ASSINE
search button

Agenda: música de câmara, temporada de balé e ópera nas telas

Compartilhar

Semana com alguns de música de câmara,temporada de balé e ópera nas telas e a sugestão da coluna para que em 2015 o Rio de Janeiro chegue ao mês de outubro com muito mais concertos com orquestras e temporadas internacionais. É completamente fora de propósito a cidade chegar ao meio do segundo semestre sem temporadas internacionais, sem óperas, com pouquíssimos concertos com as orquestras locais e música de câmara. Será que o mês das eleições assustou os realizadores? Adoro São Paulo e sou apaixonada pelo Rio de Janeiro,mas não consigo entender por que no atual mês de outubro, São Paulo está transbordando de concertos fantásticos enquanto o Rio de Janeiro,a eterna capital cultural do país,está na penumbra. Realizadores,os editais de fomento estão abertos,são tantos locais que podem acolher concertos e no entanto estão esquecidos. Os artistas internacionais estão se apresentando em São Paulo,porque não fazer um escala no Rio de Janeiro,custos altos de cachês podem ser divididos entre as cidades,falta vontade ou imaginação? É a reflexão da semana, a cidade está escassa em cultura e não entendo o porquê. Para relaxar clica na foto e a música clássica de altíssima qualidade alivia os concertos que não temos em outubro. 

BALÉ E ÓPERA- Duas temporadas em pleno vapor, só que do outro lado do Atlântico. Uma apresenta o balé “A Filha do Faraó” que abre a temporada do Balé do Bolshoi, quando poderá ser assistida em alta definição de imagens,nos dias 18 e 19 deste outubro,nas salas do UCI Cinemas. Já no dia 18,estará sendo exibida ao vivo,a ópera “As Bodas de Fígaro”, obra-prima de W.A.Mozart,com direção musical de James Levine,diretor do Metropolitan Opera House de Nova Iorque. Como são vários os locais de exibição, a coluna dá o site da UCI onde todas as informações podem ser obtidas. www.ucicnemas.com.br 

CAMERATA – Os primeiros dois anos de realizações da Camerata Dias Gomes serão comemorados com a participação do conjunto pela primeira vez no Projeto Terça Nobre no Teatro Municipal de Niterói. Os músicos sobem ao palco do lindo teatro no dia 21,às 19h, executando o Divertimento em D - KV 136 de W.A.Mozart,a Suíte Orquestral nº2 e o Arioso da Cantata BWV 156 de J.S.Bach, Peça para Cordas de Alexandre Schubert, Don Quixote e sua Nuvem de Denise Emmer que é dedicada in memorian ao acadêmico Ivan Junqueira,ao Quatro Momentos nº3 de Ernani Aguiar,Apanhei-te Cavaquinho,Brejeiro e Odeon de Ernesto Nazareth e Tico Tico no Fubá de Zequinha de Abreu. A Camerata é formada pelos violinistas Ivan Scheinvar,Sonia Katz,Arthur Pontes, Ulisses Nogueira,Rodolpho Ennser e Milena da Matta,violistas  Francisco Pestana, Cecília Mendes e Luciana Garrido,violoncelistas Hudson Lima, Denise Emmer,filha de Dias Gomes,e Flávia Chaves.Como contrabaixista Fábio Silva,pianista Luciana Fantini,a percussão de Athos Caires,todos com a  regência de Alexandre Schubert. Também participam como músicos convidados,Leandro Finotti tocando flauta e oboé,o fagotista Luiz Augusto Andrade e  o violonista Elizeu Coutinho. O concerto é entrada franca com senhas distribuídas 30 minutos antes e para outras informações: 2620-1624. 

BARROCO – O melhorda música barroca e pura,executada com instrumentos antigos com cantores e instrumentistas de altíssimo nível chega ao palco da Cidade das Artes com a apresentação do renomado conjunto Les Arts Florissants, no dia 17,às 21h30 com o tema L’Air Français,un art intime. A direção musical e regência é do cravista William Christie,fundador  do conjunto em 1979. Informações: 4003-1212. 

MÚSICA NO MUSEU–A série diária de concertos apresenta hoje,às 18h,no Centro Cultural Justiça Federal o violonista Pedro Barros. Dia 17,às 15h,também no Centro Cultural Justiça Federal,recital do Duo Renascer formado pela mezzo-soprano Jurema Fontoura e pela pianista Maria Luisa Lundberg. Dia 18,às 17h,no Clube Hebraica, apresentação do Coral da Danneman. Dia 19 às 11h30 o tradicional recital no Museu de Arte Moderna,o MAM, com o concerto da Cantiga Teatral formado pelo canto de  Fernando Gillich e pelo piano de  Marjolijn van den Brandt. Dia 21,às 20h,no Iate Clube do Rio de Janeiro,recital do pianista Alexandre Dias. Finalizando os concertos da semana,dia 22,às 12h30,no Centro Cultural Banco do Brasil,soprano Anne Meyer e pianista Rafael Simonaci.

Como sempre lembramos,os concertos são todos com entrada franca.

Dica da semana - Trio Beaux Arts em gravação memorável