ASSINE
search button

Agenda: semana tem carismática pianista russa

Compartilhar

A coluna se une ao profundo sentimento da perda do brilhante político Eduardo Campos, que soube ser amado em Pernambuco e no país pelo governo de sucesso que realizou.

Semana recebe carismática pianista russa, orquestra se apresentando,volta de pianista, tudo nas entrelinhas. Depois de clicar na foto, a coluna pode ser lida ouvindo o melhor da música clássica e os leitores estarão informados. 

ELISSO – A pianista Elisso Virsaladze é a convidada da Série Concertos Internacionais Dell’Arte, hoje às 20h30, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro onde mostrará toda sua arte. Virsaladze foi aluna de dois lendários mestres da escola russa, Heinrich Neuhaus e Yakov Zak, tornando-se uma importante professora de piano, lecionando atualmente no Conservatório  de Moscou,na Rússia e na Musikhochschule de Munique,Alemanha.

Após receber,em 1962,o 3º Prêmio do Concurso Internacional de Piano Tchaikovsky em Moscou,venceu aos 24 anos o Concurso Schumann de Zwickau na Alemanha em 1966,é sempre convidada a participar das bancas dos principais concursos internacionais de piano como o Santander na Espanha, Rubinstein em Israel e Tchaikovsky na Rússia.

No programa de hoje, a pianista executará as 9 variações sobre “Lison dormait” em dó maior K264 de W.A.Mozart, a Sonata nº1 em Dó Maior Op.1 de J.Brahms, o Andante com Variações em Fá Menor Hob.XVII:6 de J.Haydn e os 12 Estudos Sinfônicos de R.Schumann.

Informações: 2332-9191 

LEHNINGER – O maestro brasileiro Marcelo Lehninger será o assistente nas próximas três semanas do maestro Mariss Jansons com a Royal Concertgebouw Orchestra, participando inclusive da turnê do legendário conjunto em Amsterdam, Edinburgh, Cologne,Salzburg,Ljubljana, Lucerne e Berlim. Bravo Maestro!

MUSICA BRASILIS – O projeto Circuito BNDES Musica Brasilis idealizado e dirigido pela cravista Rosana Lanzelotte chega neste agosto à quinta edição,com uma série de espetáculos multimídia especialmente com os repertórios brasileiros de todos os tempos e gêneros. Esse ano serão dois os compositores homenageados, Alberto Nepomuceno pelos seus 150 anos de nascimento e Glauco Velásquez,falecido há 100 anos.

“Criei o Musica Brasilis quando percebi o quanto era difícil o acesso a partituras de música brasileira. Ao contrário de outros países, em que tudo ou quase tudo foi editado, no Brasil quase nada foi editado. Até mesmo de Villa-Lobos e Tom Jobim, há diversas obras que continuam em formato manuscrito e, por isso, não são tocadas. O que os músicos não podem tocar, o público não pode conhecer. Vai ficando para trás uma parte importante de nossa cultura.”, explica Rosana Lanzelotte. 

Para esse ano o cenógrafo Hélio Eichbauer fará projeções baseadas em filmes de Humberto Mauro e animações de Dani Ferrari. O ator Mateus Solano interpretará,no espetáculo do dia 3 de setembro,o compositor Alberto Nepomuceno no Rio de Janeiro. No palco Clara Sverner,Rosana Lamosa,José Staneck, Orquestra Petrobras Sinfônica, regida por Felipe Prazeres,e Orquestra Sinfônica da Universidade do Ceará,regida por Alfredo Barros. 

Como a coluna é lida em todo o país,informamos as datas dos concertos para a organização das agendas:

 

Dia 19 de agosto às 21h

Theatro São Pedro - Porto Alegre

Informações: (51) 3227-5100

 

Dia 27 de agosto às 20h30

Fundação de Educação Artística - BeloHorizonte

Informações:(31)3224-1744

 

Dia 3 de setembro às 21h

Espaço Tom Jobim– Rio de Janeiro

Informações: (21) 2274-7012

 

Dia 17 de setembro às 19h

Auditório do BNDES – Rio de Janeiro

Informações: (21) 2172-6935

 

Dia 28 de outubro com horário a ser definido

Theatro José de Alencar – Fortaleza

ACADEMIA – A Academia Nacional de Música convida, através de sua presidente,a pianista Licia Lucas,e da vice-presidente a pianista Carol Murta Ribeiro, para a sessão solene do 47º aniversário de sua fundação que será realizada no próximo dia 18, segunda-feira, às 16h, no Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, na Sala Multiuso.

Na programação, posse aos novos acadêmicos, lançamento da Revista Histórica da ANM e recital das pianistas Carol Murta Ribeiro e Licia Lucas. 

DÉLIA- A talentosa pianista, compositora, cantora e arranjadora Délia Fischer faz uma apresentação na cidade, após uma pausa de dois anos, para alegria de seus muitos admiradores. Recentemente foi indicada ao Prêmio Bibi Ferreira na categoria de “Melhor Direção Musical” por “Elis-A Musical”, e foi convidada para dirigir o musical "Chacrinha" com texto de Pedro Bial e direção geral de Andrucha Waddington. Atualmente Delia Fischer está em fase de pré produção de seu novo CD autoral de inéditas. O evento será dia 21 de agosto às 20h30 no Audio Rebel,com abertura da casa às 19h30. Para maiores informações: 3435- 2692. 

OSB – A Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira enviou o comunicado oficial informando que “Diomar Silveira assume a direção executiva da FOSB, em concomitância com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, passando a se dedicar integralmente à fundação no início de 2015.Ele chega à FOSB para liderar o processo de reestruturação pela qual passa a fundação e que inclui a consultoria em gestão da Falconi. Sergio Fortes, que até então ocupava a posição, segue como coordenador geral do programa da OSB na Rádio MEC, do qual também é apresentador.” 

OPES – A Orquestra Petrobrás Sinfônica faz três concertos gratuitos no próximo final de semana. Dia 15, sexta-feira, às 16h, o Ensaio Aberto VI na Fundição Progresso, com entrada gratuita e distribuição de senhas a partir das 15h, informações: 2220-5070.

Dia 16,sábado, às 16h, na Basílica Nossa Senhora da Conceição com entrada franca e informações: 2551-7948 e dia 17, omingo,às 16h,na Paróquia Porciúncula de Sant’ana, informações: 2711-2499. 

MÚSICA NO MUSEU – A série continua as apresentações dia 15, às 15h, no Centro Cultural Justiça Federal com a Orquestra de Cavaquinhos de Cabo Frio,regência de Ângelo Budega e programa sobre os clássicos brasileiros. Dia 16, às 11h30, no Parque das Ruínas, violonista Pedro Barros dedilhando música brasileira. Dia 17,às 11h30, o já tradicional concerto no Museu de Arte Moderna,MAM, com Ângelo Budega e Cavaquinho Plus. Dia 19, às 20h, no Iate Clube do Rio de Janeiro Duo Sanchez-Botelho formado pelo violinista Márcio Sanchez e contrabaixista Tony Botelho com programa “Do Barroco ao Contemporâneo” executando obras de Bach,Vivaldi, Sperger e Radamés Gnattali. Dia 20,às 12h30, no Centro Cultural Banco do Brasil, Sala 26, Yabuuchi Yousuke -shakuhachi e UtahitoKithara - Koto e Canto. Músicos convidados: Matheus Ferreira - shakuhachi e Kooi Kawazoe – shamisen. No programa “Sons Ancestrais do Japão”.

Todos os concertos da série são com entrada franca.

Dica da Semana é o Trio Beaux Arts na formação original tocando Ravel