ASSINE
search button

Agenda da semana: homenagem a maestro, maestrina e bela cantora

Compartilhar

Como no “Inverno” das Quatro Estações de Antonio Vivaldi,as folhas já estão voando para mais um mês de agosto,que promete para a semana que vem,ótimas atrações internacionais chegando ao Rio de Janeiro.Para essa semana a homenagem ao maestro fundador de uma orquestra,música de câmara,maestrina que fará mais um concerto na cidade e uma bela cantora que encanta o mundo.Tanto suspense? Vale a pena ler a coluna e não esquece de dar a famosa clicada na foto para ouvir sempre o melhor da música clássica e uma boa semana.

PRAZERES – Grandes homenagens ao maestro Armando Prazeres,que infelizmente não está mais entre seus admiradores,falecido em 1999, grande batalhador que fundou com 45 músicos,em 1972, a Orquestra Pró Música,que na atualidade é a Orquestra Petrobrás Sinfônica com mais de 80 instrumentistas. O primeiro concerto será dia 8,às 20h de agosto, precisamente no dia em que o maestro completaria 80 anos e para a lembrança de um querido músico,nada melhor do que uma obra que ele gostava muito de reger,o Messias,o grande oratório de Georg Friedrich Haendel. No palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro estará a Orquestra Petrobrás Sinfônica sob a regência de um dos filhos de Prazeres, o também maestro Carlos Prazeres,hoje regente titular da Orquestra Sinfônica da Bahia. Como spalla Felipe Prazeres,também filho do maestro, aliás todos muito talentosos e deixando cada vez mais viva a dinastia tão bem começada por seu patriarca. No dia seguinte,dia 9,às 16h, repetição do concerto,no mesmo palco do Municipal. 

A belíssima obra de Haendel terá como solistas a soprano Rosana Lamosa, a mezzo-soprano Carolina Faria,o tenor André Vidal,o barítono Sávio Sperandio,a participação do Coral dos Canarinhos de Petrópolis  e do Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis,sempre muito festejados pelo alto nível do trabalho que desenvolvem e pelas lindas vozes que encantam aos que podem ter o prazer de apreciar seus concertos. Hoje a OPES tem como diretor artístico e regente titular o querido maestro Isaac Karabtchevsky. Informações: 2332-9191 e 2332-9238.

OSB –A Orquestra Sinfônica Brasileira convidou a maestrina mexicana Alondra de la Parra, para seu segundo concerto no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, hoje às 20h, desta vez na Série Topázio do conjunto. No programa duas obras de compositores mexicanos,a Sinfonia nº2 – Sinfonia Índia de Carlos Chaves e Danzón de Arturo Marquez além de  Pelléas et Mélisande op.80 de Fauré e a Sinfonia nº 5 em Si Bemol Maior op.100 de Prokofiev. Sempre é bom lembrar que o local tem acesso para cadeirantes e pessoas com dificuldade  de locomoção  na  entrada  lateral do Theatro na Avenida Rio Branco. Informações: 2332?9005 e  2332?9191.

ÓRGÃO – Dia 11,às 19h,no Salão Leopoldo Miguez,na Escola de Música  da UFRJ,será a estréia mundial do Concerto para Órgão e Orquestra de Alexandre Rachid,compositor que também será solista da sua obra,com a Orquestra Sinfônica da UFRJ regida pelo maestro Roberto Duarte. Ainda no programa obras de G.Peixe e A.Nepomuceno. A entrada é franca e informações: 2240-1391 e 2532-4649.

DUO KATZ – Um dos mais tradicionais duos de violoncelo e piano do país,o Duo Katz, é o convidado da Série de Festividades de Nossa Senhora do Outeiro da Glória. O recital será dia 12,às 19h.Entrada franca e informações: 2557-4600.

CARMEN MONARCHA  –A bela e talentosa soprano Carmen Monarcha que encanta as platéias do planeta se apresentando em numerosos concertos com André Rieux,estará abrilhantando o palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro em concerto com a Orquestra Sinfonia Brasil no dia 13,às 20h.Será uma das poucas apresentações da carismática artista na cidade. Informações: 2332-9191.

CARRARA – O pianista André Carrara  hoje radicado em Porto Alegre, é o convidado da Série Música no Palácio, do próximo dia 12, às 19h, no Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro,onde executará obras de Beethoven e Chopin. A entrada para o evento é franca com distribuição de senhas meia-hora antes do início do evento. Informações: 3133-3366 e 3133-3368.

DUO MILEWSKI – O Duo Milewski estará fazendo concertos em Hannói,no Vietnam,na Série Música do Museu Internacional.

MÚSICA NO MUSEU – A Série Música no Museu além dos concertos diários,agora tem duas apresentações em diferentes locais,no mesmo dia. Hoje a programação começa às 18h,no Centro Cultral da Justiça Federal com a apresentação do grupo Molho Inglês e regência de Crismarie Hackenberg e Maurício Detoni com programa de  Clássicos Internacionais. 

Dia 08 às 15h no Centro Cultural Justiça Federal,grupo Villa-Lobos in Jazz com programa Bach e clássicos brasileiros. Dia 9 às 16h,no Rio Design Leblon,será a vez do Rio Jazz Brasil executando os Clássicos do Jazz. No mesmo dia,às 17h,no Clube Hebraica, Coral de Cânticos Africanos com programa folclórico. Dia 10,às 11h30,no Museu de Arte Moderna,o MAM,recital do barítono Luiz Bomfim e pianista Regina Lacerda,que também é uma excelente organista. No  programa  obras de Gluck, Rossini,

Verdi,Puccini e Bizet. Dia 12,às 12h30 no Centro Cultural Justiça do Trabalho,recital do violonista Diogo Oliveira dedilhando páginas de Bach e Ernesto Nazareth. No mesmo dia,às 18h,no Rio de Design Leblon, apresentação do Rio Jazz Brasil com repertório de Clássicos Internacionais.

Dia 13,às 12h30,no Centro Cultural Banco do Brasil, grupo Jazztopia com obras de Gershwin no programa. Também dia 13,às 19h,na Igreja Nossa Senhora da Glória do Outeiro, Madrigal Cruz Lopes e programa Schubert, Mendelssohn e Beethoven.

Dica da Semana é belíssima -os dois concertos de Brahms, deslumbrantes por Bernstein