ASSINE
search button

Agenda: soprano japonesa encarna Madama Butterfly

Compartilhar

Semana agitada com estréia de ópera, festival internacional, orquestras no palco, música de câmara nas estantes, concurso de piano. Realmente, muitas opções e para escolher bem, como sempre clica na foto para ouvir o melhor da música clássica e a inspiração vem. Essa é a sugestão da coluna.

BUTTERFLY – O Theatro Municipal do Rio de Janeiro estréia dia 30 de novembro às 17h, a ópera Madama Butterfly de Giacomo Puccini,com libreto  de  Luigi Illica e  Giuseppe Giacosa, com a premiada soprano japonesa Hiromi Omura no papel-título,direção cênica e montagem assinada pela diretora da instituição Carla Camurati e regência do maestro Isaac Karabtchevsky. Os cenários de Renato Theobaldo,figurinos de Cica Modesto, coreografia de ação de Dani Chao Hu, iluminação de Carina Stassen e vídeo Designer Laís Rodrigues.

Serão quatro récitas cantando o amor e traição em trágica história de Puccini, trunfos do compositor para conquistar um imenso sucesso desde o início do século XX, e colocar sua obra como a quinta ópera mais cantada no planeta. O requinte e a teatralidade assim como as emoções dos contrastes de dor e felicidade dão a tônica das diferentes culturas do ocidente e do oriente.

Os solistas convidados são a soprano japonesa Hiromi Omura, o festejado tenor brasileiro Fernando Portari encarnando Pinkerton, o barítono também brasileiro Rodolfo Giugliani como Sharpless, a mezzo-soprano brasileira Denise de Freitas no papel de Suzuki,os tenores brasileiros Sérgio Weintraub como Goro e Ivan Jorgensen no papel de Yamadori, e o baixo também brasileiro Daniel Soren dando vida a Bonzo. A Orquestra Sinfônica e o Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro serão conduzidos pelo maestro Isaac Karabtchevsky, que é também o responsável pela direção musical.   

Karabtchevsky aborda os desafios de Puccini ao criar a música para uma obra que confronta as culturas ocidental e oriental e pontualiza “Foi através do estudo e observação que Puccini estabeleceu a diferença fundamental: para o japonês, o amor surge primeiro, depois, a concepção de como cultivá-lo. Esta liberdade é a tônica da religiosidade japonesa”. E completa: “Talvez aí resida todo o drama da pobre Cio-Cio-San, uma gueixa vítima de um casamento leviano e levada ao suicídio pela consciência da perda inexorável da pessoa amada. É em torno dela que o compositor criou as mais belas páginas vocais de toda a história da ópera – climas psicológicos de extrema densidade e uma orquestração que sublinha as nuances, impregnando-as de calor ou desespero”.

É possível assistir ao projeto “Falando de Ópera” com palestras grátis de uma hora de duração sobre o espetáculo,apresentadas pelo maestro Silvio Viegas, com início uma hora e meia antes do começo da sessão, no Salão Assyrio, com a apresentação apenas do ingresso  do espetáculo. Informamos que as récitas serão dias  30 de novembro e 7 de dezembro, às 17h e dias 2 e 5 de dezembro, às 20h. Todas as informações: 2332-9191 e vendas na bilheteria ou pelo telefone 4003-2330.

NELSON – O pianista Nelson Freire se apresenta com a Orquestra Sinfônica Brasileira dia 27,às 20h30, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro,com regência do maestro Roberto Tibiriçá. O concerto será com entrada franca. Para quem estiver em São Paulo terá a oportunidade de ouvir mais uma vez Nelson, no domingo (dia 30) às 17h, na Sala São Paulo com o mesmo conjunto e o mesmo maestro Tibiriçá. 

PLANETÁRIO – Continua a série de videoconcertos de música clássica no Planetário da Gávea, dia 29, às 16h, com audições de obras de Gluck, Mozart, Dvorak, Shostakovich, Lutoslawski e Guarnieri. A direção é de Nelson de Franco e o projeto é uma parceria entre o Planetário e a AMAGAVEA,com o apoio da Associação dos Amigos do Jardim Botânico-AAJB, da Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Botânico-AMAJB. Todas as informações: 2274-9972 ou [email protected] 

BRANDÃO – Será realizado no próximo dia 1º de dezembro às 18h,na Sala da Congregação da Escola de Música da UFRJ, o recital ,conferência e lançamento do DVD “O Novo Piano” de Otavio Henrique Soares Brandão.

O compositor Pierre Schaeffer escreveu “Comecemos por dizer que por sua técnica Otavio Henrique Soares Brandão não precisa de nenhum apadrinhamento. Sua livre inspiração, sua fecundidade musical e sua independência com relação às pressões contemporâneas o tornam livre diante dos grupos de pressão e, assim, independente de qualquer conteúdo musical deles. Ainda é possível admirar-se na paisagem musical contemporânea jovens audaciosos que traçam seu caminho pessoal, numa selva bem delimitada e mesquinha, onde poucos atalhos são os únicos autorizados, numa paisagem muito bem defendida pela coação, cercada de arames farpados, moldada pela pressão social e pelo esnobismo estético. Por causa desta atitude inicial de singular independência e desta audácia em criar seu universo musical próprio, algo um tanto raro nos dias de hoje, o procedimento de Soares Brandão é digno de estima...” Paris,07/02/1990.

O evento será com entrada franca.

CONCURSO – O IV Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro homenageia a pianista Magdalena Tagliaferro e o compositor Heitor Villa-Lobos. Serão apenas 25 candidatos de 12 países. Informamos abaixo a programação do evento.

Dia 27 às 20h30 no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Concerto de Abertura com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob a regência do maestro Roberto Tibiriçá, solista Nelson Freire. 

Theatro Municipal, Rio de Janeiro

Dia 28 e 29, às 15h, na Sala Cecília Meireles

Provas Eliminatórias 

Dias 1º e 2 de dezembro às 15h e dia 6 às 17h, na Sala Cecília Meireles

Provas Semifinais na Sala Cecília Meireles

Dia 6 de dezembro, às 17h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Prova Final com finalistas e Orquestra Sinfônica Brasileira sob a regência do maestro Roberto Minczuk

Dia 7, às 17h, na Cidade das Artes

Recital dos vencedores na Cidade das Artes

Cidade das Artes, Rio de Janeiro

MÚSICA NO MUSEU – Última semana do VII Festival Internacional de Sopros na cidade com concertos diários, um verdadeiro sucesso de públicos em todos os concertos. Dia 27, às 12h30, na Casa de Rui Barbosa, recital do oboísta americano Harold Emert, fagotista Richard Meek e pianista Ana Brandão, com programa Bach, Mignone, Kalliwoda e Villa-Lobos. Dia 28, às 12h30, no Museu Histórico Nacional, Orquestra Cetep - Barretos, Jovem de Niterói com regência de Elias Vincentino e solistas Andrea Ridilla,oboé e Jose Roberto Soares,flauta. Obras de William Boyce, C.P.E.Bach, Gustav Holst e Vivaldi. Dia 29, às 18h, no Palácio São Clemente, Consulado de Portugal,recital da pianista Fernanda Canaud, e oboísta Andrea Ridilla. No programa obras de  Colin, Poulenc, Marais e Dutilleux. 

Dia 30, às 11h30, no Museu de Arte Moderna (MAM) recital da clarinetista Thatiana Silvana, e pianista Anderson Alves, apresentando páginas de Mozart, Mangani, A.Alves, Villani-Côrtes, E. Nazareth e Pixinguinha. No começo de dezembro com o encerramento do festival, novos concertos. 

Dia 1º, às 12h30, na Biblioteca Nacional, apresentação do Grupo Vocal Agora Vaz e regência de Celia Vaz, cantando programa de Clássicos brasileiros e as canções de Natal. 

Dia 2, às 19h30, Música na Residência, Consulado da Alemanha em Santa Teresa, recital do pianista Boris Marques tocando obras Bach, Beethoven, Brahms, Mendelssohn e Schubert. 

Dia 3, às 12h30, no Centro Cultural Banco do Brasil,no Teatro I, concerto da Orquestra de Câmara da Providência com regência de Anderson Alves, programa Grieg, Villa-Lobos,

Mozart e Holst. Todos os concertos são com entrada franca

Dica da semana - A genial pianista Yuja Wang