ASSINE
search button

Agenda: estrelas do violino chegam ao Rio; ópera ao vivo no cinema e no teatro

Compartilhar

Semana com a prata da casa brilhando e aquecendo os dias da próxima semana, quando duas estrelas do violino chegarão ao Rio de Janeiro para concertos. 

Pianista que chegou de turnê na Europa faz recital em palácio na cidade, a eterna série diária de concertos, oportunidade de fazer um expressivo aperfeiçoamento com grande professora de canto, ópera ao vivo no cinema e no teatro e, para aliviar a tensão atual ? Clica na foto abaixo e com o começo da nova estação, o melhor da música clássica, escolhida pela colunista para os leitores, poderá ser apreciada. 

Agradeço os emails que chegam de várias partes do mundo gostando de saber das novidades da cidade, através da Sol Maior. Boa semana para todos!

ELIANE 

Uma das mais importantes cantoras brasileiras, a soprano Eliane Sampaio, que fez seus estudos de aperfeiçoamento na Alemanha, Professora de Notório Saber da UNI-Rio, membro de Júris Internacionais de Canto, Acadêmica Titular da Academia Nacional de Música, Sócia-Fundadora da Associação Brasileira de Canto, dará masters classes em canto e música de câmara no Rio de Janeiro, no dia 7 de outubro, das 15h às 17h, no Auditório Villa-Lobos Academia Lorenzo Fernândez, na Rua da Lapa, 120, 7ª andar. Os candidatos deverão preencher formulário com dados dos documentos e escolaridade, assim como enviar uma semana antes cópia das partituras das obras que serão apresentadas. O candidato que não apresentar a cópia dentro desse prazo poderá participar da aula. É necessário apresentar comprovante da taxa de inscrição no valor de R$ 20,00 efetuado no Banco Bradesco, agência: 0469-3, e conta corrente nº  0002934. Os alunos da Academia Lorenzo Fernândez estão isentos da taxa de inscrição. Será dado material de apontamento e certificado de participação.

ÓPERA I 

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta a ópera Don Pasquale do compositor italiano Gaetano Donizetti, ópera bufa com libreto de Giovanni Ruffini e com a montagem original da associação argentina Buenos Aires Lírica. Serão cinco récitas com o Coro e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, no elenco o barítono Sandro Christopher, no papel de Don Pasquale,a soprano Ludmilla Bauerfeldt como Norina, o tenor Luciano Botelho como Ernesto, o barítono Homero Velho no papel Malatesta e o baixo Murilo Neves como Notário. A concepção e a direção cênica são de André Heller-Lopes e a direção musical e a regência do maestro Silvio Viegas.

O maestro André Cardoso elaborou a programação artística do Theatro Municipal, e  destaca que “É um dos mais divertidos títulos da ópera bufa italiana. Não pode faltar na programação do Theatro Municipal”.

Já para a concepção desta montagem, o diretor André Heller-Lopes retorna às raízes da ópera bufa italiana,onde poderão ser vistas as máscaras que caracterizam os personagens típicos da comédia dell’arte, misturando elementos de cenografia barroca com figurinos inspirados na versão original da ópera do século 19. Os cenários são de Daniela Taiana,o  desenho de luz de Gonzalo Córdova e Fábio Retti presta homenagem a outro ícone do barroco italiano, o Teatro Lírico de Vicenza. Os figurinos são de Sofia Di Nunzio e fazem uma delicada reconstituição de época capaz de transportar o espectador para uma viagem ao tempo de dois séculos atrás.

Na definição de Heller-Lopes “é um espetáculo inusitadamente moderno". "Se a estética é ‘clássica’, a leitura é totalmente nova, original. Nunca se viu Don Pasquale à luz da Commedia. Acho que essa sintonia, essa poesia, nasceu de uma grande harmonia entre os figurinos,os cenários e a iluminação. Resolvemos ‘reinventar’o moderno, por assim dizer. Propor ao público uma viagem pela mágica do teatro. É uma pequena grande joia, como um Fabergé. É motivo de especial felicidade para mim abrir essa nova temporada e fazê-lo com uma parceria entre óperas da América Latina”.

Como sempre, haverá uma palestra grátis sobre a obra, realizada somente no último dia da temporada, dia 30 de setembro, às 18h30, no Teatro B, no Prédio Anexo do TM, proferida por Alessandra Vannucci, doutora em Letras pela PUC-Rio e professora adjunta da Escola de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da UFRJ. Os interessados deverão fazer inscrição pelo e-mail [email protected].

As récitas serão dias 25, 26, 29 e 30 de setembro, às 20h, e 27 de setembro, às 17h, no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Ingressos e informações: 2332-9191

 

ÓPERA II

Para os amantes do canto, principalmente da ópera,a Rede Cinemark exibe,ao vivo, diretamente da Royal Opera House a ópera William Tell, Guilherme Tell, de Rossini, com apresentações em circuito nacional, nos dias 24, às 18h30; 26, às 12h30; 27, às 15h30; e 29, às 18h30. No Rio de Janeiro os cinemas da rede serão o Botafogo Praia Shopping,o Downtown e o Village Mall. No elenco o barítono canadense Gerald Finley, a soprano sueca Malin Byström e o tenor norte-americano John Osborn, direção de Damiano Michieletto, regência de Antonio Pappano e Coro e Orquestra da Royal Opera House de Londres.

Ingressos e informações: www.cinemark.com.br

 

LICIA

A festejada pianista Licia Lucas, atual Presidente da Academia Nacional de Música, chegou esta semana de uma vitoriosa na Série Música no Museu Internacional, no Palácio Foz, em Lisboa, e na Biblioteca Joanina, em Coimbra, em Portugal, e na Embaixada do Brasil na Alemanha, e fará o recital do próximo dia 26, às 18h, no Palácio São Clemente. O concerto será com entrada franca.

 

MÚSICA NO MUSEU

Dia 25, às 12h30, no Museu Histórico Nacional, concerto do Estudio Vocal Universitario, de Mendoza, Argentina, com regência de Guido Vacca e programa de clássicos latinoamericanos.

Dia 26, às 18h, no Palácio S. Clemente - Consulado de Portugal, recital da pianista Lícia Lucas, executando páginas de Brahms,Schumann,Liszr e Gottschalk.

Dia 27, dois concertos, às 11h30, no Museu de Arte Moderna, recital de música de câmara, pianista Paulo Francisco Paes e clarinetista Batista Júnior. Obras de  Bach e Chopin. E às 16h, no Museu Ciência e Vida, em Duque de Caxias, apresentando o Sarau "O encanto da canção brasileira", com o Grupo de música da Faetec e direção geral de Jonas Maia.

Dia 29, às 18h, no Museu do Exército, no Forte de Copacabana, tecladista Newton Nazareth, com programa Carlos Gomes, Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga.

Dia 30, às 12h30, no Centro Cultural do Banco Brasil no Teatro II, recital das pianistas Adriana Kellner, Fernanda Cruz, Mônica Kudiess e Maria Helena de Andrade.

Todos os concertos da série são realizados com entrada franca.

DICA DA SEMANA:  As Quatro Estações de Vivaldi