ASSINE
search button

Agenda: concertos de verão e internacionais

Compartilhar

Semana bem tranquila. Seguem os concertos de verão, orquestras já anunciam suas temporadas, novidades sobre importante rádio,programa que faz maioridade,concertos internacionais para depois de março e a cidade entra no mês do Carnaval. Ainda com poucas opções o melhor é dar uma clicada na foto abaixo,e ler a coluna ouvindo sempre o melhor da música clássica. Boa semana.  

RÁDIO MEC – Para osleitores que não puderam acompanhar o “Conversando com Thiago Regotto” informamos que é só acessar a coluna Sol Maior do dia 27 de janeiro na página abaixo do Jornal do Brasil. São muitas informações sobre a Rádio MEC,uma ótima leitura e todos vão gostar de saber do futuro da grande instituição.  

https://www.jb.com.br/sol-maior/noticias/2015/01/27/conversando-com-thiago-regotto-novidades-na-radio-mec/ 

CAROL – A pianista e Acadêmica Carol Murta Ribeiro é a produtora e apresentadora do “Encontro com os Clássicos”, programa exibido todos os domingos às 21h, na Rádio Catedral FM 106.7. A dedicação de Carol é tamanha que esse ano serão festejados os 18 anos da pianista no ar, semanalmente sem interrupção,com seus comentários e seus textos sobre música clássica. No dia 1º de fevereiro poderão ser ouvidas obras para piano  solo de  Alberto Nepomuceno, Francisco Mignone, Fructuoso Viana,

Camargo Guarnieri, Marlos Nobre e Ronaldo Miranda na interpretação dos pianistas Miguel Proença,Arnaldo Cohen,Maria Helena Andrade,Patrícia Bretas e Clélia Iruzun. Todos os domingos o encontro marcado é com Carol Murta Ribeiro.

OPES – A Orquestra Petrobrás Sinfônica já está anunciando suas séries de concertos. Em 2015 continuarão no Theatro Municipal do Rio de Janeiro a Série Djanira,com concertos todas sextas-feiras,às 20h e a Série Portinari aos sábados às 16h. A Série Mestre Athayde terá seus concertos realizados em igrejas da cidade e a novidade será a Série OPES na Sala com as apresentações na Sala Cecília Meireles e também no Espaço Tom Jobim. Para todas as informações: www.petrobrasinfonica.com.br 

OSB – A Orquestra Sinfônica Brasileira comemora os 75 anos de existência em 2015 e serão várias celebrações e desde já iniciará o período de vendas de assinaturas para as séries de concertos. A novidade é que serão seis series disponíveis para os cariocas,já incluídas as novas séries Esmeralda,Rubi e Safira,todas na Cidade das Artes. O público poderá garantir a presença antecipada tanto para os concertos realizados no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e na Cidade das Artes.

Os atendimentos serão feitos através do site da OSB – www.osb.com.br - e pelos pontos de vendas nas Livrarias da Travessa do BarraShopping, Shopping Leblon e Sete de Setembro,assim como informamos o telefone da FOSB - 21 2505.8383 -  como suporte para dúvidas e esclarecimentos.

Na primeira fase, de 5 a 20 de fevereiro, o atendimento é exclusivamente para aqueles que já são assinantes e desejam renovar seus assentos no Theatro Municipal do Rio ou reservá-los para troca na próxima fase. Em seguida, de 21 a 25 de fevereiro, os assinantes que reservaram seus lugares no primeiro momento poderão trocar e/ou confirmá-los, além de poderem comprar assentos para as três séries na Cidade das Artes. Nestes cinco dias a Fundação atende, também, os associados do Programa Nossa Orquestra Brasileira para novas assinaturas.  Para finalizar a terceira fase,de 26 de fevereiro a 9 de março, é a chance do público que ainda não é assinante garantir sua presença nos concertos de série da Sinfônica Brasileira. Um estudante ou maior de 60 anos pode, por exemplo, assinar qualquer uma das séries a partir de R$ 35 anuais. Nas duas casas – Theatro Municipal e Cidade das Artes -são quatro setores com valores diferentes e que recebem,

ao menos, cerca de até 10% de desconto no preço em relação ao ingresso avulso. Além da assinatura garantir a presença em pelo menos quatro concertos da OSB em 2015, ao se tornar um “Assinante OSB”, o fã da música ainda recebe uma série de vantagens ao longo do ano como: participação no Programa de Descontos exclusivo; escolha dos melhores assentos da sala e garantia do mesmo lugar em todos os concertos da série; prioridade de atendimento na compra de novas assinaturas e troca de lugares para a próxima temporada; e condições facilitadas de pagamento.  Mais informações pelo site da OSB – www.osb.com.br.

MÚSICA NO MUSEU -  Continuam os “Concertos de Verão” da série apresentando hoje, às 12h30, na Casa de Rui Barbosa, um recital de Eliane Salek,uma artista com múltiplos talentos,além de sua bela voz,é pianista e flautista,e estará no palco com um programa de Modinhas Brasileiras. Dia 30,às 12h30,no Museu Histórico Nacional,concerto da Orquestra do Instituto GPA executando obras de Villa-Lobos e  Ernesto Nazareth. Dia 31, às 17h, no Clube Hebraica, concerto com o Coral Vozes de Outono, cantando Ernesto Nazareth.

No mês de fevereiro os concertos são todos dedicados aos “Clássicos do Carnaval” e mais uma vez traz concertos que antecedem o período de Momo com músicos de formação clássica,quando barítonos, tenores e sopranos cantarão as musicas de Lamartine Babo, Braguinha, Ari Barroso, Chiquinha Gonzaga, Noel Rosa, Ataulfo Alves, Paulinho da Viola. Como sempre é uma boa alternativa para os que quiserem fugir da folia.

No começo de fevereiro,dia 2,às 12h30,na Biblioteca Nacional,recital do Duo formado por Carol Panesi,violino e Salomão Soares,teclado. É o mês onde o compositor Ernesto Nazareth é dos mais executados. Dia 3,às 12h30,no Museu da República,recital da pianista Fernanda Cruz, com programa de compositores brasileiros,como Ernesto Nazareth,Lorenzo Fernandes, Francisco Mignone e Heitor Villa-Lobos.

Dica da semana: para levantar o astral, o deslumbrante Trio Beaux Arts tocando o belíssimo Trio de Ravel