ASSINE
search button

Agenda: música de Câmara, neto de Serguei Prokofiev e festival a caminho

Compartilhar

A coluna está adorando poder dar ótimas notícias logo no começo do ano,o que já significa que a temporada será proveitosa e esperamos positiva com os votos de que todos os espaços sempre estarão ao serviço da música e da cultura no Rio de Janeiro. Música de Câmara, presença do neto de um célebre compositor na cidade, festival que rompe fronteiras?  Enigmas que podem ser decifrados e como sempre basta clicar na foto e o melhor da música clássica será um agradável fundo musical para a leitura e reflexão dos melhores concertos a serem agendados. 

FESTIVAL RC4 – O mais novo festival da cidade,o RC4 rompe as fronteiras e transformará o palco do Oi Futuro de Ipanema,em quatro dias de janeiro,no local onde a música clássica,popular,eletroacústica e quaisquer outras vertentes poderão ser ouvidas da mesma forma que novos conceitos poderão ser traduzidos. O evento tem a curadoria do pianista e produtor musical Claudio Dauelsberg em parceria com a artista visual e produtora Fernanda Vogas e envolve uma rede internacional de cidades como Berlim, Londres, Zurique, Barcelona, Luxemburgo, Rio de Janeiro e São Paulo e oferece também inovações trazendo pela primeira vez ao Brasil o softwar e Music Animation Machine Live. São esperados artistas que se apresentarão pela primeira vez na cidade e uma agradável surpresa será a presença do neto do célebre Serguei Prokofiev. A coluna dá em primeira mão toda a programação do evento,klembrando que os quatro concertos serão realizados no Teatro do Oi Futuro Ipanema e todas as informações poderão ser obtidas no telefone: 3131- 9333. 

Dia 16, às 21h – Apresentação do pianista nascido em Luxemburgo, Francesco Tristano, Eletrônica e Projeções.O artista combina vários estilos,  dono de interpretações fortes e de alto nível,com repertório desde do barroco ao jazz passando pela música eletrônica,e explora novas formas com recursos de processamento em tempo real e possibilidades sonoras.

Dia 17, às 21h – Concerto com Gabriel Prokofiev,também compositor e dono de um dos sobrenomes mais célebres da música clássica no século XX,que é o de seu avô,o compositor Serguei Prokofiev.Gabriel também é produtor,DJ e fundador do selo NONCLASSICAL & Club Night. Com certeza seu avô ia ficar surpreso com o Concerto para Orquestra e Toca Disco,aplaudido pela crítica em 2011,tendo como solista o DJ SWITCH e trasmitido pela na BBC,em Londres,onde é radicado. No mesmo concerto estarão o Cello Multitracks,o violoncelista brasileiro Hugo Pilger e Joan Martí Frasquier,Espanha. 

Dia 23, às 21h –Apresentação de Etienne Abelin,Suíça, Music Animation Machine Live, Wilson Sukorski,Brasil e  Kátia Baloussier,Brasil.

Etienne é fundador da classYcal,uma start up dedicada a promover inovações na música clássica, levando a musica para clubes noturnos e outros espaços que não salas de concertos convencionais. Está trazendo pela primeira vez ao Brasil o software Music Animation Machine Live (MAM),uma partitura gráfica apresentada no TEDxAmsterdam.Vai apresentar sua “música e vídeo performance sonora”, com improvisações musicais. 

Dia 24, às 21h- Será a vez do grupo Brandt Brauer Frick Trio,da Alemanha,conjunto formado por Daniel Brandt, Jan Brauer e Paul Frick,combina instrumentos acústicos e sons eletrônicos que se misturam a sintetizadores, baterias e groovebox trazendo novas idéias e sonoridades aos formatos vindos dos clubes noturnos.

O Festival RC4 também realizará um encontro com Gabriel Prokofiev e Joan Martí Frasquier na Sala Villa-Lobos, da Unirio, na Urca, no dia 16, às 14h30,que será aberto ao público em geral e terá como título “Novas direções na música clássica”. As inscrições podem ser feitas gratuitamente com o professor Claudio Dauelsberg pelo email  [email protected] 

OPES – A Orquestra Petrobrás Sinfônica informa que as assinaturas para as Séries Djanira e Portinari,com concertos realizados no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, já estão disponíveis para venda. Todas as informações poderão ser obtidas no site www.petrobrasinfonica.com.br  ou pelo telefone 2252-3147. Também está prevista uma série na Sala Cecília Meireles.  

SALA – A Sala Cecília Meireles retomou o seu lugar na cena musical do Rio de Janeiro,ainda faltam alguns detalhes,mas o local sempre foi o palco de célebres concertos,com os melhores músicos do planeta,como por exemplo o Trio Beaux Arts, Karl Richter, Navarra, Nicolet,Rampal,Jacques Klein,e todos os maravilhosos artistas que marcaram uma época de ouro. Vamos torcer para que continue um palco de festa onde a alta música e a grande qualidade de seus intérpretes estejam sempre com bons ventos. 

Dia 16,às 20h, apresentação do Duo Gisbranco,com duas talentosas pianistas Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco. O conjunto tem uma afinidade muito grande,gravaram já dois CDs,entre os quais o lindíssimo Flor de Abril, traduzindo uma agradável visão de um repertório sempre renovado. No programa do concerto obras de Baden Powell/Vinicius de Moraes, Bianca Gismonti/Chico César, Claudia Castelo Branco, Edu Lobo, Villa-Lobos e Délia Fischer. 

Dia 17,às 20h,será o recital do Duo formado pelo violinista Emmanuele Baldini e pianista Juliana D’Agostini. Nascido em Trieste, Itália, atualmente é o spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e também do Quarteto de Cordas da OSESP. Seus estudos de aperfeiçoamento foram realizados com Corrado Romano e Ruggiero Ricci. Juliana trabalhou com o pianista Eduardo Monteiro em São Paulo. Para o recital foram programadas a Sonata para Violino e Piano Op.13 de Gabriel Fauré, a Sonata Fantasia nº1 de H.Villa-Lobos e a Suite Italiènne de Igor Stravinsky. Para os concertos ingressos e informações: 2332-9223 e 2332-9224. 

MÚSICA NO MUSEU – A Série Música no Museu apresenta hoje,às 18h,na Sala de Sessões do Centro Cultural Justiça Federal,o violonista Gabriel Gonzaga,dedilhando páginas de Ary Barroso,Augusto Vasseur, Newton Mendonça,Garoto e Tom Jobim. Dia 16,às 15h,no Teatro do Centro Cultural Justiça Federal,recital da pianista Fernanda Canaud tocando Radames Gnatalli e contemporâneos. Dia 18,às 11h30,no Museu de Arte Moderna,MAM, a voz de Neti Spilman, e o piano de Maria Luiza Lindgreen executando um programa Chiquinha Gonzaga. Dia 20,às 20h,no

Iate Clube do Rio de Janeiro Duo de piano e harpa,com programa Francisco Mignone e contemporâneos. Dia 21,às 12h30,no Centro Cultural Banco do Brasil,ma Sala 26,apresentação de Akiko Sakurai, artista japonesa de BIWA,instrumento tradicional do Japão,executando clássicos japoneses. Todos os concertos da série são com entrada franca.

Dica da Semana, Vivaldi com o lendário violinista Isaac Stern