ASSINE
search button

Agenda: concertos de verão, duelo de cravos e pequeno príncipe

Compartilhar

Ano Novo e a cidade já começa a temporada com Concertos de Verão, Duelo de Cravos, Pequeno Príncipe! Quanto enigma? Basta ler a coluna. Um ótimo começo de 2015 para os leitores! 

DUELO DE CRAVOS – O nome BACH é reverenciado pelo motivo BACH ,isto é,com as sequências das notas si bemol, la, do, si natural,isso  já é magia pura! E para melhor informação dos leitores o motivo significa a notação alemã muito clássica,onde o A do alfabeto representa a nota Lá do teclado, escrita na clave de sol,portanto, o nome BACH fica traduzido com o B sendo o Si bemol, o A é o  La, o C sendo o e o Si natural corresponde ao H. Sempre achei que os leitores iriam gostar de ter essa informação,muito especial.

O compositor J.S.Bach é o gênio que inspira compositores,arrepia seus ouvintes e extremamente popular até os dias de hoje. Imaginem só um Duelo de Cravos, no bom sentido,claro.  

A cravista Rosana Lanzelotte, sempre inovando, estará dividindo o palco da Sala Cecília Meireles no próximo sábado, dia 10, às 20h,com o também cravista Marcelo Fagerlande e pela primeira vez na cidade a platéia poderá ouvir o único concerto escrito para cravo e pianoforte na história da música escrito por Carl Phillip Emmanuel Bach,o mais virtuoso filho do grande Bach. Para mais uma informação dos leitores o pianoforte é uma versão inicial do atual piano,o  instrumento.

No programa serão executadas obras em especial para os amantes da família do célebre compositor alemão,como o Concerto para Dois Cravos BWV 1061 de J.S.Bach, a Sinfonia para Cordas Wq.182/5 de Carl Phillip Emannuel Bach, o Quarteto com Piano em Sol Maior WB66 de Johann Christian Bach, o Concerto Duplo para Cravo e Pianoforte Wq.47 de Carl Phillip Emmanuel Bach, tendo como solistas Rosana Lanzelotte no cravo e no pianoforte e o cravista Marcelo Fagerlande.

Também estarão no palco os violinistas Felipe Prazeres e Priscila Rato,o violista Marco Cato, o violoncelista Marcus Ribeiro, o contrabaixista Rodrigo Fávaro e o flautista Sammy Fucks.

Rosana Lanzelotte fez sua especialização no Conservatório Real de Haia, Holanda,em cravo e depois na Schola Cantorum,em Basel,na Suíça,em baixo contínuo. Faz um importante trabalho no resgate de obras esquecidas,e gravou inclusive o CD Neukomm no Brasil,ao lado do flautista Ricardo Kanji. Marcelo Fagerlande estudou na Escola Superior de Música de Stuttgart,na Alemanha,na classe do excelente Kenneth Gilbert. Os dois cravistas com excelente formação estarão duelando, no mais musical dos sentidos e contarão com a presença do violinista Felipe Prazeres,atual spalla da Orquestra Petrobrás Sinfônica. Ingressos e mais informações: 2332-9223. 

MÚSICA NO MUSEU- Os Imortais da Música Brasileira ,esse é o tema escolhido pela Série Música no Museu para os seus Concertos de Verão, uma tradição que  já ultrapassa os dez anos consecutivos e idealizada pelo empresário Sergio da Costa e Silva,diretor da série. Já na próxima sexta-feira,dia 9,às 15h,no Centro Cultural Justiça Federal,concerto com a Camerata  João Carlos Assis Brasil e com o próprio João Carlos ao  piano executando obras de Villa-Lobos e os contemporâneos. No sábado, dia 10,às 17h,um esperado recital com o tradicional Duo Milewski,formado pelo polonês violinista Jerzy Milewski e pianista brasileira Aleida Schweitzer,no Clube Hebraica ,também dedilhando obras de Villa-Lobos e os contemporâneos.

Dia 11,às11h30h,no Museu de Arte Moderna,MAM,em plena manhã de domingo,o recital do excelente pianista brasileiro Luiz Carlos de Moura Castro, radicado nos Estados Unidos,que vem especialmente ao Brasil para se apresentar nos Concertos de Verão,quando executará obras de Alberto Nepomuceno,Carmargo Guarnieri e contemporâneos. Dia 12,às 12h30, na Biblioteca Nacional, recital do pianista Newton Nazareth,executando Ernesto Nazareth. Dia 13,às 12h30,no Real Gabinete Português de Leitura,recital de Carol Panesi,violino e Salomão Soares,teclado com homenagem ao compositor Ernesto Nazareth. Dia 14,às 12h30,no Centro Cultural Banco do Brasil,apresentação do Quarteto Toque Brasil formado por Natan Nascimento no pandeiro,Marco de Pinna no bandolim, Marcos Guida dedilhando o violão de 7 cordas e vocal e Adaury Jr. no acordeon e também vocal. No programa Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo e Radamés Gnatalli. Sempre lembramos que todos os concertos são realizados com entrada franca.

PEQUENO PRÍNCIPE – O Theatro Municipal do Rio de Janeiro faz nova temporada do Concerto Teatral O Pequeno Príncipe e o melhor com classificação livre para as crianças. O texto de “O Pequeno Príncipe” escrito por Antoine de Saint-Exupéry foi  foi adaptado por Lara Velho, que também assina a direção geral da produção. O elenco é encabeçado pelo ator João Velho no papel do Aviador, e apresenta o ator mirim Antônio Rabello como intérprete do personagem-título. A frase mais famosa do livro fica a cargo de Elke Maravilha, que representa a Raposa. O ator Paulo CesarPereio faz o majestoso Rei, e o espetáculo conta com as participações do belíssimo Coral Infantil da UFRJ, das alunas daEscola de Dança,Artes e Técnicas do Theatro Municipal Maria Olenewae da Orquestra deSolistas do Rio de Janeiro – OSRJ. A música original e a regência são de Glauco Fernandes ,a iluminação de Paulo Cesar Medeiros e a direção cênica é de Neila Tavares. As récitas serão hoje,dia 8 e dia 9,às 19h. Dia 10,duas récitas ás 16h e 20h e dia 11,às 16h. Ingressos e informações: 2332-9191.

O Rio de Janeiro começa 2015 em alto astral em pleno verão! Que venham bons concertos é o desejo da coluna.