ASSINE
search button

Agenda: orquestra internacional, violonista e homenagem

Compartilhar

Semana com muitas opções: chegada de orquestra internacional, pianista falecido homenageado, maravilhoso violinista chegando, séries de música de câmara, lançamentos de CD, pianista brasileiro regido por pianista russo, filme no Municipal... Confira e aproveite.

LUCERNE E CAPUÇON –A Série Dell’Arte Concertos Internacionais convidou para uma única apresentação na cidade,no dia 15 de setembro,às 20h30,no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro,a Orquestra Sinfônica de Lucerne tendo como solista o maravilhoso violinista francês Renaud Capuçon.

A orquestra mais antiga da suíça foi fundada em 1806,exatamente em Lucerne,tem uma história de mais de 200 anos,é considerada um dos mais tradicionais conjuntos sinfônicos do mundo e na atualidade tem como regente principal um dos mais notáveis jovens maestros americanos,James Gaffigan que também é o regente convidado principal da Orquestra Filarmônica da Rádio Holandesa. Capuçon é um dos mais importantes violinistas da atualidade, estudou com o também violinista Isaac Stern e tem uma coleção de prêmios por suas gravações internacionais. Será solista do belíssimo Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior op.77 de J.Brahms e estará no palco do Municipal se apresentando com um violino precioso,um Guarneri del Gesù “Panette” de 1737 que pertenceu a Isaac Stern e foi adquirido para Capuçon pelo Banco Suíço Italiano,BSI. Completando o programa a Sinfonia nº9 em Dó Maior D.944 – A Grande,de F.Schubert. Ingressos e informações: 2332-9191 e 2332-9005.

OSB – A Orquestra Sinfônica Brasileira apresenta mais um concerto na Série Ametista no próximo dia 13 de setembro às 20h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O conjunto interpretará o poema sinfônico completo Má Vlast, Minha Terra, do compositor tcheco B.Smetana sob a regência do maestro alemão Claus Peter Flor que faz seu primeiro concerto com a orquestra. O maestro nascido em Leipzig foi diretor musical da Orquestra Filarmônica da Malásia,da Orquestra Sinfônica de Dallas,nos Estados Unidos e colabora com vários conjuntos internacionais. Ingressos e informações: 2332-9191 e 2332-9005.

CD e DVD – O festejado músico Mauro Senise lança seu vigésimo trabalho autoral,trata-se de um kit formado por CD e DVD, Danças,que foi lançado pela Biscoito Fino ,dirigido por Walter Coutinho, com participação de Cristovão Bastos,Gilson Peranzzetta,Antônio Adolfo, entre outros grandes músicos. O show de lançamento é no dia 17 de setembro,às 21h,no Espaço Tom Jobim,no Jardim Botânico, com a participação de todos os músicos que gravaram o CD com Senise. Informações:  2274-7012.

O GAROTO – Charles Chaplin fez seu primeiro longa-metragem,a comédia dramática O Garoto, que foi lançada em 1921 com imenso sucesso, transformando seu criador em uma lenda viva. O filme será a atração da Série Música & Imagem, realizada pela Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro,na série elaborada pelo maestro Isaac Karabtchevsky, no concerto com a projeção do filme mudo, dirigido e estrelado por Charles Chaplin celebrando o centenário do carismático personagem Carlitos, criado pelo múltiplo artista em 1914, quando o “Adorável Vagabundo” com chapéu coco e bengala entrou de vez na sua galeria de tipos. A Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal irá executar a música também de autoria de Chaplin, com arranjos de Carl Davis, sob a regência de Tobias Volkmann. Nas sessões de 60 minutos, a cópia que será exibida é fornecida pelo instituto alemão European Filmphilharmonic. Dia 13 de setembro, às 16h ,dia 14 às 17h e dias 16 e 18 às 20h. Ingressos e informações: 2332-9191. 

MÚSICA BRASILIS – Dia 17,às 19h, tem mais um concerto do projeto Música Brasilis,com a soprano Rosana Lamosa,o piano de Clara Sverner e direção de Rosana Lanzelotte,no Auditório do BNDES,com entrada franca,quando serão homenageados Alberto Nepomuceno e Glauco Velásquez. Informações: 2172-7770.

ASHKENAZY – O famoso pianista russo e também maestro Vladimir Ashkenazy chega ao Rio de Janeiro para um concerto com a Philharmonia Orchestra, no próximo dia 17,às 20h,convidado da Temporada 2014 do  Mozarteum Brasileiro. Como solista convidado o pianista brasileiro também famoso e super talentoso Nelson Freire. No programa Vaughan Williams,Beethoven e Sibelius. Ingressos e informações: 2332-9191.

MARIUCCIA IACOVINO – A Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino e o Coro Juvenil da Orquestrando a Vida,com regência de Luis Mauricio Carneiro,fazem o concerto do Projeto Candelária no dia 14 de setembro às 16h,na Igreja da Candelária,com entrada franca.

MÚSICA NO MUSEU – Após a realização do concerto da pianista Miriam Grosman na Biblioteca Joanina em Lisboa,a Série Música no Museu recebeu o convite para participar  oficialmente das comemorações dos 725 anos da Universidade de Coimbra,em 2015. Bravo ao diretor da série,empresário Sérgio da Costa e Silva,que continua com as tradicionais apresentações diárias da série no Brasil. Hoje,às 18h,no Centro Cultural Justiça Federal,apresentação do Coral Vozes do Outono, regência de Cleia Gonçalves  e Edi Muniz,teclado, com programa de clássicos brasileiros. Dia 12,às 15hs,no Centro Cultural Justiça Federal,concerto com a Orquestra da Providencia e regência de Anderson Alves. Programa Haendel e Vivaldi. Dia 13, às 17h, no Clube Hebraica, recital da pianista Adriana Kelner,executando obras de F.Chopin, e S. Prokofiev. Dia 14, às 11h30, o já tradicional concerto no Museu de Arte Moderna,MAM,com recital da pianista Fernanda Cruz. No programa Franz Liszt, Robert Schumann e Frédéric Chopin. Dia 16,às 20h, no Iate Clube do Rio de Janeiro, recital do pianista Ricardo Mac Cord, executando obras autorais. Dia 17, às 12h30, no Centro Cultural Banco do Brasil, pianista Boris Marques. No programa obras de  F. Chopin, C. Debussy, L. V. Beethoven e  S. Prokofiev. Lembramos sempre quie todos os concertos da série são com entrada franca.

EDSON  ELIAS - No último dia 2 de setembro, os pianistas Helena Elias e Fernando Corvisier apresentaram um recital na Faculdade de Direito da USP de Ribeirão Preto, prestando uma homenagem ao pianista brasileiro Edson Elias, precocemente falecido em Paris em 16 de maio de 2008, vítima de falha médica. Helena Elias foi casada com Edson Elias. Pianista e Musicóloga, natural de Belém do Pará, Helena Elias é residente na França e titular da classe de piano na École Normale de Musique Alfred Cortot de Paris e também  pesquisadora associada ao Observatório  Musical Françês, OMF, Universidade Sorbonne Paris IV. 

Edson Elias possuía um currículo notável de importantes conquistas obtidasem importantes Concursos Internacionais de Piano. Após finalizar o curso de graduação na Escola de Música da UFRJ, obtendo a Medalha de Ouro, foi aprimorar seus conhecimentos musicais na Hochschule fur Musik und Darstellende Kunst,em Viena. No final do curso foi agraciado com a distinção máxima do governo austríaco - WURDIGUNGSPREIS DES BUNDESMINISTERS FUR WISSENSCHAFT UND FORSCHUNG – um prêmio raramente concedido a estudantes estrangeiros.

O pianista laureou-se em 15 concursos internacionais na Áustria, França, Itália,Suíça,Espanha,Japão e Brasil. Participou em inúmeras turnês com  New Japan Philharmonic, Orquestra da Rádio Austriaca,Tonkünstlerorcher,

Orquestra Sinfônica Brasileira,Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo,Orquestra Gulbenkian,Orquestra Sinfônica de Valencia,Orchestra Philarmonique de Lorraine, Orquestra da Lituânia, Orquestra Pasdeloup, Orchestre Philarmonique de L’Europe, dentre outras.Conquistou por concurso público internacional, a Cátedra de Aperfeiçoamento e Virtuosismo em piano do Conservatório Superior de Genebra,Suíça, cátedra fundada por Liszt, e que contou anteriormente com a direção de Clara Haskil, Dino Lipatti, Magalof, Hilldebrand. Edson Elias foi o seu último titular.Também foi Professor titular do Conservatório Nacional Superior de Lyon e da Ecole Normale de Musique Alfred Cortot de Paris.

Único pianista brasileiro a gravar na França uma notável  integral das Sonatas de Mozart, Edson Elias era detentor de um repertório eclético que dominava com expressividade e perícia ímpares: as obras de Ravel, Beethoven, Liszt, Rachmaninoff, Scriabine, entre outros. Intérprete admirável, homem de princípios, probo e humano, dotado de vasto e impressionante saber, qualidades e aptidões invejáveis também para o ensino, Edson Elias merece, sem dúvida, a homenagem que lhe foi prestada pela USP de Ribeirão Preto. 

Helena Elias afirmou que esta homenagem foi uma grata e inesperada surpresa, pois a partir de agora uma das salas do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras USP de Ribeirão Preto terá o nome de  Sala Edson Elias. A Sala Edson Elias será vinculada ao Laboratório de Performance e Pedagogia do Piano. A sala de aula  possui dois pianos Steinways de Hamburgo- modelo B e preparada com equipamentos de gravação de última geração. Os professores Fernando e Fátima Corvisier do Departamento de Música de Ribeirão Preto e organizadores desta homenagem, foram ex-alunos de Edson Elias e pretendem criar uma página no site do Laboratório de Piano contendo informações e gravações deste inesquecível intérprete e pedagogo.