ASSINE
search button

Agenda: festival internacional, pianista britânico e grande maestro brasileiro

Compartilhar

Semana com emoções com a continuação de festival internacional, visita de um grande pianista britânico e a regência de um também grande maestro brasileiro,excelente Duo e Marionetes. Enigmas voltaram,são poucos,mas que bom que ainda existem. A coluna sempre expressa o sentimento do Rio de Janeiro ser a capital cultural do país,isso porque estão aqui na cidade as sedes das Academias Brasileiras de vários segmentos,as mais importantes instituições culturais do país,da mesma forma que é no Rio de Janeiro que moram ou escolheram para morar a maioria dos artistas mais célebres de todos os tempos. Mais uma vez a coluna lança esse desafio,e com muita convicção é preciso trabalhar para isso se tornar realidade. Como sempre pode clicar na foto abaixo e o melhor da música clássica poderá ser apreciado pelos leitores. Boa semana! 

DOUGLAS – A Orquestra Petrobrás Sinfônica recebe dia 13, às 20h,no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro,o pianista britânico Barry Douglas para ser o solista do próximo concerto da Série Djanira,com regência do maestro brasileiro Isaac Karabtchevsky,atual Regente Titular e Diretor Artístico do conjunto. No programa a Abertura em forma de árvore de Andre Mehmari,o belíssimo e difícil Concerto nº3 em Ré Menor Op.30 de Sergei Rachmaninov e finalizando com a Sinfonia nº2 em Ré Maior Op.73 de Johannes Brahms. O pianista Barry Douglas ficou conhecido do grande público após receber a medalha de ouro no Concurso Internacional de Piano Tchaikovsky em Moscou,em 1986,e desde então faz turnês pelo planeta. Como pianista e regente formou a Camerata Ireland,em 1999,que na verdade é uma orquestra de câmara integrada apenas por músicos irlandeses,além de promover concertos das Séries Internacionais com concertos em Dublin, Londres e Paris. Ingressos e informações: 2332-9191 e 2332-9238.

TAO -  O pianista e compositor americano Conrad Tao,de apenas 21 anos será a atração da Orquestra Sinfônica Brasileira em dois concertos,com regência do maestro Lee Mills. No dia 14, às 16h,o primeiro concerto será no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na Série Turmalina e no programa será executada a estréia na América Latina de Pángü do próprio Tao, além da  Sinfonia nº 1 em Fá Menor Op.10 de Dmitri Shostakovich e o Concerto para Piano e Orquestra em Dó Maior Op.26 de Sergei Prokofiev com Conrad Tao,desta vez,como solista. No dia seguinte,dia 15,às 18h,na Grande Sala da Cidade das Artes,na Série Esmeralda,o mesmo programa poderá ser apreciado. Ingressos e informações: Theatro Municipal do RJ – 2332-9191 e 2332-9005. Cidade das Artes – 4003-2051 e 3325-0102 

VIII RioWindsFestival - O mês de novembro é todo dedicado aos instrumentos de sopros com a realização do VIII Festival Internacional de Sopros,o RioWindsFestival,um projeto da Série Música no Museu criado pelo empresário Sergio da Costa e Silva, com muitos concertos e curadoria do oboísta Harold Emert.A programação da semana,no festival está abaixo. Hoje,às 18h,no Palácio Tiradentes,concerto com a participação dos  oboístas Omar Zoboli ,Gabriele Bressan e Sandro Caldini corne inglês. No programa obras de Fulvio Caldini,Gordon Jacon,Bruno Maderna,O. Zoboli e Johann Wendt. Dia 13,às 15h,no Teatro do  Centro Cultural Justiça Federal mais um concerto do Trio Omar Zoboli,Gabriele Bressan e Sandro Caldini com o mesmo programa acima. Dia 14,às 19h30,na Igreja de São Conrado,concerto do Quarteto do Madrigal do Leme,com Melody Freyburger,soprano e flauta,Marilene Massal,contralto,Anton Steuxner,barítono, e Bernardo Arbex,baixo.  No programa Músicas Sacras de 5 séculos de Dufay, Binchios, Bach, Holst, Teleman,Praetorius,Schubert,Gavaert e Gruber. Dia 15,às 11h30,no Museu de Arte Moderna,apresentação do Grupo Instrumental Carioca: e Isaias Ferreira,saxofone. Programa formado por choros e forrós. Dia 17,às 20h,no Iate Clube do Rio de Janeiro,Scott Pool,fagote, Talis Artist e  Fernanda Canaud, piano. Obras de Bach, Schumann, George Chave, Elaina Katz-Chernin e Dan Cavanagh. Dia 18,às 12h30,no Centro Cultural Banco do Brasil,Sala 26,mais um concerto de Scott Pool,fagote, Talis Artists e Fernanda Canaud,piano Programa Bach,Schumann, George Chave, Elaina Katz-Chernin e Dan Cavanagh. O festival é realizado com entrada franca e para todas as informações: www.musicanomuseu.com.br. 

DUO MILEWSKI – Um super programa serão os shows-concertos para crianças a partir de 3 anos, com muitos momentos alegres na companhia do Duo Milewski,formado pelo excelente violinista polonês Jerzy Milewski e pela também excelente pianista Aleida Schweitzer além das Marionetes de Bruno Descaves. Os concertos acontecerão todos no Auditório do Museu da República,no Catete, dia 12 e 13, com duas sessões às 9h30 e às 13h30. A entrada é franca. Informações: 2127-0324

Dica da semana