ASSINE
search button

O Oratório de Natal

Compartilhar

O célebre compositor alemão Johann Sebastian Bach ao longo de sua vida escrevia, além de seus famosos Prelúdios e Fugas,Prelúdios para Órgão,Suítes Francesas,Suítes Inglesas,Missas e Cantatas,essas últimas partituras que eram produzidas para  as apresentações semanais nas igrejas e somam mais de duas centenas.

Como o dia de hoje é de pura magia representando o Natal, vamos presentear os leitores,sempre clicando na foto,com o Oratório de Natal, escrito pelo gênio alemão em 1734 para a expressiva data,executado pela primeira vez no dia 25 de dezembro daquele ano,sendo a primeira parte pela manhã na Igreja de  São  Nicolau e  à tarde  na  Igreja de São Tomás, ambas em Leipzig, na Alemanha. A segunda e terceiras partes foram executadas nos mesmos moldes,isto é,dias 26 e 27 de dezembro nos mesmos horários e nas mesmas igrejas,isto porque foram escritas para seis dias de festas. As apresentações continuaram nos dias 1º, 2 e 6 de janeiro,nos mesmos horários e locais. 

A obra foi escrita finalizando a carreira do Kantor de Leipzig, como ele era chamado, e faz parte de um grupo de três oratórios,sendo o mais importante, além do Oratório de Natal,o de Ascensão e o de Páscoa. É interessante informar que em todos os oratórios Bach,além dos solistas, colocou a figura de um Evangelista,um narrador,que sempre é cantada na voz de um tenor. Mais tarde a obra completa foi executada na Igreja de São Nicolau em Leipzig,e na atualidade é apresentada geralmente em duas partes com três horas de duração. O local aliás onde repousa Bach,é de grande emoção,sentimento vivenciado pela colunista na visita ao templo na cidade alemã, admirando e reverenciando um grande gênio da música. É sem dúvida uma obra maravilhosa.

Dica da semana - Oratório de Natal de Bach