ASSINE
search button

Agenda: ópera, série charmosa e orquestra de criança

Compartilhar

Semana com continuação de ópera com tema oriental,e estreia de ópera ao meio-dia, série charmosa, orquestra homenageando super maestro, concerto especial de orquestra com crianças. Tanto suspense? Como sempre clica na foto,relaxa. A leitura da Sol Maior explica tudo. 

WEISS – O pianista americano Alan Weiss foi convidado por Sergio da Costa e Silva para fazer um recital no Rio de Janeiro,ontem no Consulado de Portugal,com o auditório lotado incluindo nomes ilustres como o Ministro Marcilio Marques Moreira e Maria Luiza,o Desembargador José Carlos Murta Ribeiro e Carol e o pianista Nelson Freire entre muitos outros. O intérprete tem domínio sobre o teclado,sua palheta sonora é bonita assim como seu som.Sei também que o artista começou seus estudos de música tocando violão,foi inclusive aluno de Segóvia,razão pela qual ele apresenta tantas transcrições feitas por ele mesmo em obras para o piano.Gostaria de deixar bem claro que não vejo com simpatia as transcrições feitas pelo pianista e também não tenho a simpatia de algumas mudanças que o pianista realizou em alguns trechos da Sonata nº3 de Chopin. Minha visão é muito tradicional,fruto do meu aperfeiçoamento em música,na Europa e nos Estados Unidos,ficando sempre claro quando um compositor coloca a barra dupla,isto é,finaliza a obra ali começa o respeito do intérprete por quem a concebeu,escreveu e idealizou.Chopin escreveu o texto de sua terceira Sonata e não vejo o porque acrescentar nada em nenhuma página da literatura universal do piano,sobretudo nesta obra que é tocada em todo mundo,inclusive com várias gravações executadas por pianistas de excelência como Arthur Rubinstein,para citar apenas um exemplo.Uma coisa é fazer uma improvisão jazzística,o que é absolutamente normal, no jazz,bem entendido. Outra coisa é improvisar em textos considerados maravilhas da literatura. Fico até arrepiada em imaginar uma transcrição em uma Sonata de Beethoven,por exemplo! Imagina se um candidato fizesse o mesmo em um concurso? O que aconteceria?

UERÊ-  O Projeto UERÊ e o Consulado Geral da França no Rio de Janeiro convidam para um concerto beneficente no próximo dia 8, às 19h30,no Teatro Maison de France, com o Quarteto de Cordas da UFF,a Orquestra de Violinos do Projeto Uerê e a participação especial do violoncelista Dominique de Williencourt executando obras de Bach,Vivaldi,Paganini e Villa-Lobos. Informações e ingressos: 3881-6219 com Liliane 

80 ANOS –O maestro Isaac Karabtchevsky tão querido da coluna faz 80 anos de uma vida dedicada ao palco e sua música. Há 10 anos é Diretor Artístico e regente Titular da Orquestra Petrobrás Sinfônica e atualmente também é o Diretor Artístico e regente da Orquestra Sinfônica Heliópolis. Para festejar a data tão expressiva a OPES fará uma turnê nacional . Como a coluna é lida em todo o país,vamos informar abaixo as datas de todos os concertos para melhor agendamento dos leitores. 

Dia 8 de dezembro às 20h – Porto Alegre

Teatro Dante Barone – Assembléia Legislativa - Telefone: (51) 3210-2076 

Dia 9 de dezembro às 20h – Vitória

Teatro Carlos Gomes - Telefone: (27) 3132-8398 

Dia 10 de dezembro às 20h – Brasília

Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida – Catedral de Brasília

Telefone: (61) 3224-4073 

Dia 12 de dezembro às 20h - Goiânia

Teatro Goiânia - Telefone: (62) 3201-4684 

Dia 21 de dezembro às 17h – São Paulo

Sala São Paulo - Telefone: (11) 3367-9500 

Dia 22 de dezembro às 20h – Rio de Janeiro

Theatro Municipal do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2332-9191 

BUTTERFLY – Últimas récitas da Madama Butterfly,de Puccini, dia 5 às 20h e dia 7 às 17h,no Theatro Municipal do Rio de Janeiro Um trabalho muito positivo e o público vai gostar. Todas as informações: 2332-9191 e vendas na bilheteria ou pelo telefone 4003-2330. 

MÚSICA NO MUSEU -  A sérieencerra a temporada de 2014,chegando a quase 500 concertos neste ano. Para dezembro,muitas músicas natalinas em várias formações instrumentais e vocais. Hoje,às 12h30,no Museu Nacional de Belas Artes,recital da pianista Monica Kudiess,executando obras de Bach e Mozart. Dia 5,às 12h30,no Centro Cultural Light,Grupo Abstrassom com regência de Marcelo Saldanha apresentando um programa com os Clássicos de Natal. Dia 6,às 11h30,no Parque das Ruínas,Coro de Cor,também com músicas natalinas. Dia 7,às 11h30,no Museu de Arte Moderna,MAM,recital do violoncelista Dominique de Williencourt, executando obras de Bach, M.Landowski, Villa-Lobos,D. de Williencourt e Kodaly. Dia 8,às 17h,na ACRJ-Associação Comercial do Rio de Janeiro,Grupo Jazztopia com os Clássicos do Natal em jazz. Dia 9,às 12h30,no Real Gabinete Portugues de Leitura,recital do Duo Jade-Pierre Descaves oboé e corne-inglês e Vanja Ferreira, harpa céltica.Programa com Canções Folclóricas e Tradicionais  de Natal. Dia 10,às 12h30,no Centro Cultural Banco do Brasil,na Sala 18,grupo Concerto a 3,formado por Rubens Küffer,flauta doce, Bruno Figueiredo,arquialaude e Kristina Augustin,viola da gamba. Programa com obras de  Andrea Falconieri, Diego Ortiz, Giovanni Battista Fontana, Johannes Hieronymus Kapsberger,Jacques-Martin Hotteterre e Benedetto Marcello. Lembramos sempre que todos os concertos da série são com entrada franca. 

AMAHL – O Projeto Ópera do Meio-Dia apresenta a mais famosa obra de Menotti, “Os Visitantes da Noite” cujo título tem inspiração natalina,dias 3,10 e 17,às 12h,com solistas do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e realização no Foyer do local. O elenco será acompanhado pela pianista Eliara Puggina com a participação das sopranos Eliane Lavigne e Rose Provenzano,a mezzo-soprano Lara Cavalcanti,os tenores Elizeu Batista e Ossiandro Brito e os baixos Leonardo Thiese,Jorge Costa e Cícero Pires. O papel do pequeno Amahl será interpretado, alternadamente, pelos meninos Tiê De Kühl e Machado e João Victor dos Santos, integrantes do Coral Infantil da UFRJ. Os garotos que têm nesta etapa da vida o registro de sopranino (voz de soprano num indivíduo do sexo masculino que ainda não chegou à puberdade) contam com preparação vocal da maestrina Maria José Chevitarese. Caetano Pimentel assina direção, o Maestro Jésus Figueiredo responde pela direção musical e Bruno Furlanetto faz a direção geral. Informações: 2332-9191 

BOTAFOGO – A Série Instrumental Nova Vida apresenta dia 9, às 19h30,mais um concerto na Nova Vida de Botafogo,um espaço muito agradável,com muita luz e paz que fica na rua General Polidoro 165. O convidado especial é o músicos Cristóvão Bastos e abertura de Bruno Pinheiro Quinteto,Mezzo Rio e Coral Local.Antes de tudo a simpática conversa com o músico,produtor e diretor Téo Lima,falando sobre os intérpretes,compositores e tudo o que a platéia desejar saber. Para maiores informações: 2541-0922 lembrando que tem estacionamento no local.

Dica da semana