ASSINE
search button

Agenda: orquestra vinda de longe, festival de sopros e prêmios

Compartilhar

Semana com orquestras da cidade no palco,chegada de orquestra vinda de muito longe,festival internacional de sopros,e prêmios que valorizam a cultura. A coluna continua a lamentar tão poucos concertos na cidade,afinal as temporadas só deveriam acabar em dezembro,o que seria realmente o ideal. Em outras cidades do país,tendo sempre São Paulo como o exemplo maior,os concertos são inúmeros. Mais uma vez onde está a continuação das temporadas,a cada ano ficam mais encurtadas e a cidade fica cada vez mais reduzida de opções,o que é certamente uma pena. Mas não desista,leia a Sol Maior e escute como sempre,o melhor da música clássica,basta somente clicar na foto.

ACRJ entrega Prêmios de Cultura

A Associação Comercial do Rio de Janeiro, ACRJ, entregou ontem o tradicional Prêmio Visconde de Mauá-Cultura 2014,em cerimônia realizada em seu novo auditório lotado e inaugurado na mesma ocasião. Criado em 2004 pelo Comitê Prêmio Visconde de Mauá do Conselho Empresarial de Cultura da ACRJ,a premiação é anual homenageando empresas que mais apoiaram e incentivaram a área cultural no Rio de Janeiro. O Presidente da ACRJ,Antenor Barros Leal,é um empresário que admira e valoriza a cultura,da mesma forma que acredita no seu reconhecimento como uma atividade de expressiva relevância para o desenvolvimento do país. Na Casa de Mauá,como também é conhecida a instituição com mais de 200 anos de trabalhos dedicados ao país,em noite especial e festiva,os vencedores receberam suas estatuetas. Foram três ganhadores na categoria pessoa jurídica,a empresa Carvalho Hosken S/A e Construções,no ato representada pelo seu presidente,Carlos Fernando de Carvalho,a Icatu Holding S/A teve sua diretora,Maria do Carmo Nabuco de Almeida Braga representada e Celso Colombo Filho recebeu pela Indústria de Produtos Alimentícios Piraquê S/A,onde é diretor. Bem festejado o professor e acadêmico Arnaldo Niskier venceu na categoria pessoa física e a menção honrosa foi concedida ao prefeito Eduardo Paes,representado por seu chefe de gabinete,Luiz Henrique David de Sanson. Uma festa para a cultura.

OPES – A Orquestra Petrobrás Sinfônica fará um concerto no próximo dia 8,às 16h,no Theatro Municipal do Rio de Janeiro,na Série Portinari,tendo como regente Felipe Prazeres e como solista convidado o violinista Ricardo Amado. Hoje é dia de Ensaio Aberto ao público na Fundição Progresso,na Lapa,encontro seguido de uma Conversa ao Pé do Palco,proporcionando ao público conhecer os músicos e seus instrumentos.

Informações Theatro Municipal 2332-9191 e Fundição Progresso 2220-5070

OSB – O último concerto do ano da Série Ametista,da Orquestra Sinfônica Brasileira,será realizado dia 7,às 20h,no Theatro Municipal do Rio de Janeiro,com a regência do maestro Roberto Minczuk e apresentando a mezzo-soprano Jennifer Larmore. No programa “Shéhérazade” e “Pavana para uma princesa morta” de Maurice Ravel, “Sete Canções da Juventude” de Alban Berg e a Sinfonia nº6 em Fá Maior Op.68 de Beethoven. Dia 8,às 16h,concerto de música de câmara na Cidade das Artes,com músicos da orquestra e fechando a semana,dia 9,às 11h,no Theatro Municipal do Rio de Janeiro o tradicional Concerto da Juventude com regência do maestro Minczuk. Informações: 2332-9191.

MÚSICA NO MUSEU – A série realiza o VII Festival Internacional de Sopros/VII RioWindsFestival,que contou no concerto de abertura com um público de mais de 1500 pessoas. Hoje às 12h30,no Museu Nacional de Belas Artes,recital da oboísta Mary  Lindsey Bailey e violonista Javier de los Santos,com obras de Locatelli, Granados, Piazzola, Napoleon Coste, Antonio Grande e Paraskevas. Dia 7,às 12h30, no Centro Cultural Light,novo recital com os mesmos artistas. Dia 8,às 17h,no Clube Hebraica a talentosa saxofonista Daniela Spilmann e a pianista Sheila Zagury fazendo um programa “Festejando Jacob de Bandolim. Dia 9,às 11h30,no Museu de Arte Moderna,concerto com o Trio University of the Pacific, Stokton,Califórnia,formado pelo flautista Mathew Krejci,clarinetista Patrícia Shands e pianista Patricia Grimm. O conjunto interpretará obras de Florent Schmitt, Ton de Leeuw, Robert Muczynski,Maurice Emmanuel e Guillaume Connesson. Dia 12,às 12h30,no  Centro Cultural Banco do Brasil recital da clarinetista Lucia Morelenbaum e pianista Fernanda Canaud,com programa G.Peixe,Bernstein e Copland. Como sempre lembramos todos os concertos da série são realizados com entrada franca.

CAZAQUISTÃO – Hoje às 19h é a apresentação única da Orquestra Sinfônica do Cazaquistão na cidade,no Teatro SESC Ginástico,com entrada franca,e distribuição de senhas a partir das 15h. O regente será Nicolas Krauze e como convidada para a turnê,a violinista Galya Bisengalieva que executará o Concerto nº1 para Violino e Orquestra em Sol Menor op.26 de Max Bruch.Completando o programa Night on the Bald Mountain de Mussorgsky e a Sinfonia nº6 em Si Menor Op.74 de Tchaikovsky. Informações: 2279-4027.

Dica da semana - Concerto Tríplice de Beethoven em maravilhosa gravação