ASSINE
search button

Mullova e Labèque  e Zukerman no Rio

Compartilhar

Semana trepidante, até que enfim, o Rio de Janeiro recebe dois grandes violinistas e uma pianista que são estrelas,Dia das Crianças celebrado com vários concertos,uma violoncelista,orquestra brasileira importante visita a cidade e a série diária dando oportunidade aos artistas que procuram um palco generoso para seus começos de carreira. Os enigmas são ótimos dedecifrar,mas para tanta expectativa vale a pena descobrir tudo,e como sempre pode clicar na foto abaixo e ouvir o os grandes artistas da música clássica sempre escolhidos pela colunista. Boa semana!

MULLOVA E LABÈQUE – Pela primeira vez nos palcos brasileiros,duas grandes artistas,a violinista ucraniana Viktoria Mullova e a pianista francesa Kátia Labèque,sobem ao palco doTheatro Municipal do Rio de Janeiro para um recital hoje,às 20h,encerrando a Série de Concertos Internacionais de Dell’Arte. As duas artistas são aclamadas pela crítica especializada e para a tão esperada e única noite no Rio de Janeiro escolheram um programa belíssimo e muito especial onde foram selecionadas a Sonata nº 35 em Lá Maior K-526 para violino e piano deW.A.Mozart, a Sonata para violino e piano nº1 em Lá Menor Op.105 de Robert Schumann e a Sonata nº2 para violino e piano de Maurice Ravel.

A violinista Viktoria Mullova estudou no Conservatório de Moscou e despertou a atenção internacional em 1980,quando ganhou o primeiro prêmio do Concurso Sibelius em Helsinque e a Medalha de Ouro no Concurso Tchaikovsky de 1982 em Moscou.Um ano depois,desertou da União Soviética para o Ocidente e após esse marco em sua vida passou a atuar com as principais orquestras e regentes do mundo, da mesma forma que passou a ser artista constante nos mais importantes festivais internacionais de música clássica. Na atualidade é altamente respeitada por sua integridade musical e sua excepcional versatilidade,além de que Viktoria tem uma inegável afinidade com o mundo e a obra de J.S.Bach,compositor que ocupa,sem dúvida,um papel importante em seu catálogo,já tendo realizado a gravação de toda sua obra,tendo inclusive recebido prêmios pelas referidas gravações. A música contemporânea também faz parte de suas escolhas,e em 2000, teve arranjos de jazz e pop especialmente feitos para ela por Matthew Barley. Seu segundo álbum,The Peasant Girl,foi a continuação da nova experiência,que a levou em turnês mundo afora com o conjunto de Matthew Barley. É uma artista versátil,pois tanto Bach e os clássicos quanto o jazz no século XX,convivem bem nos dedos da consagrada artista,da mesma forma que visitando suas raízes ucranianas,explorou também a influência da música cigana. Seu projeto mais recente, “Stradivarius in Rio” é inspirado por seu amor pelas canções brasileiras e compositores como Antônio Carlos Jobim, Caetano Veloso e Cláudio Nucci. Um CD homônimo foi entusiasticamente recebido, o que ocasionou a apresentação do projeto por toda a Europa. A rica diversidade musical foi comemorada em várias residências artísticas de alto nível, e na atual temporada ela é artista residente em Lille. Com sua expressiva discografia, Mullova fez também a gravação dos Concertos de Vivaldi com Il Giardino Armonico,regida por Giovanni Antonini,que conquistou o “Diapason d’Or” do ano de 2005 assim como seus registros com as Sonatas Op. 12,nº 3 eKreutzer, de Beethoven com o pianista Kristian Bezuidenhout foram mais um sucesso nos palcos.Como todos sabem que a colunista adora umStradivarius,descobri que Viktoria toca em seu Stradivarius “Jules Falk” de 1723 e em um violino Guadagnini, restando apenas saber qual será o escolhido para o palco do TheatroMunicipal esta noite.

A pianista Katia Labèque é muito aclamada sobretudo por formar o Duo Labèque criado em 2001,com sua irmã Marielle,com quem,inclusive,estará se apresentando no Walt Disney Hall deLos Angeles,na estréia mundial do novo concerto escrito para elas por Philip Glass,com a Orquestra Filarmônica de Los Angeles. Kátia também é muito eclética na escolha do ser repertório que vai desde J.S.Bach até os contemporâneos. Sua carreira internacional é de sucesso e a paixão pela nova música fez com que a artista fizesse parte do grupo de JohnMcLaughin e de sua turnê mundial,da mesma forma com que ela colabora com Sting, Herbie Hancock e Chick Corea, Gonzalo Rubalcaba e David Chalmin. As irmãs Kátia e Marielle Labèque também lançaram a Fundação KML,onde fazem pesquisas e desenvolvem o repertório para dois  pianos com artistas de todas as áreas,www.fondazionekml.com. Ingressos e informações: 2332-9191

ZUKERMAN – A Orquestra Sinfônica Brasileira recebe o violoncelista Pinchas Zukerman e a violoncelista Amanda Forsyth,dia 3,às 20h, na Grande Sala da Cidade das Artes,na Série Safira,quando Zukerman será o regente e solista da orquestra,e terá outra convidada como solista,a violoncelista Amanda Forsyth.Um dado muito romântico é que Pinchas e Amanda formam um casal na vida e na música e estão juntos há 14 anos,tendo se encontrado na NationalArts Centre Orchestra,no Canadá, onde ele era regente e ela segue ainda como violoncelista principal. O novo casal viaja pelo mundo fazendo apresentações com o Zukerman ChamberPlayers, que é um conjunto de câmara de renome mundial dirigido pelo violinista. No programa a “Abertura A Flauta Mágica” KV 620 de.Mozart,  “Da Floresta da Boêmia Op. 68 V. Bosque Silencioso para violoncelo e orquestra”de Dvorak, o “Adágio sobre Melodias Célticas”,de Max Bruch tendo como solista Amanda Forsyth,o “Concerto para violino nº 3 em Sol maior KV 216” de W.A.Mozart, tendo Zukerman como regente e solista. A “Sinfonia nº 8 em Sol maior Op. 88” de A.Dvorak encerra o programa tendo o violinista como regente.Para Pablo Castellar,diretor artístico do conjunto,"Ter o Zukerman em nossa temporada é um motivo de muito orgulho para todos nós. Sua versatilidade é única, além de violinista e regente é considerado uma lenda viva entre os grandes violinistas atuantes.Sua sonoridade é singular nos dias de hoje,algo que só encontraríamos nas apresentações de nomes como Yehudi Menuhin ou Jascha Heifetz. É a maturidade em plena forma.Um músico em sua fase áurea. Um artista que imprime sua capacidade técnica agregada à uma personalidade grandiosa conquistada ao longo de tantos anos de glória”.

O violinista e regente Pinchas Zukerman nasceu em Tel-Aviv,Israel,e com quatorze anos foi para os Estados Unidos onde estudou na célebre Juilliard School e tem uma carreira de mais de quatro décadas com seu nome altamente reconhecido e respeitado no circuito internacional tanto como violinista,regente quanto um extraordinário pedagogo. Há dezesseis anos é o diretor musical da Orquestra do National Arts Centre, em Ottawa,e há seis anos é o principal regente convidado da Royal Philharmonic de Londres. Como professor ensina na Manhattan School ofMusic,em Nova Iorque,onde desenvolve um excelente programa de masterclasses,que leva o seu nome,e que proporciona o ensino da música através de performances com o uso de tecnologias,através da web. Tem um catálogo de gravações invejável e por duas vêzes ganhou o Grammy.

A violoncelista Amanda Forsyth nasceu na África do Sul e ainda criança foi para oCanadá,também fez seus estudos na Juilliard School de Nova Iorque,sendo desde 1998,violoncelo solo da Orquestra do National Arts Centre no Canadá.Com o ZukermanChamber Players,participou de vários festivais internacionais de música. Ingressos e informações: 3325-0102.

OPES – A Orquestra Petrobras Sinfônica faz importante celebração na semana das crianças com o novo arranjo de A Arca de Noé, de Vinicius de Moraes e versão criada pelo arranjador Mateus Freire, o conjunto fará apresentações em dois fins de semana,na Sala Cecília Meireles e no Espaço Tom Jobim. O arranjador e violinista paraibano Mateus Freire teve a encomenda os arranjos inéditos para 15 histórias do clássico infantil,último projeto artístico do Poetinha e que ganhou vida nos anos 80,especialmente nas vozes de Chico Buarque e Elis Regina. Os concertos serão dia 3 às 16h e dia 4,às 11h na Sala Cecília Meireles. Nos dias 10 às 16h e 11 às 11h,os concertos serão realizados no Espaço Tom Jobim, dentro do parque Jardim Botânico. Todas as apresentações terão a participação da soprano Juliana Franco,do barítono e ator Sandro Christopher e todos serão dirigidos pelo violinista e regente Felipe Prazeres,que já aos 14 anos atuava como solista frente à Orquestra Petrobras Sinfônica,da qual é spalla desde 2001 e Regente Assistente desde 2013. Graduado pela UniRio,sob orientação de Paulo Bosísio,fez seu pós-graduação na Academia de Santa Cecilia,em Roma,na classe de Domenico Nordio.

Ingressos e informações: Sala Cecília Meireles – 2332-9223 Espaço Tom Jobim – 2274-7012

OSESP – A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo,OSESP, visita a cidade fazendo concerto no domingo,dia 4,às 17h,no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com um programa Brahms onde poderão ser ouvidas a Sinfonia nº3 em Fá Maior Op.90 e a Sinfonia nº4 em Mi Menor Op.98 com a regente Marin Alsop,titular do conjunto. Ingressos e informações: 2332-9191

MÚSICA NO MUSEU -  A série apresenta hoje,às 12h30,no Museu Nacional de Belas Artes,a pianista Fernanda Cruz,com obras de Scriabin, Schumann e Chopin.Dia 2,às 12h30,no Centro Cultural Light,recital de teclado com Alefy Santos,obras de Bach,Mozart,Beethoven,e Liszt.Dia 3,às 13h30,no Parque das Ruínas, recital do violinista Cedmon Alves,e clássicos brasileiros. Dia4,às 11h30, no Museu de  Arte Moderna,recital da pianista Ana Maria Brandão,com programa Bach, Carlos Gomes, Pe.José Maurício, Chiquinha Gonzaga e Chopin.Dia 5,às 12h30,na Biblioteca Nacional,Coral da Eletrobrás e direção de Crismarie Hackenberg com clássicos brasileiros. Dia 6,às 12h30 no Museu da República,pianista Evan Megaro e programa Chopin, Ravel e Octavio Maul.Dia 7,às 12h30,no Centro Cultural Banco do Brasil,Rebecca de Almeida,voz e piano e Blake Hansen piano,programa Mozart,Vivaldi,Saint-Saens e Tchaikovsky. Entrada franca 

Dica da semana