ASSINE
search button

Festa na Sala

Crítica de Bach & Bach, realizado dia 10 de janeiro, na Sala Cecília Meireles

Compartilhar

O início do ano sempre era triste porque as orquestras sinfônicas começavam suas temporadas somente em março ou mesmo abril e a cidade só tinha os Concertos de Verão da Série Música no Museu,há dez anos pioneira em não deixar a cidade com uma fermata de verão. 

Este ano começou muito bem com a Sala Cecília Meireles em festa, no último sábado,lotada para o concerto Bach & Bach.

Comercialmente podemos dizer que o nome Bach,é sempre muito bem vendável,com concertos lotados,e ingressos comprados em todo o planeta, isto é um fato, porque é sinônimo de sucesso e música muito,mas muito boa. O velho Johann Sebastian Bach era absolutamente um gênio,anos luz longe de seus filhos,que não conseguiram,apesar de ter tanta maestria em casa,nem de longe ser um BACH como o pai.

Pois bem a proposta do concerto Bach & Bach foi uma ótima surpresa,porque mostrou que cinco ótimos músicos valem por muitos,foi o caso do excelente e talentoso violinista Felipe Prazeres,da também violinista Priscila Rato,do violista Marco Cato,violoncelista Marcus Ribeiro,contrabaixista Rodrigo Favaro. Deram a base para o lindo cravo de Rosana Lanzelotte brilhar ao lado do também cravista Marcelo Fagerlande, principalmente no belíssimo Concerto para dois cravos em Dó Maior de J.S.Bach. O Quarteto com pianoforte em sol maior de Johann Christian Bach,foi muito bem traduzido da mesma forma que o Concerto duplo para cravo e pianoforte de Carl Phillipp Emanuel Bach,texto muito simples,na verdade um diálogo constante entre o cravo e o pianoforte, muito interessante para elucidar os ouvintes de uma platéia extramente atenta. 

A forma que foram situados os músicos de cordas foi uma solução excelente,estavam em cima de um estrado,o que os colocava em uma posição de importância,isto é,não só fazer o acompanhamento mas fazer verdadeiramente parte integrante do conjunto. O evento foi sem dúvida,um alto astral de energia de público e de brilhantismo dos intérpretes. Sugerimos outro concerto com mais Bach,o velho Bach e Vivaldi. 

O BRAVO da coluna ao belíssimo concerto.