ASSINE
search button

Orquestra Filarmônica de Berlim já tem novo titular

Compartilhar

A Orquestra Filarmônica de Berlim já tem novo regente titular. Após a reunião realizada ontem,foi escolhido por uma larga maioria,o maestro russo Kirill Petrenko,de apenas 43 anos,que finalmente se tornará o regente titular e diretor artístico do célebre conjunto alemão.

Petrenko será o sucesso do inglês Simon Rattle,que pediu para sair,após a finalização de seu contrato,o que ocorrerá somente em 2018,mas já em 2017 ocupará o cargo de maestro titular da Orquestra Sinfônica de Londres. Atualmente o maestro Petrenko está à frente da Ópera do Estado da Baviera,em Munique,e já esteve em Berlim,em 2002,onde ficou durante cinco anos como maestro da Ópera Cômica de Berlim,portanto,muito acostumado com a Alemanha.

Apesar de ter nascido em Omsk,na Sibéria,em 1972, Kirill Petrenko teve como seu primeiro instrumento o piano e com 18 anos emigrou com a  família para Áustria,fazendo seus estudos no Conservatório de Feldkirch, naquela cidade austríaca,e mais tarde estudou regência na Faculdade de Música e Artes Performativas da Universidade de Viena.

Para o cargo estavam cotados como favoritos os maestros Daniel Barenboim e Christian Thielemann.

Somente para lembrar a Orquestra Filarmônica de Berlim,fundada em 1882,teve como regentes Hans von Bülow, Wilhem Furtwängler,Herbert von Karajan, Claudio Abbado e Simon Rattle.