornados e esclarecidos.

Outra coisa é o folclore em que o compositor pode ser conhecido ou não, independente de estar em domínio público. Por exemplo,um compositor contemporâneo pode escrever uma Polka,que é uma dança popular com sua origem na região da Boêmia,é folclórica sim,mas se for composta por um compositor contemporâneo que ainda é protegido,não está em domínio público. Como exemplo o caso de Villa-Lobos,que não é vivo,mas é um compositor protegido. No caso do Brasil o domínio público começa no dia 1º de janeiro depois da morte do autor.

É importante saber direito autoral, na verdade a coluna sugere que tanto nas escolas quanto nos conservatórios,sejam realizadas palestras,ou seminários sobre direito autoral. O compositor tem o direito autoral que é bem abrangente e o intéprete também tem,que é o direito conexo.

Yamandu é hoje um excelente violonista e a música regional do sul do Brasil influenciou o artista na sua infância e a adolescência, mas seu leque de interpretações abrange outros gêneros como o choro, samba, música clássica e o jazz. Suas gravações com Dominguinhos e Paulo Moura,são notáveis,extensas,além de revelar a virtuosidade e a sensibilidade musical aguçada do músico,que é hoje uma das maiores referências mundiais do violão de sete cordas,o que é sem dúvida um ótimo exemplo para as jovens e futuras gerações.

Ingressos e informações: 2332-9223 e 2332-9224

Sala Cecília Meireles

Largo da Lapa, 47 -  Centro

MÚSICA NO MUSEU – A Série recomeça seus concertos quase diários, todos com entrada franca e sempre lotados.

Hoje,às 15h,recital da pianista Roberta Jordão, executando obras de L.V.Beethoven  e F.Chopin

Centro Cultural Justiça Federal

Av. Rio Branco no 241- Centro

Dia 13,às 17h,recital da pianista Alda Leonor e apresentando um programa de Clássicos Brasileiros

Clube HEBRAICA

Rua das Laranjeiras 346- Laranjeiras

Dia 14, às 11h30, recital da soprano Crislaine Hildebrandt e do pianista Jorge Valdívia. Obras de Alberto Nepomuceno, Lorenzo Fernandez, Jayme Ovalle  e Villa-Lobos.

Museu de Arte Moderna - MAM

Av. Infante D. Henrique 85- Flamengo

Dia 16,às 20 h, recital da violonista Adriana Balleste dedilhando obras de

João Pernambuco, Leo Brouwer, Marco Pereira, Miguel Llobet, Dilermano

Reis, Villa-Lobos e Arthur Verocai.

Iate Clube do Rio de Janeiro

Av. Pasteur, s/no. 

Dia 17,às 12h30,recital de Tania Moura,voz e Maria Luisa Lundberg,piano

No programa obras de J.Brahms, R.Schumann, F.Schubert, G.Fauré, César Franck,G.Puccini, J.Massenet, C.Gounod, A.Nepomuceno, H.Villa-Lobos e R.Marconi.

Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB – sala 26

Rua 1º. de Março 66-4º. Andar sala 26- Centro

Dica da Semana