ASSINE
search button

Agenda: recitais, sonatas célebres e orquestra estrangeira

Compartilhar

Semana continua com os recitais finais da integral de Sonatas célebres, conferência sobre orquestras, ópera no palco, orquestra estrangeira chegando ao Rio de Janeiro. Esquentando a temporada?  São os enigmas da Sol Maior,que podem ser desvendados ouvindo o melhor da música clássica. Basta clicar na foto logo ali abaixo. Boa Semana.  

FIDELIO – A única ópera escrita por L.V.van Beethoven, FIDELIO, é a escolhida para a abertura da temporada lírica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro em 2015. Com quatro récitas programadas estarão no palco o Coro e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro,com direção cênica de Christiane Jatahy e direção musical e regência de Isaac Karabtchevsky,com a participação da soprano Melba Ramos,nascida em Porto Rico e o tenor alemão Martim Homrich como intérpretes dos papéis centrais de Leonore e de Florestan.Completam o elenco de solistas, a soprano Julie Davies,os baixos Savio Sperandio e Paul Armin Edelmann,o barítono Sebastian  ?Noack e o tenor Santiago Ballerini. Na nova montagem, a premiada Christiane Jatahy assina a direção cênica, Marcelo Lipiani faz a direção de arte, Beto Bruel desenha a iluminação e a dupla Antonio Medeiros e Tatiana Rodrigues elabora os figurinos. A estréia está marcada para o dia 26 de abril às 18h e as outras récitas serão dias 28 e 30 de abril às 20h e dia 2 de maio às 20h. Antes de cada apresentação,sempre 1h30 antes de cada espetáculo,o maestro Silvio Viegas explicará a obra, no projeto “Palestra Falando de Ópera”,no Salão Assyrio.Lembramos que a entrada,apara a palestra,é franca,mediante a apresentação do ingresso. Ingressos e informações:  2332-9191 

Conferência- Será realizada no Rio de Janeiro,a 2ª Conferência Internacional MultiOrquestra,entre os dias 27 e 29 de abril na Cidade das Artes. O evento terá a participação de vários profissionais brasileiros e britânicos,em diversos painéis,todos para discutir os desafios e oportunidades do setor,muito especialmente no que se refere a temas como infraestrutura,desenvolvimento de público, políticas públicas de acesso à cultura, novas tecnologias e as expectativas das novas gerações de músicos e gestores culturais. Informações: 3326-0780 

QUARTETO – O Bela- Quartett fará recital no dia 2 de maio às 12h30 no Teatro do SESI. O grupo é formado pelos violinistasWagner Rodrigues e Angelo Martins,violistaAndré Rodrigues e violoncelista Lisiane de Los Santos. Ingressos e informações: 2563-4168  

INTERNACIONAL  - A Série Dell’Arte Internacional agendou para o dia 27,às 20h,no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o concerto da Deutsche Kammerphilharmonie Bremen,uma das mais prestigiadas orquestras alemãs,que terá a regência do violinista finlandês Pekka Kuusisto,apesar de ser comandada por Paavo Järvi. No programa a Abertura Così fan tutte de Mozart e o Concerto para violino e orquestra Nº 5 em Lá maior, K. 219 do mesmo autor,tendo como solista o próprio Pekka Kuusisto. Na segunda parte o programa terá a Sinfonia Nº 1 em Dó maior, op. 21 de Beethoven. Ingressos e informações: 2332-9191. 

MÚSICA NO MUSEU – Na última semana do mês de abril,a série de concertos apresenta dia 24,às 12h30 no Museu Histórico Nacional, o Coral Canto do Rio,com regência de Paulo Malaguti Pauleira e programa com osn clássicos brasileiros. Dia 25,às 18h,no Palácio São Clemente- Consulado de Portugal,concerto da Orquestra de Violoncelos das Comunidades Pacificadas,com programa de músicas brasileiras. Dia 26,às 11h30,no Museu de Arte Moderna,MAM, recital do pianista João Miguel Ballard,tocando obras deE. Nazareth,F. Chopin,R. Shumann e F. Liszt.

Dia 28 às  18h,no Museu do Exercito / Forte Copacabana,recital do Trio de Cordas- Bruno Castro,também com obras de compositores brasileiros.

Dia 29 ,às 12h30,no Centro Cultural Banco do Brasil,na sala 26, concerto doMadrigal da Escola de Música da UFRJ,tendo no programa obras de Victória, Orlando di Lassus, J.S. Bach, José Maurício Nunes Garcia, João Macedo e Leo Brouwer. Todos os concertos são com entrada franca.

Dica da semana: Vivaldi e o concerto para 4 Violinos, puro alto astral