ASSINE
search button

Agenda:  violoncelista Antonio Meneses e sugestão de lista de obras para leitores 

Compartilhar

Semana bem calorosa recebendo um dos maiores violoncelistas do planeta,um brasileiro. Quinteto de metais,coisa rara na programação, série diária de concertos e sugestão de lista de obras para os leitores ouvirem no final de semana prolongado com o feriado. Como sempre os enigmas hoje são bem fáceis de descobrir,mas mesmo assim,a coluna conta tudo e o melhor,basta clicar na foto abaixo e sempre o melhor da música clássica está à disposição dos leitores para o relax. Boa semana! 

MENESES – O violoncelista pernambucano Antonio Meneses é a estrela máxima da semana,visitando a cidade para duas apresentações com a Orquestra Petrobrás Sinfônica e dividindo o palco com o maestro Felipe Prazeres na Série “OPES na Sala”. Os concertos são hoje às 20h e amanhã também às 20h,na Sala Cecília Meireles e no belíssimo programa o Concerto Grosso em Ré Menor Op. 3 nº 11 de Antonio Vivaldi, o Concerto para Violoncelo em Dó Maior, Hob. Vllb:1de  Franz Joseph Haydn e o Andante Cantabile para Violoncelo Solo e Orquestra de Cordas e a Serenata para Cordas em Dó Maior Op. 48 de Piotr Ilitch Tchaikovsky. A coluna descobriu que Meneses tocará com um violoncelo Matteo Goffiller do ano 1710! O violoncelista Antonio Meneses estudou com Antonio Janigro em Düsseldorf e mais tarde em Stuttgart e entre os importantes prêmios que ganhou estão o 1º Prêmio no Concurso Internacional ARD de Munique em 1977 e em 1982 o cobiçado 1º Prêmio e Medalha de Ouro no Concurso Tchaikovsky de Moscou,que certamente abriu as portas de sua carreira internacional. Solista sempre convidado de célebres orquestras como a Filarmônica de Berlim, Sinfônica de Londres, Sinfônica da BBC, Concertgebouw de Amsterdam, Sinfônica de Viena, Filarmônica Checa, Filarmônica de Moscou, Filarmônica de São Petersburgo, Filarmônica de Israel,Orchestre de la Suisse Romande, Rádio da Baviera, Filarmônica de Nova Iorque, National Symphony Orchestra de Washington D.C. e a Sinfônica NHK de Tóquio, entre tantas outras atuou sob a regência de Herbert von Karajan, Riccardo Muti, Mariss Jansons, Claudio Abbado, André Previn, Andrew Davis, Semion Bychkov, Herbert Blomstedt, Gerd Albrecht,Yuri Temirkanov,Kurt Sanderling,Neeme Järvi, Riccardo Chailly, Mstislav Rostropovich e Vladimir Spivakov. Sua presença também é assídua nos mais importantes festivais de música como o Festival Pablo Casals em Porto Rico, Salzburgo, Lucerna, Viena, Berlim,Festival Primavera de Praga, e Colmar no festival de Vladimir Spivakov na França. Além de desenvolver uma brilhante carreira como solista, é um camerista vibrante tendo feito parte da última formação do  célebre Trio Beaux Arts e na atualidade é professor titular de violoncelo na Hochschule der Künste de Berna na Suíça. Ingressos e informações: 2332-9223 

QUINTETO – Continua a Série OPES de Câmara no próximo dia 9,em dois horários,às 12h30 e 18h30,no Espaço Guiomar Novaes,na Sala Cecília Meireles com a apresentação do Quinteto de Metais da Orquestra Petrobras Sinfônica. O conjunto é formado pelos trompetistas Nelson Oliveira e Vinícius Lugon, trombonista João Luiz Areias,trompista Josué Silva e Eliezer Rodrigues,tuba. No programa Vienna Philharmonic Fanfare de Richard Strauss, a Entrada dos convidados da ópera Tannhäuser de Richard Wagner, a Canzon Quarta  de Giovanni Gabrieli, Kraken de Chris Hazell, a Circus Suite de Barbara Tate, Folha Morta de Ary Barroso, Abandonado  de Sebastião Gonçalves,Adios Muchachos de Julio Sanders,The Nompareil de Scott Joplin e The Liberty Bell de John Philip Sousa. Ingressos e informações: 2332-9223 

MIS – O Museu da Imagem e do Som comemorou em grande estilo,ontem,seus 50 anos de criação e existência,com uma cerimônia grandiosa no palco da Sala Cecília Meireles.Foram agraciados com a Medalha Comemorativa do Cinqüentenário,lançada pela Casa da Moeda, figuras representativas assim como nomes que contribuíram diretamente para o sucesso da instituição. No palco recebendo os aplausos Fernanda Montenegro, Ricardo Cravo Albin e Maria Eugenia Stein ex-diretores do MIS, Paulinho da Viola, Zuenir Ventura, Ruy Castro, Cacá Diegues entre outros. Vida longa ao MIS com a nova mudança para a praia de Copacabana. 

SCRIABIN – Começou ontem,no Espaço Guiomar Novaes,na Sala Cecília Meireles,o Ciclo Scriabin,brilhantemente pelas mãos do pianista Patrick Rodrigues emocionando com um som bem projetado e uma técnica limpa e muito bem trabalhada. Ainda a presença do pianista João Elias,ambos trabalhando sua arte com a professora Myrian Dauelsberg. 

MUSICA NO MUSEU – A série apresenta hoje, às 12h30, no Centro Cultural Light,recital do pianista Marcos Leite com obras de Alberto Nepomuceno, Arnaldo Rebello, Lindalva Cruz e Ernesto Nazareth. Dia 5,às 11h30,no Parque das Ruínas, o piano eletrônico de Newton Nazareth com programa Ernesto Nazareth. Dia 6,às 11h30,o tradicional recital no  Museu de Arte Moderna, MAM,apresentando o pianista Ricardo Mac Cord, executando obras de clássicos internacionais. Dia 8,às 15h,na Biblioteca Parque, recital do pianista Ismael Patriota com obras de Beethoven e Francisco Braga. Dia 09 às 12h30,no Centro Cultural do Banco do Brasil recital da pianista Maria Helena de Andrade,com programa Beethoven, Chopin e Scriabin. 

LISTA – A colunista sugere uma pequena lista de obras para serem ouvidas no final de semana prolongado,na serra,na praia,na cidade,em qualquer lugar,o importante é ouvir música clássica. 

BACH – Concertos para 1,2, 3 e 4 pianos 

BEETHOVEN – Trios para piano,violino e violoncelo

                            Sonatas para violoncelo e piano 

BRAHMS – Sonatas para violino e piano

                     Sonatas para violoncelo e piano

                     Quartetos para piano,violino,viola e violoncelo 

MOZART – Concertos para piano e orquestra 

RACHMANINOV – Sonata para violoncelo e piano 

RAVEL – Trio para piano,violino e violoncelo 

VIVALDI – Concertos para violino e cordas

                     Concertos para flauta e cordas

Dica da semana: Lang Lang fazendo Música de Câmara