ASSINE
search button

Agenda: quarteto importante, orquestra com talentoso pianista e coro no palco

Compartilhar

Semana como a coluna vibra, com várias opções. Quarteto importante no Rio, orquestra festejando com talentoso pianista, coro no palco, música de câmara, CD novo, é tão bom poder divulgar vários eventos, mesmo que ainda sejam poucos para a cidade maravilhosa, a eterna capital cultural do país. A coluna adora um enigma, mas também revela todos e, melhor ainda, o leitor pode montar sua agenda ouvindo sempre o melhor da música clássica escolhida especialmente para o relaxamento semanal. Boa semana! 

TAKÁCS – Hoje é o dia do recital tão esperado do importante Quarteto Takács, às 20h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro,com o atual grupo formado pelos violinistas  Edward Dusinberre  e  Károly Schranz,a violista Geraldine Walther e o violoncelista András Fejér.

Na verdade o Quarteto Takács teve a sua formação original exatamente,em 1975,na Academia Franz Liszt de Budapeste,por Gabor Takács-Nagy, Károly Schranz,Gabor Ormai e András Fejér,quando eram ainda estudantes obtendo logo em 1977,o Primeiro Prêmio e o Prêmio da Crítica no Concurso Internacional de Quartetos de Cordas em Evian,na França. Já em sua turnê americana,em 1982,o violinista Edward Dusinberre juntou-se ao Quarteto,em 1993,e o violista Roger Tapping,em 1995.A violista Geraldine Walther substituiu Roger em 2005. Os músicos que integram a atual formação são muito conhecidos no cenário internacional e a interação entre as quatro personalidades tão distintas formou,portanto,um dos mais importantes conjuntos de câmara da atualidade.

Para o programa da noite de hoje serão ouvidos o “Quarteto em Dó maior, op. 74, nº 1, Hob.III.7” de Haydn,o “Quarteto Nº 4,Sz. 91”,de Bartók e o “Quarteto Nº 14 em Ré menor, D. 810 – “A Morte e a Donzela”, de Schubert. Ingressos e informações: 2332-9191

CAROL – A pianista Carol Murta Ribeiro com a agenda lotada neste agosto que se inicia.Logo dia 7,às 19h, fará o lançamento do eu mais recente CD na Livraria Cultura no Shopping Fashion Mall em São Conrado com noite de autógrafos em prol da Paróquia de São Conrado. Dia 12 de agosto,às 19h,será a vez do  Recital "Um piano à luz de velas" na Igreja do Outeiro da Glória,durante as Festividades da Padroeira Nossa Senhora da Glória do Outeiro. Toda a venda dos CDs será destinada ao Ambulatório da Imperial Irmandade da Glória do Outeiro. E dia 16 de setembro,às 18h30,Recital Beneficente para a ABATERJ, na Sala Multiuso do Antigo Palácio do Centro Cultural do Poder Judiciário. A venda dos CDs será em prol das obras sociais da ABATERJ (Associação Beneficente dos Amigos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro), associação da qual a pianista foi presidente em 2007/2008.

 OSB – A Orquestra Sinfônica Brasileira celebra seus 75 anos com um concerto especial da Série Ametista, no dia 8,às 20h,no Theatro Municipal do Rio de Janeiro com a regência do maestro Roberto Minczuk,regente titular do conjunto e como convidado especial o pianista Arnaldo Cohen. Alguns dados interessantes,L.V.Beethoven é o compositor mais executado nesses 75 anos de orquestra e segundo  Pablo Castellar,diretor artístico da OSB,foi ouvido 1200 vêzes,da mesma forma que o Concerto para piano nº5 do mesmo compositor lidera a lista da escolha dos pianistas. Arnaldo Cohen,tão querido da coluna,é também exímio violinista e foi revelado pela OSB aos 14 anos,venceu o Prêmio Busoni,na Itália,em 1972,e entre seus vários sucessos foi aclamado no Concertgebouw de Amsterdã executando o Divertimento do compositor Marlos Nobre. Após uma longa estada em Londres,atualmente reside nos EUA,onde leciona piano na Universidade de Indiana,em Bloomington. No programa as “Variações Temporais – Beethoven Revisitado” de Ronaldo Miranda,o Concerto para piano nº 5 em Mi bemol maior Op.73,  Imperador de L.V.Beethoven e a Sinfonia nº 3 em Mi bemol maior, Op.55, Heróica do mesmo gênio de Bonn. Mais uma novidade o concerto será transmitido ao vivo através do hotsite aovivo.osb.com.br. Ingressos e informações: 2332-9191 e 2332-9005 

CD – ODuo Barrenechea formado pelo flautista Sergio e pela pianista Lúcia,todos Barrenechea,um casal no palco e na vida real,lançam o DVD e CD comemorando os 25 anos de carreira executando peças de compositores brasileiros em especial as Três Peças de Francisco Mignone.

OPORTUNIDADE I – Ótima e rara oportunidade,atenção alunos de 12 a 20 anos,vindos de escolas de música ou projetos sociais poderão participar das audições da Academia Juvenil da OPES,que será realizada no próximo dia 22,das 10h às 16h,na Fundação Progresso.Formulários e maiores informações no site www.petrobrasinfonica.com.br  

OPORTUNIDADE II – De 09 a 13 de agosto ,no Cine Arte UFF e Teatro da UFF,em Icaraí,será realizado o III Encontro Brasileiro de Trompistas. Informações no blog: encontrobrasileirodetrompistas.blogspot.com.br/ 

THEATRO – O Coro e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro estarão no palco,dia 7,às 20h,para a realização do primeiro dos três concertos corais sinfônicos programados para agosto,tendo no programa a Abertura Rosamunda D.797,de Franz Schubert,a Sinfonia nº 35 em Ré Maior K385 "Haffner",de  Wolfgang Amadeus Mozart,e o Te Deum para solistas,coro e orquestra,de Anton Bruckner. A apresentação terá como solistas a soprano Flávia Fernandes,a mezzo-soprano Lara Cavalcanti,o tenor Geilson Santos e o baixo Maurício Luz,sob a regência do Maestro Silvio Viegas. Ingressos e informações: 2332-9191 e 2332-9005. 

SALA -  A Sala Cecília Meireles apresenta dia 8,às 20h, concerto com o saxofonista Leo Gandelman e lançamento do mais recente CD do músico, “Velhas Idéias Novas”. Ingressos e informações: 2332-9223 e 2332-9224. 

MÚSICA NO MUSEU – A sériededica os concertos de agosto aos instrumentos de cordas. Hoje,às 12h30,no Museu Nacional de Belas Artes recital da mezzo Júlia Anjos,do barítono Jessé Bueno e do pianista Cláudio Ávila executando obras de Rossini,Poulnec,Strauss,Gluck,Ravel e Mozart. Dia 7,às  12h30,no Centro Cultural da Light, Coral da Eletrobrás com regência de Crismarie Hackenberg cantando os clássicos brasileiros.Dia 8, às 17h, no Clube Hebraica, Brazilian Tropical Violins com direção de  Suray Soren apresentando um programa de obras   internacionais.Dia 09,às 11h30, no Museu de Arte Moderna,o MAM, Coral Amantes da Música com obras de clássicos brasileiros.Dia 11,às 15h,na  Biblioteca Parque Estadual,violonista Marco Lima, e obras de Villa Lobos, João Pernambuco e Dilermando Reis.Dia 12,às 12h30,no Centro Cultural Banco do Brasil, na sala 26,Duo ReisBarbeitas,violão e piano. A entrada franca é franca.

Dica da Semana: Duplo de Brahms, dupla emoção