ASSINE
search button

Agenda: pianista gaúcho, recital na Serra e Bach

Compartilhar

Semana de calmaria. Todo mundo sabe que é sempre bom uma calma mas quando não se tem opções é triste, sobretudo uma cidade como o Rio de Janeiro precisando de grandes séries de música clássica, de muita música de câmara,durante o ano todo. Alguma coisa é estranha, alguns dias com duas orquestras no palco e outros sem nenhuma, a programação tem que ser uma constante logo no Rio, a cidade da Olimpíada, antiga capital do país, o que está acontecendo por aqui? Em outubro já se pode sentir o decrescendo de opções,o que na verdade somente deveria ocorrer no início de dezembro. De qualquer maneira fica nossa sugestão de uma pequena lista com várias opções de obras para os leitores ouvirem no feriado, com os CDs que os leitores devem ter em suas discotecas,e se não tiver não tem problema,vai ao Youtube e as opções são ótimas. Não esqueçam de clicar na foto abaixo e para relaxar, a surpresa da semana escolhida pela colunista. Boa semana e bom feriado!

PROENÇA – O pianista gaúcho Miguel Proença faz recital hoje,às 20h,na Sala Cecília Meireles,como parte do Projeto Piano Brasil,após ter se apresentado esse ano por 14 cidades brasileiras,o Rio de Janeiro será o final de uma turnê onde a parte educacional foi lembrada através das masters classes que o pianista deu em todas as cidades,além dos 15 ensaios abertos destinados à rede púbçica de ensino,onde é distribuída uma cartilha gratuita,criada especialmente para o projeto,voltada à iniciação à música erudita brasileira.

O interessante é que o Projeto Piano Brasil VII, tem como contrapartida,a ação de que todos os serviços e fornecedores contratados para a execução do projeto são de pequenos empresários locais e todo o lixo produzido durante os recitais será destinado à reciclagem.Recipientes de coleta seletiva são disponibilizados no foyer dos teatros,e os resíduos resultantes dessa ação direcionados a uma cooperativa local de reciclagem.Outra questão abordada no projeto é a acessibilidade,com todos os recitais realizados em teatros com acessos para deficientes físicos,como rampa e elevadores,assistentes,além de assentos especiais reservados aos que necessitam,no caso os cadeirantes. E finalmente a grande novidade é a reedição da coletânea Piano Brasileiro,lançada em 2005 e dez anos mais tarde com nova tiragem. Foi precisamente essa coletânea que deu origem ao Projeto Piano Brasil,e nas gravações feitas por Proença,figuram o que mais de expressivo existem na composição brasileira,e conta com obras de Villa-Lobos, Marlos Nobre, Lorenzo Fernandez, Camargo Guarnieri, Natho Henn,Ernesto Nazareth,Edino Krieger,Guerra Peixe,Fructuoso Vianna, Radamés Gnattali,Araújo Vianna,Paulo Guedes e L. M. Gottschalk.

No programa de hoje, a Dança dos Espíritos Abençoados de Glück, Quatro Peças Líricas Op.13 de Alberto Nepomuceno, Três Prelúdios de Debussy,e L’Isle Joyeuse do mesmo autor. Completam o programa Três Cirandas e a Valsa da Dor de Villa-Lobos, Duas Valsas de Ernesto Nazareth,finalizando com a Sonata Op.58 em Si menor de Chopin. Ingressos e informações: 2332-9223 e 2332-9160

PETRÓPOLIS – Para quem subir a serra de Petrópolis um excelente programa é o recital do Quarteto Guanabara e a pianista Patrícia Glatz no dia 31,às 17h,no Theatro Dom Pedro. O Quarteto Guanabara, um dos mais tradicionais conjunto de música de câmara,era formado originalmente pela saudosa violinista Mariuccia Iacovino,o violista Frederick Stephany,o violoncelista Iberê Gomes Grosso e o pianista Arnaldo Estrela. A formação depois teve o violoncelista Márcio Malard no lugar de Iberê,com a morte do pianista Arnaldo Estrella veio o pianista Luis Medalha e a última formação do conjunto foi com a violinista Mariuccia Iacovino,o violista Frederick Stephany,o violoncelista Marcio Malard e a pianista Maria Luiza Corker. Após a morte de Mariuccia nova trajetória e o conjunto agora tem nova formação,somente com instrumentistas de cordas, com os violinistas Daniel Guedes e Maressa Portilho,o violista Daniel Albuquerque e o violoncelista Marcio Malard. Informações e ingressos: (24) 2235-3833

BACH -A Cia.Bachiana Brasileira tem concerto marcado no dia 1º de novembro,às 17h,na Sala Cecília Meireles,com regência do maestro Ricardo Rocha.O programa terá obras de Bach e Haendel . Ingressos e informações: 2332-9223 e 2332-9160 

MUSICA NO MUSEU – Hoje às 12h30,na Casa de Rui Barbosa,apresentação de Anisio Lemos e parceiros com programa Jóias da Música Brasileira. Dia 30,às 12h30,no Museu Histórico Nacional, concerto do Coral da CEPEL e  direção Crismarie Hackenberg com programa de clássicos brasileiros. Dia 31,às 18h, no Palacio São Clemente-Consulado de Portugal, poetisa Lucia Regina de Lucena e  Coro Dannemman. Os concertos são com entrada franca.

SOPROS - O mês de novembro marca o início das comemorações dos 18 anos do projeto Música no Museu  com a realização do VIII Festival Internacional de Sopros-RioWindsFestival,seguindo o sucesso do Festival Internacional de Harpas.

O Curador do Festival,oboísta-compositor Harold Emert,teve como fonte de inspiração os Festivais Anuais do International Double Reed Society, e participante em 5 versões entre elas Buenos Aires,na Argentina e em Melbourne,na Austrália. Para ele,o Rio de Janeiro é uma cidade aberta para novidades e espera que,com este Festival,comece um novo ciclo,para os instrumentos de palheta dupla, oboé e fagote,e sopros em geral,ao lado do já vitorioso RioHarpFestival.

Serão 27 concertos no Rio de Janeiro,além de 5 em São Paulo,1 em Porto Alegre e, assim, totalizando 33 eventos no mês. Começando o mês de novembro com o pé direito,já no dia 1º,às 11h30,no Museu de Arte Moderna,o MAM, recital do flautista Afonso Oliveira e pianista e Miriam Grosman,com programa Telemann, Debussy e Beethoven.

Dia 3,às 15h,na Biblioteca Parque,concerto e lançamento do CD do Quinteto Lorenzo Fernandez com programa de clássicos brasileiros.

Dia 4,às 12h30,no Centro Cultural Banco do Brasil, recital de Lincoln Sena,flauta transversa e Maria Luisa Lundberg,piano,com obras de Bach, Gaubert, Enesco e Schumann.Todos os concertos do festival são com entrada franca.

OBRAS –Abaixo uma sugestão de lista de obras para os leitores no feriado

Bach – Concertos de Brandenburgo

Vivaldi –As Quatro Estações; Concertos para flauta e Orquestra de Câmara

Schumann – Sinfonias nº 3 e 4

Brahms – Trios, Quartetos e Quinteto com piano

Beethoven – Trios e Quartetos

Dica da Semana