ASSINE
search button

Agenda: Concurso Internacional ao vivo! 

Compartilhar

Semana no Rio de Janeiro ainda bem morninha, mas enquanto isso em cidade espanhola,a emoção transborda. Pianista talentoso se apresenta, uma orquestra celebra algumas décadas e outra como a mais antiga do país. Banda em concerto, série em bairro charmoso, CD novo,e Quarteto importante vai chegar. Realmente a semana tem muitos enigmas,concordo, mas para relaxar,clica na foto abaixo e tudo se transforma com o melhor da música clássica. Boa semana!  

SANTANDER – Um dos mais importantes certames internacionais no mundo da música clássica é exatamente o Concurso Internacional de Piano de Santander Paloma O’Shea,realizado na cidade espanhola do mesmo nome,na região Cantábrica. Para o maior agito,hoje é a última semifinal do concurso e a emoção é muito além da imaginação,e poderá ser acompanhada e sentida ao vivo,com toda a beleza de uma organização perfeita. Costumo acompanhar pessoalmente em Santander o evento e esse ano estou vendo aqui da cidade maravilhosa. A prova semifinal é um ato de bravura e alto conhecimento de um repertório altamente sofisticado,além de um recital de sessenta minutos o candidato faz uma prova de música de câmara,o que é um fator de observação crítica sempre,uma vez que fazer música de câmara é somente para quem conhece.Muitos confundem acompanhar com fazer música de câmara,o que é uma lástima.Grandes pianistas não acompanham,mas fazem sim música de câmara,o que não é para qualquer um,claro.

Nesse 2015,são 12 os semifinalistas,eram 15,e infelizmente o brasileiro Pablo Rossi não conseguiu ficar entre os escolhidos. Acompanhei as duas primeiras provas semifinais,hoje á a terceira,e acredito que esse ano os concorrentes alcançaram o maior nível de todos os tempos em Santander.

A coluna informa os nomes dos seis pianistas de hoje,as idades e as nacionalidades.Pianistas muito novos brilhando,com suas técnicas verdadeiramente maravilhosas,controle sonoro em grande estilo,noção perfeita do estilo de cada compositor executado,ninguém é exibicionista nem martela o piano,ninguém bate,todos tocam,se respeitam e respeitam o instrumento. Eis os semifinalistas,abaixo. 

Juan Barahona           - Espanha - 25

Albert Cano Smit       - Espanha/Holanda - 18

David Jae-Weon Huh - Corea - 28

Jianing Kong              - China - 29

Ke Ma                        - China - 20

Alexia Mouza            - Grécia/Venezuela - 25

Jinhyung Park            - Corea - 18

Juan   Pérez Floristán - Espanha -22

Kazuya Saito              - Japão - 25

Akihiro Sakiya           - Japão - 26

Alexey Sychev           - Rússia - 26

Andrey Yaroshinsky  - Rússia - 29 

Serão dois dias de provais finais,com 6 finalistas,dias 3 e 4 de agosto e a coluna informa que tudo poderá ser acompanhado ao vivo, a partir do meio-dia, hora de Brasília,direto,basta somente acessar e naturalmente esperar o sinal LIVE nos dois links abaixo: 

www.classicalplanet.com  e  www.rtve.es 

Os solistas se apresentarão com a Orquestra Sinfônica da Radiotelevisão Espanhola sob a batuta do maestro Pablo Gonzáles. BRAVO! 

 

BOTAFOGO – O charmoso bairro de Botafogo tem uma das mais agradáveis séries de música, a Instrumental Nova Vida, que é um Talk Show conduzido pelo produtor,diretor e  músico Teo Lima realizado antes de cada concerto. A presença do Diogo Gomes Quinteto,formado por Diogo Gomes - Trompete e Flugelhorn,Dudu Farias - Piano,Pedro Araújo - Guitarra,Paulo Arruda -Baixo e Renato Endrigo - Bateria é muito esperada no concerto do dia 4 de agosto às 19h30,na Igreja Cristã Nova Vida, Rua General Polidoro,165. O melhor de tudo é que além da boa música e a entrada franca ainda tem o estacionamento no local. Informações: 2541-0922 

OSB – A Orquestra Sinfônica Brasileira,que celebra seus 75 anos de história, apresenta mais um Concerto da Juventude,dia 2 de agosto,às 11,na Grande Sala da Cidade das Artes,com regência do maestro Lee Mills.,com o tema “Origem e Destino”. No programa obras de L.Beethoven,Antonin Dvorak e Charles Ives. Informações: 4003-1212 

OSR – A Orquestra Sinfônica do Recife,a orquestra mais antiga do país, criada pelo maestro Vicente Fittipaldi,celebrou seus 85 anos de existência com um concerto lotando o Teatro de Santa Isabel sob a regência do maestro Marlos Nobre,Regente Titular e Diretor Artístico do conjunto. 

BANDA – Uma banda sempre é uma festa além de ser,em várias cidades,a atração mais importante. No palco da Sala Cecília Meireles,dia 2,às 11h,poderá ser apreciada a ótima Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militares do Rio de Janeiro,com regência do 1º Tenente Bombeiro Militar Músico Aurimar Bento Donato. Ingressos e informações: 2332-9223 

NELSON – O sempre querido pianista Nelson Freire estará em sua terra natal,Boa Esperança,em Minas Gerais,no próximo dia 1º de agosto,às 20h,para um concerto muito especial em praça pública,na Praça do Fórum e estará com Freire no mesmo palco, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais sob a a regência do também querido maestro Fábio Mechetti,que brilha na gestão do conjunto, um dos mais importantes do país, na atualidade. Detalhe importante,desde 1994 Nelson não se apresenta em sua cidade e será a primeira vez que a Filarmônica de Minas Gerais estará na cidade mineira. No programa além do Hino Nacional,o Concerto nº4 para Piano e Orquestra em Sol Maior Op.58, a Abertura O Navio Fantasma de Wagner,a Valsa das Flores do balé O Quebra Nozes de Tchaikovsky e a Protofonia da ópera O Guarani de Carlos Gomes. Emoções Nelson. 

MARTINO – O talentoso pianista brasileiro Fábio Martino faz recital hoje às 20h,na Sala Cecília Meireles executando obras de Beethoven, Schumann,Haydn e Prokofiev. Ingressos e informações: 2332-9223

Dica da semana: É impossível tocar melhor Ravel que o Trio Beaux Arts