ASSINE
search button

Theatro Municipal abre temporada oficial

Compartilhar

Nesta quarta-feira (04), às 20h, será realizado o esperado concerto de abertura da temporada oficial de 2015 do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Nada mais majestoso do que abrir o ano com a Sinfonia nº 9 em Ré Menor Op.125, a sempre conhecida como a “Nona  Sinfonia” do grande compositor alemão L.V.Beethoven. Para celebrar um concerto tão especial a presença no palco do Coro e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com as participações dos solistas convidados, como a soprano holandesa Annemarie Kremer, a mezzo-soprano brasileira Denise de Freitas, o tenor polonês Jacek Laszczkowski e o barítono alemão Kay  Stiefermann, todos sob a regência do festejado maestro Isaac Karabtchevsky, que assume nesse ano a tarefa de ser o novo presidente da Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura, também sob a direção da nova secretária Eva Doris Rosenthal.

O concerto também será repetido no dia 5, às 20h, no mesmo local.

Para o maestro Karabtchevsky, “Beethoven, tendo esgotado os recursos instrumentais, recorre à voz humana que entoa, distribuída entre coro e solistas no quarto e último movimento, uma das mais belas melodias jamais compostas pelo homem”.

A belíssima Nona Sinfonia foi a primeira criação de um compositor usando vozes com o mesmo destaque reverenciado aos instrumentos, integrando e introduzindo o quarteto de solistas que, na verdade, somente estão presentes no quarto e último movimento. A obra nascida em 1824 tem uma característica determinada pela “Ode à Alegria”, texto de Friedrich Schiller, que expressa a união dos povos, e, portanto, a fraternidade. A força da música é tão grande assim como a mensagem da letra, que após um arranjo do maestro Herbert von Karajan, foi transformado em Hino da União Europeia.

A soprano Annemarie Kremer, nascida na Holanda, estudou no Conservatório Masstricht e já esteve presente nos palcos do Teatro San Carlo de Nápoles, na Ópera de Hong Kong, na Deutche Opera am Rhein e na de Leipzig, na Volksoper de Viena, no Concertgebouw de Amsterdam e na Ópera de Montreal. A mezzo-soprano brasileira Denise de Freitas atuou como a Suzuki, na recente montagem da ópera Madama Butterfly no final do ano passado na cidade. O tenor polonês Jacek Laszczkowski, é premiado nos renomados Concurso Internacional de Vercelli e Concurso Internacional Toulouse, e o barítono alemão Kay Stiefermann cantou recentemente no Lincoln Center de NY e na Ópera de Berlim, onde cantou Carmen sob a regência de Daniel Baremboim.

O maestro Isaac Karabtchevsky desenvolve desde os anos 70 uma das mais brilhantes carreiras no cenário musical. Como regente titular da Orquestra Sinfônica Brasileira teve sob o seu comando o projeto Aquarius, reunindo milhares de pessoas em concertos sobretudo ao ar livre, com o tão desejado  ideal de formar um público sensibilizado pela música clássica.

Desde o início de 2011 Karabtchevsky recebeu o convite para dirigir a Sinfônica de Heliópolis, a maior comunidade carente de São Paulo, assumindo paralelamente a direção artística do Instituto Baccarelli e, no Rio de Janeiro, desde 2004, a direção da Orquestra Petrobrás Sinfônica.

Após ser o responsável pela programação artística do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, sobe ao palco pela primeira vez abrindo a temporada do mais carismático teatro do país com a plenitude de seu métier de intérprete fazendo um duo com o seu talento de gestor.