ASSINE
search button

Agenda: quatro orquestras e autor carismático

Compartilhar

Semana com quatro orquestras no palco, coisa rara na cidade. Série diária e nenhum festival de inverno no Rio. Podia ter pelo menos uma semana. A cidade tem turismo em todas as estações do ano. Autor carismático de sucessos dourados de uma geração. Só enigmas?  Como sempre, clique na foto abaixo, e tudo será traduzido na leitura da coluna, escutando o melhor da música clássica. Boa semana! 

OSB I – A Orquestra Sinfônica Brasileira faz o último concerto da Série “Rio 450 Anos” no próximo dia 18,às 16h,na Grande Sala, da Cidade das Artes e no palco dois cariocas,o violinista Daniel Guedes e a soprano Danielle Carvalho,com regência de Lee Mills. Ingressos e informações: 3325-0102 

OSB II -No domingo,19,às 11h,também na Grande Sala,da Cidade das Artes,o público mirim será o grande homenageado,com um programa especial para os pequenos com a regência do maestro Mills,  na Série “Concerto da Juventude”. Ingressos e informações: 3325-0102. 

BARRA MANSA – A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa chega ao Rio de Janeiro para uma apresentação dia 22,às 20h,no palco da Sala Cecília Meireles,com regência de Vantoil de Souza Junior. No programa Alvorada da Ópera “Lo Schiavo” de Carlos Gomes,o Concerto para Saxofone e Orquestra de Radamés Gnattali com o solista Welsten Wesklen e a Sinfonia nº1 de Lorenzo Fernandez. O concerto que comemora os 70 Anos da Academia Brasileira de Música,será antecedido por uma conversa,às 19h,no Espaço Guiomar Novaes,com o Acadêmico Flavio Silva,que falará sobre Carlos Gomes. Ingressos e informações: 2332-9223 e 2332-9224. 

OSTM- A Orquestra Sinfônica do Theatro Muncipal do Rio de Janeiro sobe ao palco mais uma vez essa semana,no domingo 19,às 11h30,e como convidado especial o compositor Marcos Valle celebrando seus 50 anos de carreira em parceria com seu irmão Paulo Sergio Valle. Além de Valle ao piano,estarão também no palco o trompetista Jessé Sadoc que também é responsável pelos arranjos,o saxofonista e flautista Marcelo Martins,o contrabaixista Alberto Continentino  e o baterista Renato "Massa" Calmon.Marcos Valle é autor de grande sucessos e trilhas sonoras de novelas assim como programas e será um oportunidade para várias gerações fechar os olhos e lembrar de tantas músicas de marcaram uma época de ouro com um lindo programa. A coluna sempre lembra que mesmo na sessão matinal,não é permitida a entrada de pessoas trajando bermudas,short,top,camiseta sem manga e chinelos,exceto para crianças até 10 anos. Ingressos e informações: 2332-9191. 

MÚSICA NO MUSEU – A série apresenta hoje,às 18h, no Centro Cultural Justiça  Federal,o violonista Gaetano Galifi, com programa de clássicos brasileiros. Dia 17,às 15h, também no Centro Cultural Justiça Federal, concerto da Orquestra e Coro Nova Sinfonia,com regência de Vitor Damiani com obras de Mozart,Tchaikovsky, Rameau e J.S.Bach. Dia 18,às 17h,no tradicional concerto na Hebraica- Rio,Giuseppe Mauro,Belkiss Campos e Dilia Costa, piano. Obras de Mozart, Puccini, Rossini, Verdi, Toselli e Denza. Dia 19,às 11h30,no Museu de Arte Moderna,o MAM, concerto com o Coro da Ladeira e regência de André Protásio com programa de clássicos brasileiros. Dia 21,às 20h,no Iate Clube do Rio de Janeiro,na Urca,recital da violonista chilena Ximena Matamoros, com obras de João Pernambuco,Jorge Martínez  e João Teixeira. Dia 22,às 12h30,no Centro Cultural Banco do Brasil,na Sala 26,pianista Anderson Alves e clarinetista Thatiana Silva executando páginas de Debussy, Schumann, Strauss, Chopin e Nazareth. A coluna lembra que todos os concertos da série são com entrada franca.

Dica da semana: Brahms e os concertos para piano