ASSINE
search button

Agenda: música de câmara e violonista do Cazaquistão são destaque

Compartilhar

Semana agitada,ontem mesmo Ashkenazy e Nelson Freire estiveram no palco do Municipal, orquestras cariocas se apresentando, uma semana com muita música de câmara e de excelente qualidade, estrelas e música,série diária,violinista do Cazaquistão,tem que pensar muito porque os concertos coincidem nos horários e em diferentes locais. Para aclarar a mente? Clica na tradicional foto e relaxa ouvindo Vivaldi.

OPES – A Orquestra Petrobrás Sinfônica leva o repertório clássico de Ipanema a Nova Friburgo e realiza neste final de semana três concertos gratuitos. No dia 19,às 16h,realiza o já tradicional Ensaio Aberto VII,na Fundição Progresso,na Lapa. A Série Mestre Athayde terá mais dois concertos, dia 20,às 16h,na  Igreja  Nossa Senhora da Ressurreição em Ipanema e domingo 21,às 19h,no Teatro Municipal de Friburgo,todos os eventos com entrada franca.

O regente será o maestro Carlos Prazeres e o programa o mesmo para os três concertos com a estréia brasileira da obra Pânico e Ironia de René Starr,completando com a Abertura As Bodas de Fígaro K.492 de  Mozart, a Canção de Marietta e Canção de Pierrot de Erich Korngold, o Concerto para Trombone e Orquestra de Nino Rota e como solista o torombonista Ian Bousfield,finalizando com a Sinfonia Clássica de Prokofiev. Para as informações: (21)2220-5070 e (21) 2522-7698.

BURLET – O talentoso pianista brasileiro Daniel Burlet faz recital no próximo sábado,dia 20,às 20h,no Teatro Municipal de Cabo Frio,na Série Jovens Pianistas,com entrada franca. No programa obras de Liszt, Villa-Lobos e Henrique Oswald.

OSB – A Cidade das Artes recebe a Orquestra Sinfônica Brasileira no dia 20,às 21h,para um concerto na Grande Sala.A regência será do maestro alemão Claus Peter Flor,que faz sua segunda apresentação na cidade, executando um programa bem expressivo começando com a  Sinfonia da Réquiem Op.20 de Britten,que foi composta em 1940 para atender a um pedido do governo japonês para celebrar os 2600 anos da dinastia do imperador Hirohito. Um dado interessante é que na época em que Britten recebeu a encomenda ele estava terminando a sinfonia,dedicada à memória de seus pais,e sem tempo para compor um obra nova para a celebração do Japão,enviou a composição recém-finalizada,que por sua vez não foi bem recebida pelos japoneses,que se sentiram,ofendidos pelo fato da obra trazer nos três movimentos,nomes em latim referentes ao catolicismo. Completando o programa a Sinfonia nº9 em Mi Bemol Maior Op.70 de Shostakovich e as Variações sobre um tema original -Variações Enigma de Elgar. Informações: 3326-0780 e 4003-2051.

PLANETÁRIO – Sábado tem vídeoconcerto no Planetário da Gávea,às 16h,focalizando vários períodos da música clássica. O evento será no Auditório e para ter acesso basta entrar no prédio,e no 1º piso encontrará um representante da Associação dos Moradores e Amigos da Gávea-AMAGAVEA, meia hora antes do início da apresentação,organizando a lista de entrada. Informações: 2274-9972 ou se desejar basta fazer um email para [email protected] (assunto: VC de 20.09 no Planetário). A direção é de Nelson de Franco.

DUO I – O Duo Fantini formado pelo violista Bernardo Fantini e pela pianista Luciana Fantini, se apresenta no Centro Musical de Referência da Música Carioca, na Tijuca, dia 21,às 11h. No programa Ernani Aguiar,Carlos de Almeida e Villa-Lobos. Ingressos no local ou informações: 3238-3831.

DUO II – Dia 20 às 19h no Centro Cultural Justiça Federal será o lançamento do videoclipe de música clássica do compositor Sergio Roberto de Oliveira,dirigido por Alex Araripe e com com participação de Duo Santoro e Gabriela Geluda.A exibição do curta-metragem “Ao Mar” reunirá toda a equipe para sessão única aberta ao público seguido de bate-papo. Como será uma sessão única,haverá distribuição de senhas uma hora antes do início da sessão. Informações: 3261-2550.

CÂMARA – A III Semana Internacional de Música de Câmara do Rio de Janeiro é a atração na Cidade das Artes até o dia 24 de setembro. Hoje serão dois recitais no Teatro de Câmara da Cidade das  Artes,o primeiro às 10h apresentando o Quarteto Arianna, e o segundo às 18h30 com o violinista Daniel Guedes,o violista Jadenir Lacorte,o violoncelista Fabio Presgrave e a pianista Martina Filjak. Dia 19,às 21h30,recital com os mesmos artistas mais a participação de Edicson Ruiz,contrabaixo e Ney Fialkow,piano. Dia 20,às 20h,sempre no mesmo local,Quarteto Arianna, Mariano Rey,clarinete e Martina Filja, piano. Dia 21,às 18h,recital com participação do clarinetista Cristiano Alves,Whatson Cardoso no clarone, violista Jadenir Lacorte,violoncelista Fabio Presgrave e pianista Simone Leitão,idealizadora do evento. Dia 22,às 10h será realizado um concerto didático e às 21h, novo recital com o clarinetista Cristiano Alves,violinista Daniel Rowland e pianista Simone Leitão. Dia 23,às 10h, novo concerto didático e ás 21h,novo recital com o violinista Daniel Rowland,violista Tomoko Akasaka,violoncelista Fabio Presgrave e pianista Simone Leitão. Dia 24,às 21h, apresentação da Academia Jovem Concertante. Informações: 3326-0780.

MÚSICA NO MUSEU – A série de concertos diária apresenta hoje,às 12h30,no Clube de Engenharia,o pianista Marcos Leite,executando obras de Eduardo Souto. Dia 19,às 15h,no Centro Cultural Justiça Federal,recital da pianista Alda Leonor,com programa Guerra-Peixe,Dinah Menezes, Cacilda Borges Barbosa,Alberto Nepomuceno e Villa-Lobos.Dia 20,às 17h, na Hebraica recital da pianista Miriam Grosman,apresentando obras de Villa-Lobos,Ricardo Tacuchian e Ernesto Nazareth. Dia 21,às 11h30,no Museu de Arte Moderna,o MAM,recital da festejada pianista Licia Lucas,atual presidente da Academia Nacional de Música, que  tocará páginas Domenico Scarlatti, Maurice Ravel, Frédéric Chopin, Sergei Rachmaninov e Louis Moreau Gottschalk. Dia 23,às 15hs,na Biblioteca Parque, pianista Newton Nazareth e programa Ernesto Nazareth. Dia 24,às 12h30,no Centro Cultural Banco do Brasil,na Sala 26,pianista Monica Tessitore, fazendo um programa Beethoven, Mendelssohn e Chopin. Todos os concertos são com entrada franca.

AIMAN -A violinista Aiman Mussakhajayeva e a pianista Kátia Baloussier  fazem um recital muito esperado dia 19,às 19h,no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ com obras de Prokofiev,Kreisler, Tchaikovsky e Wieniawski.A entrada é franca. Informações: 2240-1391.

Dica da Semana: belíssimo Concerto para Quatro Violinos de Vivaldi que Bach transcreveu para quatro cravos