ASSINE
search button

Agenda: balé célebre e prata da casa com música de câmara

Compartilhar

Semana se prepara para receber balé célebre, prata da casa fazendo música de câmara, poucas orquestras no palco,o que é uma pena porque em pleno mês de setembro já tem temporada internacional encerrada,e agora é que saímos do começo do segundo semestre! Falta mais música na cidade sobretudo faltam mais séries de concertos. Outro item a ser revisto,os ingressos de concertos internacionais deveriam ser mais acessíveis,ainda mais constatações da coluna,onde estão os concursos para jovens solistas de orquestras aqui no Rio de Janeiro que tanto abrilhantaram temporadas passadas? Onde estão as óperas nos palcos aqui na cidade maravilhosa,são cada vez mais raras e com poucas récitas,é no palco que se aprende a ter experiência,se não tem palco como querem artistas de alto nível se não tem o principal,o lugar de atuação. Onde estão as óperas em forma de concerto? Onde estão os Ciclos Bach, Beethoven, Brahms? Onde estão os grandes conjuntos de câmara brasileiros? Cargos públicos têm que ter rotatividade de nomes, vida nova,ações novas, pensamentos novos, atitudes novas, cultura nova ! 

GADES – A célebre Companhia Antonio Gades chega ao Rio de Janeiro para fazer apresentações que homegearão o 10º aniversário da morte do célebre bailarino, criador e diretor espanhol Antonio Gades, que revolucionou o mundo com seu talento e carisma de estrela eletrizando as platéias do planeta com seu tablado flamenco. Suas parcerias com Carlos Saura foram únicas e no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro será dançado Fuego, que é inspirado no balé El Amor Brujo de Manuel de Falla,espetáculo que foi estreado no Théâtre du Châtelet em Paris em 1989. Serão três apresentações,dia 27 às 16h e 21h e dia 28 às 16h. Quem estiver em São Paulo terá a oportunidade de assistir ao mesmo balé dias 30 de setembro e 1º de outubro no Teatro Alfa. Fato único foi mesmo a colunista ter ficado presa no elevador com o bailarino Antonio Gades por vinte minutos,em um hotel que ele estava hospedado em Brasília. São relatos interessantes que compartilho com os leitores.Claro que a conversa foi sobre balé,e flamenco.

OSB I - A Orquestra SinfônicaBrasileira apresenta mais um concerto da Série Topázio,dia 25 de setembro às 20h no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e como novidade terá a estréia do violoncelista Johannes Moser que tem a sorte de ter dupla nacionalidade,alemã e canadense. No início do concerto o maestro Roberto Minczuk, regente titular do conjunto,rege a Sinfonia Op.43 do compositor brasileiro Henrique Oswald e recebe logo após,no palco,o violoncelista executando o belo Concerto para Violoncelo em Si Menor de A.Dvorák. Informações: 2332-9191 e 2332-9005. No dia 26,das 15h às 17h,na Sala de Ensaio da OSB, o mesmo violoncelista Moser participa de uma Master Class na Cidade das Artes,na Barra da Tijuca,fazendo parte das ações educacionais da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira. Informações: 2142-5817. 

OSB II – Dia 28 de setembro,às 11h,é dia de mais um Concerto da Juventude,no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro com regência do maestro Roberto Minczuk,regente titular da orquestra. O tema escolhido será “O nacionalismo de Henrique Oswald”, um dos mais importantes compositores brasileiros de sua geração, através da execução de sua Sinfonia Op.43. Uma boa novidade será o Coro de Crianças da OSB, que abre o programa do concerto com Sanctus de Richard Oswin,Tamba-Tajá de Waldemar Henrique e Happy,a balada pop de Pharrel Williams,com regência de Julio Mortezsohn. Os ingressos estarão à venda somente uma hora antes do início da apresentação por apenas R$1,na bilheteria do Theatro. Informações: 2332-9191 e 2332-9005. 

COIMBRA – O diretorda Série Música no Museu,Sergio da Costa e Silva,após o sucesso em Hanói,cidades de Portugal,Viena e Berlim,recebeu o honroso convite para o projeto Música no Museu participar das comemorações oficiais dos 725 anos da Universidade de Coimbra, a renomada instituição que foi fundada em 1290 pelo Rei D.Dinis. Sucesso é o desejo da colunista ao projeto,já em carreira internacional. 

HORTA – O festejado e queridíssimo juiz Francisco Horta,Grande Benemérito da ACRJ,será o homenageado especial do concerto do dia 27,às 18h, no Forte de Copacabana,produzido pela Orquestra de Violões do Forte de Copacabana. No palco a Orquestra SindiRefeições RJ e a cantora Maria Creuza. A entrada é franca.

ÓRGÃO I – Hoje às 17h30 será realizado na Igreja da Santa Cruz dos Militares o recital da organista Domitila Ballesteros,executando obras de Bach, Marco Enrico Bossi, Giovanni Picchi, Gabriel Pierné e Mendelssohn. A entrada é franca e informações: 2509-3878. 

ÓRGÃO II – Dia 27 às 18h,na Igreja Luterana Martin Luther,será o recital do organista Alexandre Rachid. No programa Bach,Cesar Franck,Olivier Messiaen,Alexandre Rachid e Sibelius. Entrada franca e todas as informações: 2232-8548. 

ÓPERA- A ópera em um ato “O Diletante” com música e libreto do compositor João Guilherme Ripper baseada em Martins Pena,será apresentada no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ,com regência de André Cardoso e Jean Molinari. As récitas serão dias 25 e 26 de setembro às 19h, dia 27 às 17, dia 28 às 16h e dia 1º de outubro às 19h. Todas as récitas serão com entrada franca. Informações: 2240-1391.  

MUSICA NO MUSEU- Dia 26, às 12h30 no Museu Histórico nacional,recital do pianista Marcos Leite tocando um programa de clássicos brasileiros. Dia 27, às 18h, no Palácio São Clemente-Consulado de Portugal, recital do Duo Milewski formado pelo violinista Jerzy Milewski e pela pianista Aleida Schweitzer,que acabaram de voltar de concertos em Hanói,vão executar Waldir Azevedo, Pixinguinha, Villa-Lobos e Zequinha de Abreu. Dia 29,às 18h,na Casa de Cultura Laura Alvim, apresentação do Coral Vozes do Outono,regência de Cleia Gonçalves e no teclado Edi Muniz com programa de clássicos brasileiros.

Dia 30,às 18h.no Museu do Exército/Forte Copacabana,apresentação do Madrigal do Leme,com regência do violonista Anton Steuxner. O programa terá obras de Orlando di Lasso, Leo Hassler,Claudio Monteverdi, G.F.Haendel, Franz Schubert e Johannes Brahms. Como lembramos sempre,todos os concertos da série são com entrada franca.

Dica da semana - um dos mais célebres pianistas do planeta: Arthur Rubinstein